Intel vai passar a contribuir com o GCC
Contribuições de fabricantes de processadores para o desenvolvimento do GCC não são novidade – a AMD, por exemplo, faz há um bom tempo. Mas a Intel, que mantém seu próprio compilador ICC, agora quer se juntar a este processo, por intermédio de desenvolvedores integrantes do seu quadro de funcionários.
A primeira delas já entrou em contrato com a FSF para as formalidades necessárias referentes a atribuição de direitos autorais em prol da FSF. Além do GCC, ela pretende contribuir com o binutils, o gdb e a glibc. (via heise.de)
Saiba mais (heise.de).
Bom, parece que o Alan Cox, tá fazendo diferença dentro da Intel =)
Excelente informação, dada as notícias recentes de melhor desempenho de aplicativos compilados com o ICC.
Ótima notícia mesmo!
meu futuro core i7 agradece hehe
Trabalho com aplicacoes cientificas, tem programa que tem speedup de 1 ordem de grandeza se compilado com o icc, em relacao ao mesmo codigo compilado com o gcc. Otima noticia!
Otima noticia mesmo.
É o software livre caminhando e evoluindo. Isso mostra que atrás de um softewares livre existem empresas gigantescas com interesses estratégicos e financeiros, tirando a stgma de que software livre é feito por programadores hips.
Empresas por trás do software livre geralmente tem foco específico, logo, a maioria dos softwares livres não tem empresas por trás, e são feitos sim por “programadores hippies”.
Por outro lado é bom saber a notícia, eu mesmo cogitava usar o ICC…
Ótima notícia. Compramos licença do ICC justamente por ter problemas de performance do gcc na plataforma intel.
“Isso mostra que atrás de um softewares livre existem empresas gigantescas com interesses estratégicos e financeiros, tirando a stgma de que software livre é feito por programadores hips. ”
Concordo. A maioria dos grandes softwares livres têm muito apoio de grandes empresas, seja por dinheiro ou por colaboração direta. E isso, ao meu ver, é positivo.
Ex.
Já era hora!
É uma boa, mas vejo que poderia funcionar no outro sentido também: a Intel popularizando o ICC e integrando ele a um toolchain como o GCC.