Instalando Oracle Forms and Reports no Linux
“Um grande impedimento da adoção do Linux como plataforma para os desktops em empresas pode ser a dificuldade de portar seus ERP do Windows para o Linux. Com o Oracle Forms & Reports ocorre isso e embora exista um Runtime para Linux ele não é portável como a JVM do Java, por exemplo.
Porém utilizando o Wine é possível utilizar tanto o Runtime quanto o Builder da Oracle diretamente do Linux, compilar e distribuir aplicações como fazemos no Windows sem mistérios.”
Enviado por Petter (petterΘviamais·net) – referência (viamais.net).
Essa solução é péssima. Não pelos aspectos tecnicos, más por rodar em plataforma não certificada pela Oracle. Quem adotar essa solução poderá ficar sem suporte e sem garatia do produto em caso de necessidade.
Grande coisa.
A maior parte dos elementos do universo da informática não tem certificação alguma.
E funciona.E quando deixa de funcionar, é culpa sempre do administrador/programador que fez caquinha. Ou seja… não é grande-coisa para quem sabe o que está fazendo. Pra quem não sabe o que está fazendo, resta o windows… pelo menos nivela-se por baixo. :D
huahuahau! Boa, essa!
Realmente, não é a solução ideal, mas ajuda muito. E ajuda a pressionar a Oracle pra lançar um runtime decente pra Linux.
Sobre os comentários acima, o fato é que o Runtime da Oracle não funciona como a JVM do Java (multiplataforma) e isso é uma barreira na adoção do Linux para desktops em empresas.
Imagine a cena: a empresa tem seu ERP executado em desktops Windows, tudo vai bem, mas na produção onde o ambiente é mais rústico por determinada necessidade um desktop normal não suporta o ambiente, então um desktop específico é adquirido e este não trabalha bem com o Windows, a solução para um caso assim é executar o ERP no Linux via Wine como apresentei acima.
Fiz vários testes e tudo funcionou a contento.
Entendo que a Oracle pode não certificar isso, mas na necessidade devemos ser criativos e dar soluções diversas mesmo correndo riscos calculados.
Outra solução melhor é trocar essas soluções proprietárias e ineficientes por softwares livres, como MySQL ou Postgres.
@André Machado,
uai … não entendi a questão da ineficiência; ou eu não entendi o cenário exposto e o texto de referência, ou você não entendeu (e não leu).
Se não leu, complemento a informação do texto da referência : ocorre que o Oracle Forms&Repors são base do ERP da Oracle, o qual está compilado para trabalhar com Windows. Como a Oracle distribui uma compilação Linux baseado no Red Hat, imagino que no futuro tenhamos uma solução, proprietária ainda, mas disponível para desktops Linux.
Seu comentário, a príncipio, soa vazio, se puder expor mais argumentos, estou interessado em saber.
saudações.
Eca! Me deu até coceira…