Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Insigne: “SO da inclusão digital chega aos 2,8 mi de cópias distribuídas” – chamada aos usuários!

Leitores que usem o Insigne há mais de 30 dias estão convidados durante todo o final de semana a se apresentar nos comentários e descrever sua experiência!

O sistema operacional Insigne, utilizado no programa de inclusão digital do governo federal, chegou aos 2,8 milhões de cópias distribuídas.

O crescimento foi de 85% em comparação ao 1,5 milhão de unidades registradas no mesmo período do ano passado. De acordo com o desenvolvedor, a meta é chegar aos três milhões de unidades até o final do ano, baseado no aquecimento da venda de PCs para o Natal.

“Não temos os números finalizados, mas vem crescendo a participação do mercado corporativo em nosso market-share”, afirmou João Pereira da Silva Jr., presidente da Insigne. O executivo apontou que as pequenas e médias também passaram a adquirir computadores com o sistema operacional de código aberto.

Entre os principais fabricante de computadores com o Insigne instalado estão a SEMP Toshiba, QBex, Kelow, Kennex, Mirax, Daruma e Novadata. (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Felipe (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 4:05 pm

    Mas será que mais da metade dessas pessoas usam o sistema realmente?

    Eu usei por… 2 dias! Ubuntizei meu “PC para todos” tão logo quanto pude.

    “Ubuntuzei” seria o mais correto. Se é que essa expressão pode ser chamada de “correta”.

    Paulo (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 4:32 pm

    é complicado, os caras fazem um péssimo sistema e ainda obrigam as pessoas a usa-lo, pq não liberam a porcaria dos drivers de vídeo do lixo das placa sis pro resto das distribuições…pior q ele é baseado em Debian e o pacote .DEB com os drivers não roda em Debian… na boa, boicotem esse os notebook com essa placas de vídeo sis e/ou com esse lixo de sistema…

    Marco Diego (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 4:39 pm

    Acredito que pessoas que comprem computadores com Insigne ou Satux têm uma tendência maior a fazer comentários do tipo: “Já usei esse tal de Linux, mas é muito ruim!”. É uma pena que a compra da Conectiva pela Mandrakesoft tenha enfraquecido tanto as coisas por aqui. Se ao menos a Canonical já tivesse chegado aqui no Brasil (ou se essas distribuições nacionais fizessem simplesmente uma customização do Ubuntu) a imagem do “Linux” seria bem melhor por aqui.

    Se usassem Big Linux seria melhor. Essa historia de colocar Linux por colocar é meio chato, igual ao notebook Acer que eu comprei. Esse notebook veio com Limpus Linux, o engraçado e que vem um Linux limpinho, sem interface gráfica, sem nada, para ter certeza que a pessoa vai formatar e eles não vão precisar dar suporte.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 4:53 pm

    Já usei o Insigne por quase seis meses, num PC que meu pai comprou no Extra, da Kennex. O problema de eu não usar outra distro na época era a placa de captura de TV, que eu não conseguia fazer funcionar nem no Ubuntu e nem no Mandriva. Um tempo depois coloquei outras distros e deixei a placa de TV encostada.

    E, enquanto eu estava com o Insigne, minha família implorou para colocar o XP Professional piratão nele. Hoje em dia, com o Kubuntu, todo mundo usa o Linux sem reclamar (muito :D ).

    aline (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 5:20 pm

    u tenho um semp toshiba com insigne e veio com todos os drivers instalados, som, vídeo, rede, configuração boa. O sistema é bem simples. Supervoltada a usuários iniciantes, daqueles que com certeza nem lerão essa noticia. Para um usuário avançado também é beleza… pode complicarum pouco para o usuário mais ou menos… que acha que sabe, tem preguiça de procurar, e costuma entrar em fóruns e ao invés de ajudar iniciantes diz: “troca pro ubuntu…”, “troca pro mandriva”, “troca pro sei lá o que”… Achei o insigne ótimo. ele veio com o kernel 2.6.20, eu mesma atualizei para o 2.6.28 e fiz as adaptações necessárias para esse kernel… Mas tenho certeza que se eu desse um micro desse pra minha mãe, exatamente como vem de fábrica, ela usaria sem problemas… Ah.. vocês sabiam que a Insigne tem um suporte, online, email e telefone? É só entrar no site deles… eu nunca precisei, pois sou usuária avançada. Não sei como é. Mais a iniciativa é ótima. Parabéns insigne.

    Jose (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 5:25 pm

    Eu comprei um Kennex e o “Ubuntuzei” como já disse outro comentarista.

    Jose (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 5:26 pm

    Eu comprei um Kennex e o “ubuntuzei”, como fez outro comentarista.

    aline (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 5:36 pm

    Ah… esqueci de falar, meu HD não sabe o que é WINDOWS… Nem nenhuma peça do meu computador… Só usei o insigne desde que comprei, a quase 2 anos…testo outras distros pelo VMWARE…

    Welington (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 5:40 pm

    os caras fazem um péssimo sistema e ainda obrigam as pessoas a usa-lo, pq não liberam a porcaria dos drivers de vídeo do lixo das placa sis pro resto das distribuições…pior q ele é baseado em Debian e o pacote .DEB com os drivers não roda em Debian…

    Ai, quando sento o pau nestas distrozinhas de fundo de quintal dizendo que elas não acrescentam nada para a comunidade, os puxa-saco de plantão ficam chorando, dizendo que sou radical e que não é bem assim porque a distro em questão revolucionou o mundo com o seu novo papel de parede para usuários iniciantes que não sabem que é só clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho para encontrar o comando que faz isso.

    Jan Hus (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 5:55 pm

    É interessante a diferença nos comentários postados aqui no BR-Linux comparados aos comentários na Info.

    http://info.abril.com.br/noticias/ti/so-da-inclusao-digital-chega-aos-2-8-mi-22102009-42.shl

    Alguns comentários tão bonzinhos lá…

    Celi F (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 6:04 pm

    Aline, com 2,8 milhões de cópias distribuídas ao longo de alguns anos, já deve ter dado tempo de mais algum usuário chegar a não ser mais um “iniciante que nem lerá esta notícia”, né?

    Ou o que tu quer dizer é que depois que eles deixam de ser iniciantes, também deixam de ser usuários dessa distro?

    Adao (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 6:15 pm

    Isso aí é vigarice.

    Anonymy (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 6:21 pm

    Dificil é acreditar nos comentarios da pagina da Info kkkkkkkkkk,
    devem ser os funcionarios da Insigne lá kkkkkk .
    Distro lixo é esta viu.

    James (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 6:24 pm

    Vigaristas , vender linux é sacanagem vigaristas aproveitadores .

    Ruam Mestre (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 6:26 pm

    Aproveitadores da comunidade, vendedores de soluções alheias mentirosos. e oportunistas.

    Rubem (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 6:39 pm

    O comentario politicamente correto seria: “O Insigne ainda tem muito que evoluir”.
    Não consegui (Juro que tentei, tive paciencia) usar pelos 30 dias estipulados pelo Augusto pra fazer um comentario completo :-)

    Luciano Giordani Bassani (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 6:47 pm

    Putz!!!
    Como o pessoal é radical aqui!

    Eu “ganhei” um notebook da empresa onde eu trabalho, um Semp Toshiba (não era o que eu queria, mas foi o que me deram). A única coisa que eu pude escolher depois de insistir bastante é que ele rodasse GNU/Linux e tivesse 2GB de RAM (pq uso o notebook para desenvolvimento, então preciso testar o que desenvolvo no Windows via VMWare)…

    Usei por pouco tempo o Insigne (mas achei tão bom, que deixei ele em uma partição do notebook – e olha que deu um puta trabalho fazer isso), pois funcionava tudo… Webcam, som, blábláblá…

    Muito melhor que muitas distros que botam em notebook barato e nem funciona nada. A do Insigne pelo menos funciona. O pessoal que desenvolveu teve um carinho especial em deixar ele com uma aparência bonita, etc…

    Mas como sou fã do Opensuse no desktop (para servidores prefiro Debian) eu não uso muito ele. Eu creio que aqui todo mundo fala mal por isso: cada um tem sua distribuição favorita e dificilmente é possível convencer alguém do contrário. Agora não precisa ser radical e achar que nada presta além do que vc usa!

    O Insigne é o melhor Linux do Mundo !!!!

    hehehehehe.. to zuando.. :P

    Mas isso mostra que no mundo do Businesss a coisa funciona bem diferente.. concerteza eles souberam fazer um ótimo negócio com um produto não tão bom assim..:P.. não adianta ter um ótimo produto e não saber vende-lo.

    Mota (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 6:50 pm

    “os caras fazem um péssimo sistema e ainda obrigam as pessoas a usa-lo, pq não liberam a porcaria dos drivers de vídeo do lixo das placa sis pro resto das distribuições…”

    Eu tenho séria dúvidas que realmente foram eles que fizeram esses drivers para as placas sis, acho que esse texto do Morimoto esclarece algumas coisas.

    http://www.gdhpress.com.br/blog/driver-sis-mirage3/

    Luciano Giordani Bassani (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 6:52 pm

    E para os que acham que software livre é software grátis, ai vai o link para baixar o Insigne Linux de graça: http://www.insignelinux.org/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=27

    Mas é mais fácil chamar de “vigarista” do que procurar um link para baixar a ISO sem pagar, né? [:P]

    O pessoal do Big Linux bem que podia fechar parceria com fabricantes pra popularizar a distro deles por aqui.

    Esse tempo todo e a Insigne não dá um suporte decente e nem preocupa deixas as máquinas rodando bem seu sistema.

    Kamei (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 7:50 pm

    @Luciano Giordani Bassani

    “Not Found

    The requested URL /current/5.0/Momentum/INSIGNE_CD_GNU_5.0-5.0.0.7.iso was not found on this server.”

    Anderson Machado (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 8:58 pm

    @Kamei
    O link lá tava quebrado (errado) o link certo achei noutro lugar no site, segue:
    http://oraculo.insignesoftware.com/current/5.0/Momentum/INSIGNE_CD-2.6.20_DESK_5.0-5.0.1.2.iso

    Não baixei, se não tiver nada pra fazer talvez eu teste, rs
    Abraço.

    Mario (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 9:04 pm

    Vcs são um bando de invejosos. ;-)

    Ouçam a música em homenagem ao Insigne e deixem a inveja para lá:

    http://www.insignesoftware.com/insignar/insignar1440.html

    MaxRaven (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 9:17 pm

    Eu comprei um STI que veio com isso, jurei para mim e amigos que tentaria ficar uns 30 dias para avaliar com calma, mas não deu, muito ruim. Detalhe, com ela eu não tinha 3D ativado, já no slack que substituiu na época sim, via openchrome.

    Uma pergunta, por acaso esta aline que comenta aqui e no na info é a mesma Aline funcionaria da insigne que frequentava os fóruns e que sempre era só elogios a esta distro?

    Augusto Souza (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 9:21 pm

    Posso testemunhar como um usuário que adquiriu um notebook semp toshiba há um ano e continuo com este sistema que me atende completamente nas tarefas do dia a dia. O que parece é que aqui a maioria gosta de sofrer procurando drivers e etc para outros sistemas e windows. Podiam fazer uma experiência, tentar não criticar tanto um sistema totalmente brasileiro ao invés de venerar outros sistema que só levam dinheiro para fora, fica aí a reflexão. E para finalizar os usuários que adquirem este tipo de computador não acessam este site, posso me considerar uma excessão.

    edisonborgesq (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 9:23 pm

    Olha gente é só um gnome melhoradinho e bem fraquinho.
    Não tive problemas com drivers pra Rwindowa e no 7 funcou belesa.
    E o cara ainda esta com dual boot pra acessar bancos.
    Que o hardware é nojento?, Eu aceito é mesmo. Mais oque esperar de um SempThoshiba, CCE e um Intelbras da vida? Que nem o fabricante disponibilisa o driver do botãozinho que ativa Wifi. Que tive que me quebrar e achar o fabricante verdadeiro. Mad in brazil. horas

    Tails Miles (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 10:04 pm

    ergh!!!
    Se fosse razuavel, mas o negócio é ruim de mais!
    parece o Windows95

    Tails Miles (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 10:10 pm

    MEU DEUS DO CÉU!!!!

    @Mario

    Vcs são um bando de invejosos. ;-)

    Ouçam a música em homenagem ao Insigne e deixem a inveja para lá:

    http://www.insignesoftware.com/insignar/insignar1440.html

    >> SOCOROOOOOOOOOOOOOOOOO
    >> ELES VÃO INVADIR O PLANETA TERRA!!!!

    POIS JA INVADIRAM O BRASIL!!!!!!!!!!!!

    SNIF SNIF SNIF

    Fábio Tarso (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 10:35 pm

    Uma pergunta, por acaso esta aline que comenta aqui e no na info é a mesma Aline funcionaria da insigne que frequentava os fóruns e que sempre era só elogios a esta distro?

    Sim, ela mesma. Ela também tem um blog sobre o Insigne, e foi ela que escreveu e/ou “incrementou” a página do Insigne na Wikipédia. Acho que lá na Wiki tem o endereço.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 10:47 pm

    Ai, ai, ai…de novo, de novo!

    Olha, não conheço esta distribuição, nem pretendo testá-la. Mas se está sendo útil para algumas pessoas (não creio que 2,8 milhões de máquinas foram todas convertidas para outras distros/SO), está valendo.

    O pessoal tasca o pau no RMS, dizendo que ele é intolerante, mas parece que a tolerância não é o forte dos críticos do crítico.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 10:57 pm

    Poxa, Insigne é legal… Ruim era o FeniX! O MetaSys também era bacana.

Este post é antigo (2009-10-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.