Iniciando o Linux pelo boot.ini do Windows XP
Enviado por Andre Noel (andrenoelΘubuntu·com):
“Esses dias fiz algo inusitado para recuperar o dual boot de uma máquina. Uma forma fácil é rodar um live cd (ou pen drive) e executar o programa grub. Porém, estava sem CD e com preguiça de gravar. Estava com a imagem do Ubuntu 9.04 e gerei um pen drive inicializável (Sistema > Administração > Criador de disco USB inicializável).
Lá fui eu com meu pen drive e nada. O notebook não iniciava por pen drive de jeito nenhum. Não desisti. Ao invés de pen drive usei um cartão SD e… nada. A solução: gravar um CD? Não. Vamos fazer algo mais criativo.
Bom, o Windows XP também tem sua listinha de boot (o tal do boot.ini), que tal colocar o Linux que já estava na máquina para iniciar por aí?” [referência: andrenoel.com.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2009-07-21
Isso era feito no tempo do Windows NT, pois o LiLo era incompatível com o NT.
Já o comando “sudo dd if=/dev/sda1 of=bootsect.lnx size=512 count=1″ faz uma cópia dos primeiros 512 bytes da partição ou HD (conforme dispositivo “sdX ou sdXN”), pois é justamente neste primeiros 512 bytes que é instalado o gerenciador de boot(LiLo, Grub… outro).
Interessante
Old old old
A dica é antiga mas é válido o artigo para quem tá começando no linux agora. Boa lembrança !
Muito legal, nem sabia que dava para fazer isso.
Daqui para frente vou poder instalar realmente o Linux na minha maquina.
Ótima dica. Depois é só editar /boot/grub/menu.lst e colocar 0 (zero) no “timeout” para não aparecer mais a tela do GRUB.
Dica antiga, mas muito boa de ser lembrada. Li ela pela primeira vez em um artigo do GuiaDoHardware.Net e usei por muito tempo esta solução, pois tinha criado trauma na época com problemas do Lilo e Grub.
Old. E vai ficar mais antiga conforme o XP vai sendo substituido pelo Vista ou 7 (processo lento? Sim, mas aos poucos isso está acontecendo). Não tem boot.ini nessas versões. Aí, só com bcdedit.
Essa é tão velha que muita gente realmente nem conhece.