Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Iniciando com o YUM, gerenciador de pacotes

“Existe uma variedade de gerenciadores de pacotes disponíveis em distribuições Linus. O Mandriva usa o urpmi, Debian e Ubuntu usam o apt, Fedora e Red Hat usam o yum, então o Gentoo utiliza o portage. Algumas distribuições provêem suporte a mais de um gerenciador de pacotes.

Essa semana estaremos conhecendo o yum, ou Yellowdog Updater Modified. O yum é escrito em python e é utilizado pelo Fedora e Red Hat há muitos anos. Ele já provou que funciona e, mesmo com algumas críticas em relação a sua velocidade, comparadas com outros gerenciadores de pacotes, ele faz o trabalho, mesmo que um pouco mais lento.”

Enviado por Rodrigo Menezes (rmenezesΘfedoraproject·org) – referência (rmenezes.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Jyulliano Rocha (usuário não registrado) em 15/03/2009 às 1:50 pm

    distribuições Linus? mudou a nomenclatura?

    Paulo Brasil (usuário não registrado) em 15/03/2009 às 2:05 pm

    Um pouco mais lento?! fala sério… o yum consegue ser o mais lento de todos, disparadamente na frente de todos os outros!!!! Seu consumo de memória beira o absurdo. Sempre que eu preciso gerenciar máquinas Fedora/RedHat, imediatamente instalo o apt-rpm.

    Mas é aquele lance: a redhat não vai querer associar algo do debian a sua marca, por mais bem sucedida que seja a idéia do APT.

    Enquanto isso, sinto pena de quem encara o yum.

    [ ]s

    Paul (usuário não registrado) em 15/03/2009 às 2:11 pm

    Não iam reescrever o yum em C?

    Artigo relacionado neste link.

    E parem de gerar polema, por favor :P

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 15/03/2009 às 3:16 pm

    Seu consumo de memória beira o absurdo.

    O seu, só se for, né? O Yum é lento mesmo, não há como negar. Mas ele é bem econômico de memória. Apesar disso eu gosto dele, nunca quis remover meu sistema inteiro por causa de um pacote que eu gostaria de excluir. :-)

    “Ele não é tão rápido quanto o urpmi, mas parece mais polido”

    O que é um sistema de gerenciamento de pacotes “polido” ?! Pelo que eu sei todos executam de forma estável o que precisam, que é resolver dependências e instalá-las automaticamente.

    A Red Hat é uma empresa muito competente mas parece que nunca deu muita ênfase a essa parte do sistema. O yum foi desenvolvido por administradores da Duke University e então depois foi aproveitado por ela

    http://en.wikipedia.org/wiki/Yellow_dog_Updater,_Modified

    Houve melhorias mas na minha opinião tem mais desvantagens do que vantagens sobre outras alternativas que podem ser usadas também no Fedora, o apt4rpm ou o smart, por exemplo

    http://labix.org/smart
    http://fedorasolved.org/Members/rasker/installing-and-using-smart-package-manager

    Mas como o smart e o apt4rpm foram desenvolvidos inicialmente na Conectiva eu creio que a Red Hat teve má vontade em usá-los. Na época ambos bem superiores ao yum da época.

    demerval (usuário não registrado) em 15/03/2009 às 7:56 pm

    Redundancia: esse é o termo + descritivo para tantos gerenciadores.
    Arrogancia: esse é o termo que impede a escolha de um unico gerenciador para varias distros.

    Uso o OpenSUSE mas ta na cara: O APT é o melhor de todos.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 15/03/2009 às 8:06 pm

    Só no universo do Linux para se preocupar com gerenciador de pacotes.

    dk (usuário não registrado) em 15/03/2009 às 8:52 pm

    Quando usei o fedora 4 o yum era bem ruinzinho memso. Espero que tenha melhorado hoje.

    lindrix (usuário não registrado) em 15/03/2009 às 8:57 pm

    Vou sair um pouco do assunto, mas acho o fedora, pelo menos até o 9, um pouco trabalhoso de se configurar, especialmente para o usuário comum. Eu instalei essa distro em meu pc, e enfrentei problemas de instalação de pacotes, a fonte dos programas não eram encontrada, a lentidão de carregar, apenas, informações de pacotes, e até um driver 3d que instalei, quando o adicionar/remover programas voltou a funcionar, quebrou a interface gráfica, completamente. Enquanto que distros como Ubuntu têm até um aplicativo que ativa/desativa drivers restritos confortavelmente, a detecção de atualizações roda de primeira e rápido, atualização do sistema fácil fácil, e até a lista de pacotes restritos estão disponíveis já dentro do Ubuntu zerado, entre outros.
    Se o projeto Fedora pretende criar uma distro cada vez mais fácil, é melhor voltarem para as pranchetas. É de uma maneira que até em um teste de usabilidade, o Fedora é bem capaz de ser reprovado, não pela interface padrão, mas pelas ferramentas de configuração.

    lindrix (usuário não registrado) em 15/03/2009 às 8:58 pm

    Uma pena que o conectiva acabou, pois foi uma distro bem legal, especialmente quando saiu a versão 10, toda redondinha….

    Gilmar Machado (usuário não registrado) em 16/03/2009 às 2:53 am

    Até o Fedora 5 eu achava o Yum extremamente lento. Hoje já acho sua velocidade “aceitável”, mesmo não sendo o tiro que é o APT.

    Também foi o único gerenciador que nunca tentou desinstalar até minha mãe por causa de um pacote.

    Já o Urpm, por exemplo, eu xingo toda vez que uso.

Este post é antigo (2009-03-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.