Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


INFO Online: Audacity limpa ruídos de arquivos de áudio

Trecho da análise simpática que a Info fez do Audacity, meu programa preferido para edições simples de áudio – por exemplo, para cortar trechos de podcasts ou fazer ringtones a partir de arquivos em MP3:

Para edições simples de áudio, o Audacity é uma opção leve, rápida e completamente gratuita. O programa é um dos produtos mais populares do software livre.

A fama não é à toa. O Audacity tem as principais ferramentas para a edição de áudio, com a vantagem de mexer em arquivos MP3 sem precisar decodificá-los antes para o disco rígido. Com isso, além do ganho de velocidade, não há a perda de qualidade que ocorreria na recodificação posterior. Com o Audacity, é possível executar também cortes e emendas no som, além de trazer efeitos como diminuição de ruído e amplificação do áudio. (…) (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 30/07/2009 às 1:17 pm

    Fiz há pouco mais de um ano um curso básico de áudio. O professor, num dia, perguntou se alguém conhecia um programa melhor que o SoundForge, pois a versão que ele utilizava só trabalhava com poucos canais (não sei se era só estéreo). Falei do Audacity pra ele, e um colega da turma confirmou: “Esse Audacity é muito bom! É bem mais leve que o SoundForge e faz a mesma coisa!” – e o cara nem sabia o que era software livre…

    Entre os profissionais de áudio, o Audacity tem uma ótima fama, apesar de muita gente não querer trocá-lo por um SoundForge crackeado com dezenas de plugins…

    “O Audacity tem as principais ferramentas para a edição de áudio, com a vantagem de mexer em arquivos MP3 sem precisar decodificá-los antes para o disco rígido. Com isso, além do ganho de velocidade, não há a perda de qualidade que ocorreria na recodificação posterior.”

    Eu não tenho certeza se isto é verdade. Sempre achei que ele decodificava e recodificava internamente (e apenas deixava isto transparente para o usuário). Procurei no google, mais informações sobre isto, mas não encontrei.

    Quem já usou o lame via linha de comando deve lembrar da opção transcoding, pra mudar a taxa de bits do mp3, sem precisar decodificar e recodificar. Mesmo uma operação como esta, que imagino que seja mais simples do que limpar ruído sem decodificar o mp3 (se é que isto é possível), perde qualidade se comparado a um enconding na nova taxa de bits direto do wav (por exemplo, se vc fizer transcoding de um arquivo de 192K para 128k, o resultado é pior do que encodar o wav original a 128k diretamente).

    Se alguém com mais conhecimento pudesse opinar eu agradeceria.

    Marcos (usuário não registrado) em 30/07/2009 às 2:38 pm

    O Audacity é um ótimo case de sucesso de software livre. Pena que ele não tenha tanto marketing dentro do meio pra ser mais difundido ainda!

    Bremm (usuário não registrado) em 30/07/2009 às 6:06 pm

    @ Marcos

    Tá certo que não é muito, mas a TomTom sugere o uso do Audacity para gerar arquivos em formato OGG para uso nos GPSs.

    http://create.tomtom.com/manuals/create-your-own-content/index.html?record_navigation_voice.htm

    You can record your own navigation voice on your computer. You need several tools to do this.

    You need a microphone and software for recording the voice commands on your computer. Audacity for Windows or Mac is a good choice because it is a free program that allows you to record and export directly to OGG Vorbis format. You can also record WAV files and convert them to OGG Vorbis using a conversion program, many of which are also available online.

    Já vi outros lugares onde fazem referência discreta ao Audacity também, mas esse é o que recordo mais recentemente.

    Ivo Eduardo (usuário não registrado) em 31/07/2009 às 12:34 pm

    Já usei, profissionalmente, Sound Forge e Audacity. Depois que parei de trabalhar em estúdios, abandonei o Sound Forge (não compraria para ter em casa, devido ao alto custo do programa e dos plugins vendidos separadamente), e continuei com o Audacity.

    Considerava o Audacity mais chato de usar que o Sound Forge.

    Uma de suas vantagens – várias pistas – esbarra em uma dificuldade: não há como processar o barramento de soma dos sinais. Isto é, praticamente todas as operações com plugins e efeitos são feitas “em arquivos”, e não “em barramentos”.

    Assim, é muito mais um software para EDITAR que um software para PRODUZIR áudio multipistas. Quem precisar voltar para alterar uma mixagem perceberá a diferença.

Este post é antigo (2009-07-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.