Inclusão digital: Operadora do Nepal vai levar telefonia celular ao topo do Everest
Subitamente o argumento do “difícil acesso” para justificar áreas sem conectividade vai passar a ser recebido com uma nova resposta.
Uma companhia de telecomunicações de Nepal planeja expandir seus serviços de telefonia celular para o topo do monte Everest, a maior montanha do mundo.
Centenas de alpinistas, que escalam os 8.850 metros do Everest todo ano, dependem de caros telefones por satélite para falar com seus familiares, já que a remota região do Himalaia não possui recursos de comunicação.
“Nós vamos montar torres móveis em Thakdin, Manjo, Pheriche e Gorak Shep, deixando o cume do monte Everest dentro da área de cobertura”, disse Anoop Ranjan Bhattarai, diretor da unidade de serviços por satélite de Nepal Telecom.
Gorak Shep, na região de Solukhumbhu, está localizado perto do campo base do Everest. “Uma torre móvel fornecerá conectividade aos alpinistas no topo”, explicou Bhattarai, acrescentando que a companhia espera finalizar o trabalho até meados de junho.
Chuvas de monção anuais normalmente começam na metade de junho, quando o transporte de equipamentos pelas trilhas montanhosas se torna difícil. (via g1.globo.com)
Saiba mais (g1.globo.com).
[piada] O preço desses serviços deve ser muito alto! [/piada]
[piada]Pelo menos ajuda o pessoal a não entrar numa fria[/piada]
[piada]Isso deve aquecer os negócios da região[/piada]
[piada]Isso é que é cloud computing…..[/piada]
Tudum-tish!
Só fico pensando quem é que vai instalar as torres lá encima :)
[piada]Vai ser o único lugar do mundo em que ninguém vai conseguir gritar com o call center pq o sinal está fraco…[/piada]
[piada] Os alpinistas terão que ter cuidado em deixar o celular no modo silencioso, pois se tocar alto pode provocar avalanches [/piada]