Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


IDG Now: Wikia Search, de Jimmy Wales, fecha após perder briga com o Google

Sistema de busca cujo índex era aberto para a comunidade não resiste à falta de popularidade e anunciou o fechamento de suas portas nesta terça-feira (31/03).

O Wikia Search, a tentativa de Jimmy Wales de desafiar o Google em buscas online no longo prazo, foi fechado nesta terça-feira (31/03).

Wales, o fundador da Wikipedia, fez o anúncio em seu blog, afirmando que o Wikia Search, lançada em janeiro de 2008, falhou em atingir os níveis de popularidade necessários para ser alavancado financeiramente.

“Em uma economia diferente, continuaríamos a gastar dinheiro com o Wikia Search sem prazo definido. É algo que qual eu sinto profundamente. Eu voltarei de novo e de novo em minha carreira à busca, seja como investidor, contribuinte, doador ou entusiasta”, escreveu.

“Mas agora, fecharemos as portas do projeto Wikia Search em 31 de março e redirecionaremos nossos recursos em outras propriedades da Wikia.com”, acrescentou.

Lançada há pouco mais de um ano, a Wikia Search apostava em uma abordagem aberta e pública por trás da ferramenta de busca.

Qualquer um poderia adicionar, deletar ou classificar páginas no índex do buscador, além de permitir que desenvolvedores criassem aplicativos.

O Wikia Search era um projeto da Wikia, empresa comercial fundada por Wales especializada em projetos corporativos de colaboração.

Wales também está por trás da Wikimedia Foundation, responsável pela enciclopédia online Wikipedia.

Pouco mais de seis meses após seu lançamento, o Wikia Seach atingia uma participação irrisória no mercado de buscas, com 0,000079% do setor nos Estados Unidos, segundo dados da Hitwise. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 1/04/2009 às 4:07 pm

    sabe qual o problema? pra uma ferramenta que precisa da interação do publico, eu sequer fiquei sabendo da existencia dela. e olha que leio o br-linuxz todo dia!

    mas a idéia é excelente, puxa vida..

    Acho que neste dia você não leu então ;-)

    Valessio (usuário não registrado) em 1/04/2009 às 5:28 pm

    acho que o nome não pegou;
    deveria ser mais simples que o google.

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 1/04/2009 às 6:03 pm

    Augusto, exato!

    Se eu perco o br-linux um diazinho, numa noticia em que NINGUÉM comentou, eu perco completamente o wikia search de vista?

    Que raios de publicidade é essa? A fundação wikimedia tem jeitos melhores de chegar até mim; eles controlam um dos sites que mais acesso (a wikipédia).

    E, estou tirando por mim, pq me acho representativo de um subgrupo dos entusiastas potenciais (os geeks open source); se você não atinge esse subgrupo, você dificilmente atingirá o seu publico-alvo em si (que é o de.. bom, internautas), já que é difícil criar massa crítica sem um grupinho de gente que adorou o projeto.

    E digo isso pq *eu* adorei o projeto, e convidaria outras pessoas a participar, se tivesse ouvido falar!

    Poxa, o google chrome está cheio de spyware! E eles não liberam o código do seu proprio spyware (O chromium, vem sem isso…)

    O google já se tornou uma empresa maligna há muito tempo, :(

Este post é antigo (2009-04-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.