Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Icaza-less: Register diz que Silverlight no Moblin será portado por Microsoft e Intel diretamente, sem Moonlight

Enviado por Marcelo Nascimento (gp2gp2Θterra·com·br):

“Traduzi alguns trechos da notícia completa que saiu no The Register:

Intel e Microsoft anunciaram um novo port do Silverlight para o Linux, especificamente para o sistema operacional Moblin, patrocinado pela Intel, rodando em dispositivos com o Atom, como os netbooks. O port possibilitará à Intel incluir o Silverlight como um runtime suportado no Atom Developer Program, como já são o Java e o Adobe Air.

Questionado sobre já existir o Moonlight, uma implementação do Silverlight para o Linux, Brian Goldfarb, da Microsoft, respondeu fazendo uma distinção entre as grandes distribuições, que são o alvo do Moonlight, e dispositivos específicos baseados em Linux onde a Microsoft poderá apoiar outras implementações.

Goldfarb disse também que o anúncio faz parte de uma estratégia da Microsoft de levar o Silverlight para “tantas plataformas e dispositivos quanto forem possíveis”. Ele acrescentou que em comparação com o Moonlight, o trabalho com a Intel é “bastante distante de uma perspectiva filosófica, independentemente de quaisquer semelhanças técnicas.”

Ele espera que o Silverlight para Moblin esteja completo lá pelo verão de 2010 e prometeu mais detalhes técnicos no máximo até o meio de março.

Uma questão embaraçosa: Se é tão fácil portar o Microsoft Silverlight para o Linux, por que o projeto Moonlight existe?
“Tenho muito claro nosso compromisso com Moonlight. Eu vejo o trabalho que estamos fazendo com Miguel e Moonlight como fundamentais para a nossa estratégia para fornecer implementações para Linux”.” [referência: theregister.co.uk]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    mick (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 5:22 pm

    Beleza.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 5:57 pm

    Muito bem, se a MS quer alardear que seu “MS Java” e “MS flash” são multiplataformas, deveria ter feito isso desde o início. Não gosto de usar seus produtos, mas essa sim é uma iniciativa elogiável.

    Quanto ao pessoal do Mono… agora além de uma possível ameaça de patentes, que insistem em ignorar, ainda tem agora seu trabalho desvalorizado pela própria mentora.

    Ironicamente divertido.

    Frank (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 6:18 pm

    No final das contas, pode ser que o Mono esteja se tornando um grande Mico.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 6:46 pm

    Adorei a foto do chipanzé. Silverlight, Flash, são tecnologias fadadas ao desaparecimento. Quem dera elas morressem logo.

    Welington (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 7:10 pm

    [mode sarcasmo=on]
    é uma pena que o mono está caminhado para cova com isso, logo agora que eu estava me conformando com o F-spot, Tomboy, Beagle e gnome-do.

    Havendo um porte do Silverlight para moblin que é Linux o momo vai padecer no inferno. Assim como o tal do flash livre e o Java livre que só existem para constar como mais um projeto que não vale nada, ops quiz dizer gratuitos
    [/mode]

    SilverLight…

    … No Thanks.

    PopolonY2k
    PlanetaMessenger.org

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 11:36 pm

    Já vi isso acontecer no J# kkkk
    Só digo uma coisa:
    - “É uma cilada Bino”
    Uso java desde a versão 1.3, me lembro como se fosse hj a Microsoft tentando criar uma JVM somente para Windows… Até no windows XP ainda tem uma opção para usar a JVM deles. E claro para não sair sem perder, foram investir no C#, q é um java + c++ tudo junto e misturado :D
    Só sei q prefiro Java do q C#, juro q tentei usar o C# com Generics mas sem wildcards é complicado, dentre outas coisas q me irritaram em C# =/
    Antes q alguem fale q estou criticando o mono ou C#, só estou falando q prefiro não estou desmerecendo o C#, pq comecei com pascal, delphi, eu tinha tudo para ser um TAG user, mas me tiraram desse caminho :)

    Paul (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 11:56 pm

    Welington, não entendi pq a ironia com o Java. Precisa do link para os códigos fonte ou prefere procurar sozinho no Google?

    Frank (usuário não registrado) em 26/09/2009 às 1:59 am

    Concordo com o Paul. Até onde eu sei o OpenJDK é um projeto patrocinado pela própria Sun, e não por terceiros.

    Pimentel007 (usuário não registrado) em 26/09/2009 às 3:00 am

    “Goldfarb disse também que o anúncio faz parte de uma estratégia da Microsoft de levar o Silverlight para “tantas plataformas e dispositivos quanto forem possíveis”.

    De acordo com esse trecho do texto acima,qual o real interesse pela MS em levar o Silverligth para outras plataformas e dispositivos? Me corrijam caso eu esteja sendo muito ignorante,mas será que a MS não ganharia muito mais se o Silverligth fosse usado exclusivamente em seus produtos?

    Philippe (usuário não registrado) em 26/09/2009 às 7:32 am

    Moonlight livre e GPL não.
    Silverlight propietário e fechado, sim…

    gnash livre e GPL,
    Flash propietário e fechado, não…

    Não estou entendendo mais nada :(

    Icozinha (usuário não registrado) em 26/09/2009 às 10:25 am

    Me corrijam caso eu esteja sendo muito ignorante,mas será que a MS não ganharia muito mais se o Silverligth fosse usado exclusivamente em seus produtos?

    o silverlight é o novo “jeitinho” deles para tentarem deixar a web do jeito que eles querem, afinal, é o terreno que eles mais se ferram e que se dominado iria ampliar o monopólio até níveis estratosféricos. nesse caso quanto mais lugares rodarem o tal do silverfuck, melhor.
    lembra algunas anos atrás que haviam tags HTML que eles criaram que só rodavam no ieca? então. perderam aquela batalha pois mesmo quem nem usava GNU/Linux viu que era uma furada tremenda não usar HTML padrão e “ieca only”, mas agora eles estão novamente tentando jogar um verde pra ver se o povo é burro e engole a pataquada outra vez. mas parece que estão se lascando … ainda bem. :)

    ssss (usuário não registrado) em 26/09/2009 às 10:26 am

    Isso significa que a MS está claramente querendo PREJUDICAR o linux nos desktops.

    Pior do que ser proprietário e cheio de patentes é a empresa nem sequer se dar ao trabalho de criar uma versão binária do Silverlight para linux. O flash da Adobe pelo menos tem versão para linux.

    Já que o moblin basicamente é linux, ter o trabaho de fazer uma versão para moblin e não fazer para desktops linux, é claramente uma forma de boicotar o linux nos PCs.

    A Intel e a MS sempre andaram de mãos dadas e pelo que parece a MS já deve estar dando o Windows CE como perdido e se precavendo com a onda de linux embedded nos celulares e outros dispositivos.

    Ricardo_NY (usuário não registrado) em 26/09/2009 às 10:40 am

    Esnobado pelo MS…

    O problema do puxa-saco eh que ele eh sempre o ultimo a saber das “novidades”.

    Tanta energia gasta no Moonolight…

    self_liar (usuário não registrado) em 26/09/2009 às 11:53 am

    “Concordo com o Paul. Até onde eu sei o OpenJDK é um projeto patrocinado pela própria Sun, e não por terceiros.”

    Ainda mais , a Sun liberou a sua principal implementação.
    Porque a microsoft nao faz o mesmo?

    ejedelmal (usuário não registrado) em 26/09/2009 às 12:05 pm

    Juro que até hoje não entendi porque Java é inimiga da MSFT e tem de ser destruída. A maioria esmagadora das aplicações roda no Weandles, será que o Bill Gates quer perder clientela, é isso?

    @Pimentel007, que nada. Acho que a MS sabe q não pode barrar os sistemas operacionais não-windows (principalmente o OS X) em computadores pessoais. Ela poderia fazer como sempre fez, que é ignorar e forçar que o mundo rode em Windows. Mas hoje em dia isso não é mais possível. Se não pode lutar, junte-se a eles. Bem, não é realmente “juntar-se”, mas estar sempre perto e fazer com que sua tecnologia seja amplamente utilizada.

    Se o Silverlight fosse um negócio OpenSource e livre do controle de uma só empresa, não me importaria em achar, de vez em quando, algum aplicativo na Internet que usasse Silverlight, mas, de uma maneira geral, que os desenvolvedores parassem de utilizar estas tecnologias para uso geral (como menus em Flash, sites com vídeo em silverlight ou flash, sites inteiros em flash, etc.). HTML5 está vindo aí e mesmo empresas como Adobe estão investindo na idéia.

    Agora é a especificação ser dada como final (ainda é rescunho) e que os grandes navegadores melhorem o desempenho ao rodar estas tecnologias (o firefox mesmo perde feio para o chrome em desempenho).

    Para quem ainda acha que HTML5 não e capaz de nada, acessem este site: http://www.chromeexperiments.com/. Com o chrome (chromium), Firefox 3.5+, Opera 10 ou konqueror 4.3 a maioria dos exemplos funciona muito bem. Lógico que o chrome acaba levando vantagem em desempenho, já que são experiências otimizadas para ele, mas em geral os outros navegadores não ficam atrás.

    Ah sim, este exemplo é de matar: http://gyu.que.jp/jscloth/touch.html

    Ou seja: Flash e Silverlight têm tudo para morrer ou serem aplicados somente em determinados nichos, mas não para uso geral. Agora só falta alguma grande empresa lançar uma IDE de desenvolvimentocomo o Flash para web 2.0 utilizando padrões abertos. Algo do tipo arrastar um botãozinho e ter um elemento canvas :-)

    Ah sim, Webkit e Gecko já suportam, em suas versões em desenvolvimento, WebGL, que permitirá jogos realistas em 3d feitos em javascritp rodando dentro do navegador :-)

    self_liar (usuário não registrado) em 26/09/2009 às 3:58 pm

    Microsoft em seu site assume que o moonlgiht é “Microsoft moonlgiht”
    O projeto mono nada mais é que um projeto da microsoft fora de seus labs.

    Novell prefere recomendar o .NET framework 3.5 para rodar o monodevelop no windows em vez de recomendar o proprio projeto deela mono para windows .
    Ela quer que as pessoas fiquem dependentes do .NET framework no windows ,mas quer que o povo use o mono no linux.

    dasj (usuário não registrado) em 26/09/2009 às 7:35 pm

    Uma questão embaraçosa: Se é tão fácil portar o Microsoft Silverlight para o Linux, por que o projeto Moonlight existe?

    questão de licenciamento??

    Marcos (usuário não registrado) em 26/09/2009 às 11:56 pm

    “lembra algunas anos atrás que haviam tags HTML que eles criaram que só rodavam no ieca?”
    E o Netscape também tinha tags exclusivas, não esqueça disso…

    “Flash e Silverlight têm tudo para morrer ou serem aplicados somente em determinados nichos, mas não para uso geral.”

    Flash, Silverlight e JavaFX são bem mais completos que o HTML 5. Ainda é cedo pra decretar a morte deles.

    Quem portou o silverlight para Linux foram os desenvolvedores linux desenvolvendo para o Moonlight. A Microsoft absorveu os códigos e agora aparece como a empresa que ṕortou sua solução para o Linux. A Sun está sendo negociada, não sei como seria para as aplicações java. A Microsoft está pulando para dentro do Linux com implementações necessárias e oportunas. Parabéns pela estratégia, realmente, são estrategistas. Mas ao portar suas soluções para dentro do Linux, qual seriam nossos riscos futuros ?
    Essa é a duvida…e onde está a duvida, mora o perigo, e nesse momento, nós temos que ser estrategistas. Podemos usar a solução, tudo bem, mas temos que ter precaução.
    Essa seria a hora de parar. Parar mesmo, e refletir. Como num jogo de xadrez. projetar situações e testá-las e com base nisso gerar termos de acordo legais….. cautela sempre foi um bom conselho para os outros e para nós mesmos. Os empresários da Microsoft parecem seguir o Shun Tzu:
    “Mantenha-os sob tensão e canse-os.”
    “É de suprema importância atacar a estratégia do inimigo.”
    “(…) qualquer operação militar tem na dissimulação sua qualidade básica…”
    “(…) um comandante militar deve atacar onde o inimigo está desprevenido e deve utilizar caminhos que, para o inimigo, são inesperados…”
    “(…) um comandante militar deve atacar onde o inimigo está desprevenido e deve utilizar caminhos que, para o inimigo, são inesperados…”
    “Quando próximo, finja estar longe; quando longe, finja estar próximo.”

    Entre outras máximas desse livro Chinês e outras do ‘ Go ri no cho ‘
    O livro dos cinco anéis ‘ do célebre samurai Miyamoto Musashi “. Tamém usado em reflexões empresariais.

    Mas, IMHO, o Linux possui o espírito da água, que garante sucesso, devido a sua adaptabilidade, fluidez e força.
    Se já chegou até aqui….vai chegar muito mais longe.
    Não desejamos o fim do windows e da Microsoft, mas seria bom a mudança em busca da melhoria coletiva e não apenas esta busca doente atrás dos lucros, sacrificando sistemas que atingiram estabilidade substituindo por sistemas falhos e cada vez piores.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 28/09/2009 às 3:17 pm

    Bem que poderia haver MS Silverlight pra RHEL e SuSE, _EU_ usaria.

    icazajr (usuário não registrado) em 28/09/2009 às 3:27 pm

    “Bem que poderia haver MS Silverlight pra RHEL e SuSE, _EU_ usaria.”
    Vai usar windows de uma vez.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 29/09/2009 às 8:30 am

    @icazajr

    E pra muita coisa eu uso, mesmo, sem o menor preconceito. :-)

Este post é antigo (2009-09-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.