HP lança netbook com sua própria edição do Ubuntu
A ZDNet cobre o lançamento do netbook Mini 1000 Mi da HP, que inclui uma edição especial do Ubuntu, adaptada ao formato netbook.
O sistema é baseado na mais recente versão LTS (com suporte e atualização por 3 anos) do Ubuntu, e naturalmente pode rodar todos os aplicativos empacotados para esta distribuição, vários dos quais (como OOo, Firefox, Thunderbird e Pidgin) já vêm pré-instalados, rodando em uma interface gráfica adaptada a telas pequenas de dispositivos leves, dividida em abas para Internet, Multimídia, Trabalho e Diversão.
Ao contrário de outras adaptações de interface para netbooks, entretanto, nesta da HP os usuários avançados Não precisam burlar nada, nem conhecer atalhos incomuns, se quiserem abrir um terminal e ter acesso à shell.” (via lwn.net)
Se você tem um netbook e gostaria de ver como se comporta uma distribuição (publicamente disponível) derivada do Ubuntu mas direcionada para esta classe de equipamentos, eu tenho tido bons resultados com o Easy Peasy, anteriormente chamado de Ubuntu Eee.
Saiba mais (lwn.net).
Já havia visto a reportagem e estou vendo quais os pacotes são necessários, achei bem interessante a interface.
Antes o pessoal lançava novas versões de Linux, agora lançam novas versões de Ubuntu…
É verdade devnull
Mas porque no site esta a versão 8.04?
Caio, 8.04 é a versão LTS (com suporte de 3 anos no desktop) mais recente.
Só uma correção. As versões LTS tem ciclo de suporte de 5 anos.
Desculpe. Me corrigindo, as versão Server é 5 anos, a Desktop é 3 realmente.
HuPuntu?
Eu estou usando uma distro com esse direcionamento, o EEEbuntu. Tem se comportado muito bem.
Alguém sabe qual o tempo de boot dessa distribuição ?
Estou perguntando pq o Linpus, apesar de desconhecido (pelo menos aqui no Brasil), conseguiu fazer com que o AspireOne da Acer tivesse um tempo de boot de cerca de 14 segundos.
Todas as outras distribuições que eu testei no meu AAO ficaram muito mais perto de 40 a 50 segundos…resultado: acabei voltando para o linpus…
Desculpe a ignorância, mas a HP não deveria liberar essa distribuição para o público, segundo a GPL?
Não necessariamente. Os componentes que forem licenciados sob a GPL devem ter seu código-fonte disponibilizado aos usuários (o que não necessariamente significa o “para o público” na forma como você entende), e os demais componentes devem atender aos termos de suas respectivas licenças.
Não existe na GPL, por exemplo, a obrigação de a HP disponibilizar uma imagem ISO para você baixar.
Se você procurar no site da HP open source certamente achara os códigos fontes de software GPL usados para montar a distribuição. Na maioria das vezes isso não serve para pessoas ‘normais’.
salvo ledo engano, a hp é obrigada somente a disponibilizar o codigo-fonte para o publico que CCOMPROU o brinquedinho.
No que se trata de softwares sob a GPLv2, como o kernel Linux, o distribuidor tem basicamente 2 escolhas:
(1) entregar o código-fonte junto com o executável – por exemplo, gravando ele no HD do micrinho, ou fazendo ele ser acompanhado de um CD com todos os fontes sob a licença, ou
(2) deixar o código-fonte disponível sob demanda, mas aí tem que ser a qualquer interessado, e não apenas aos clientes dela.
É a cláusula 2 da GPLv2.
Sem cara de Vista ganha desconto?
opa, tá dispon no Brasil?
e alguém sabe qto?
[ ]s
Código fonte aqui: http://hpmini.archive.canonical.com/mie/pool/
Pelo menos foi onde achei muitos pacotes.
(*_*)
Se o Desktop tem essa figuração, imagina-se os Menus. Tudo isto, residente em memória.
Rápido, mas tem custo.
Alguns Linux demoram um pouco, pela primeira vez que ativa os Menus para residir em memoria, o que é uma herança do MSwindows.
Para quem quer mais saber, interessante seria uma avaliação com Benchmarketing.
“… é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark.
Apesar do seu neologismo, “Benchmarketing” é mais do que uma simples combinação de palavras – exprime uma filosofia. Este processo não se limita na simples identificação das melhores práticas, mas, principamente, na sua divulgação através das diversas técnicas do Marketing. Benchmarketing é a venda inteligente, interna ou externa, das melhores práticas de um determinado processo ou sistema[”
Fonte: wikipedia.
o/
(*_*)
Benchmarking…
“Linux is found to be much faster than Apple’s OS X for statistical computing. …”
in:
http://www.osnews.com/story/14543/Benchmark_Linux_OS_X_on_Core_Duo
Linux versus MacOS X: in
http://sekhon.berkeley.edu/macosx/
o/
(*_*)
Benckmark para UBUNTU:
http://www.google.com/search?hl=pt-BR&client=mozilla&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aunofficial&q=benckmark+%2Bubuntu&btnG=Pesquisar&lr=
o/
O Moblin é mais rapido que o linpus, mas tem poucas aplicações e se você tiver uma rede wireless oculta, a dificuldade aumenta muito. O que realmente gostei e estou utilizando é o Easy Peasy(Ubuntu Intrepid Otimizado + Netbook Remix). Instalei no meu Acer Aspire One e tudo funcionou corretamente, nem precisei compilar o módulo para o wireless funcionar, e a performance me impressionou bastante. Recomendo para o Acer Aspire One. Experimentei outras compilações e esta foi a de melhor resultado.Agora, lembrei da combinaçao HP+impressora+software quando usava Windows e desanimei de testar esta nova Distro, apesar de ser Ubuntu/Canonical.
Nossa, isso parece a Apple não parece ??? hardware restrito, um bom S.O. totalmente integrado… A Apple já sabia …
Quero um eeePC de presente de níver !!!
Tentei usar esse tema no 8.10, mas o OpenOffice ficou muito escuro.
Agora consegui, clareei um pouquinho o negro das janelas.
A HP está no caminho certo em não modificar a estrutura de uma distro, só o visual.
Finalmente, uma empresa séria criando um produto sério, um Linux realmente utilizável, não qualquer lixo para ser formatado logo depois de comprado.
É assim que se faz.
Tá tão bonito que nem parece Linux (ou Windows).
Depois de tantos Satux Linux e outras bicheiras, dá gosto ver uma distro decente com um visual decente em um hardware decente.
Fiquei decepcionado em ver que o código fonte do launcher não está disponibilizado para download.
E o pior é que o launcher é proprietário…