Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Hackintosh: Como instalar o Mac OS X com o boot-132

Instalar o Mac OS X em um computador não fornecido pela Apple pode ser uma tarefa difícil, além de potencialmente violar o DMCA (nos EUA) e os termos de licenciamento do sistema operacional. O processo exigia discos de instalação modificados (de formas que violavam o DMCA, também nos EUA), eventualmente tornava inviável aplicar as atualizações oficiais do sistema, e exigia grande dedicação para ajustar os detalhes de hardware, drivers, firmware, etc.

Mas o boot-132 mudou este cenário já há algum tempo. Baseado em um conjunto de componentes livres (incluindo o kernel Darwin), ele permite iniciar o instalador do Mac OS X sem modificações em diversos hardwares não batizados pela Apple e – na tese sustentada pelo autor do artigo referenciado abaixo – sem violar o DMCA. Mas eu consultoria um advogado especializado antes de procurar testar essa teoria em um tribunal… O mesmo vale para a outra teoria, de que colar uma etiqueta “Apple” no gabinete do PC pode compatibilizar esta instalação com os termos de licenciamento da empresa.

Fora isso, o artigo apresenta um panorama interessante sobre como o autor instalou o Mac OS X em seu PC usando o boot-132.(via osnews.com)

Saiba mais (osnews.com).

Leia também: Clonadora de Macs tenta evitar falência.


• Publicado por Augusto Campos em 2009-05-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Adilson Santos da Rocha (usuário não registrado) em 27/05/2009 às 3:17 pm

    Não sei que que acontece, um monte de sites (meio bit) ficam masturbando tanto para apple. iphone i-frufru.

    oksfield (usuário não registrado) em 27/05/2009 às 3:17 pm

    Art. 6º http://www.planalto.gov.br/ccivil/Leis/L9609.htm

    Sim, sem dúvida no Brasil esta parte específica mencionada na alínea IV é legal, quando puder ser caracterizada assim.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 27/05/2009 às 3:39 pm

    IV – a integração de um programa, mantendo-se suas características essenciais, a um sistema aplicativo ou operacional, tecnicamente indispensável às necessidades do usuário, desde que para o uso exclusivo de quem a promoveu.

    Tá. admito que os produtos da Apple são muito bons, eu tenho maior vontade de comprar um (mais por vaidade do que por utilidade, já que qualquer PC com Linux faz tudo que um Mac faz) mas apelar pra gambiarra e fazer um franskstein é ó cumulo do nerdismo.

    Graças a Deus não temos leis como essa maldita DMCA que proibe engenharia reversa.

    Não entendo nada de Direito mas acho uma incoerência absurda deixarem fabricantes de computadores venderem sistemas operacionais de forma casada como acontece com a Apple e Microsoft e, mais ainda, a Apple de introduzir uma série de coisas para que seu sistema não rode em PCs de outros fabricantes (sim, porque o Mac hoje é quase um PC).

    Falando dessa lei citada, e o Art. 10. § 1º ?

    “I – limitem a produção, a distribuição ou a comercialização, em violação às disposições normativas em vigor;

    II – eximam qualquer dos contratantes das responsabilidades por eventuais ações de terceiros, decorrentes de vícios, defeitos ou violação de direitos de autor.”

    As EULAs da vida só fazem isso, eximirem-se de responsabilidades e no caso da Apple ainda proibe o uso em computadores de concorrentes:

    http://images.apple.com/legal/sla/docs/macosx105.pdf

    “2. Uso Autorizado pela Licença e Restrições.

    A. Uso Simples. Esta licença lhe permite instalar, usar e executar uma (1) cópia do Software Apple em um único computador da marca Apple por vez. Você concorda em não instalar, usar ou
    executar o Software Apple em computadores que não sejam da marca Apple ou permitir que outros o façam. ”

    O problema é que o pessoal de TI normalmente não entende de Direito mais a fundo e o pessoal de Direito normalmente não entende nem de TI nem de matemática financeira e por isso vemos tantos abusos econômicos e de contratos de licenças de software e contratos de financiamento…

    Ah, esqueci de dizer: não me interessa nada usar o MacOS X nem nenhum outro produto da Appple tão restritivo assim.

    Prezo a liberdade do linux e softwares livres e não vai ser uma interface bonitinha nem a existência de programas proprietários que não preciso que vai me fazer comprar um Mac ou fazer um hackintosh.

    O melhor meio de protesto é através do bolso, não comprando.

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 27/05/2009 às 4:59 pm

    IV – a integração de um programa, mantendo-se suas características essenciais, a um sistema aplicativo ou operacional, tecnicamente indispensável às necessidades do usuário, desde que para o uso exclusivo de quem a promoveu.

    Um hackintosh poderá ser considerado tecnicamente indispensável às necessidades do usuário quando?

    oksfield (usuário não registrado) em 27/05/2009 às 5:29 pm

    Acredito que quando o usuário não possuir hardware da Apple, possuindo apenas licença ORIGINAL do software (que pode ser encontrada por R$40) da Apple, seja tecnicamente indispensável a “realização” de um Hackintosh para que o usuário possa usufruir de sua licença do software.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 27/05/2009 às 5:59 pm

    Eu compro o Mac sim, e sou muito feliz por usar. Ele não é só bonito como o Manoel falou, ele é um grande SO, uma coisa é não ser livre e ter seu modelo de negócios, outra coisa é ser apenas bonitinho. Manoel injusto neste comentário. Concordo com seu posicionamento, mas use o Mac SO antes de tecer comentários técnicos. Seria a mesma coisa eu dizer que o Linux é feinho mas é muito bom.
    Acho dois sistemas muitos bons e cada um com seus modelos.
    Muitos usuarios Linux ficam dando uma de evangelizadores e empurrando goela abaixo suas ideologias.
    Então o Mandriva deve ser muito melhor mesmo.
    Não é para causar flames, apenas para deixar claro que existem diversos modelos de negócio, defenda o seu, mas respeito o outro isto é também liberdade.

    Ioca100 (usuário não registrado) em 27/05/2009 às 6:13 pm

    Bem, Hackintosh não faço, mas meu Ubuntu está com o tema parecido com o do Leopard, uso as fontes da Appĺe.

    andre (usuário não registrado) em 27/05/2009 às 9:32 pm

    Quem precisa do OS X quando temos o GNU/Linux?

    giga (usuário não registrado) em 28/05/2009 às 9:27 am

    Uso o Linux a uns 10 anos (várias distribuições), Windows a uns 15 e o Mac a uns 3 meses, e cada um tem seus pontos positivos e negativos. Mas, asseguro a todos que, só quem realmente usa o Mac pra dizer o quanto é impressionante…
    Tudo nele é muito bem feito, desde a embalagem até o kernel…
    Só pra citar alguns pontos pra quem não conhece:
    - Até o durex que prende as partes da embalagem é de boa qualidade
    - O teclado tem duas portas USB, uma pro mouse (com cabo curto que não embola), e outra pra você, bem pertinho!
    - Mínimo de cabos: um pra ligar na tomada e outro pro teclado.
    - Ao ligar, nada de tela da BIOS, entra o SO rapidinho e pode usar
    - No prompt de comando, vários comandos POSIX estão lá a disposição
    - Segurança via SUDO
    - Organização de pastas muito coerente
    - Xcode pra desenvolver, muito bom e gratuito

    E o mais importante: tudo funciona com deveria, simples e óbvio, sem precisar de patch disto, pacote daquilo, compilar, antivírus, pesquisar na Internet, nem tela azul !

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 28/05/2009 às 9:35 am

    O Mac OS X é um unix, além da bela interface, é um SO robusto. Não estou entrando no mérito de ser ou não proprietário. Na verdade, eu acho quem já usou os 3 sistemas pode ter uma opinião formada a respeito, mas uma opinião sem paixão e idealismo.
    O Linux é fantastico, sem dúvidas, mas tiro o chapeu para a Apple, seu SO é muito agradavel de se usar.
    Use Linux, Mac e Windows e faça uma comparação justa.
    Se conseguir deixar a paixao de lado.

    @Profeta do Caos,

    Eu não disse que o MacOS X é ruim e nem sequer comendo nada técnico por ele porque eu nunca o usei por mais de 5 minutos, geralmente em lojad de departamento de luxo, assim como a grande parte dos brasileiros e mesmo entre o pessoal ligado a TI. Com certeza é um produto muito bem acabado, é estável e bom por causa da herança unix mas fora a sua interface, o marketing e a disponibilidade de certos aplicativos proprietários profissionais que justificam o seu uso em certas atividades, vejo pouca razão racional para a escolha de um Mac, ainda mais por pessoas que têm competência técnica para instalar e usar um linux.

    O Mac é como aqueles carros de luxo que usam a mesma plataforma de um carro de passeio normal, ou seja, possuem basicamente o mesmo hardware com algumas pitadas a mais de sofisticação no design, acabamento e afinamento do motor. Paga-se um preço a mais por isso mas geralmente também se fica na mão das concessionárias da marca para quase tudo. A analogica com carros obviamente não é perfeita porque sistemas operacionais sao imateriais e no caso do linux há o fator liberdade pesando na escolha, que pode não ser importante para você nem para a maioria dos usuários leigos mas deveria ser pelo menos para o pessoal mais esclarecido em TI.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 28/05/2009 às 1:20 pm

    Pensamento próprio de quem não tem argumentos para um debate sem ideologia. O Mac OS é um produto de luxo apenas e o Linux é a revolução social.
    Você esta no lugar errado, vá morar na Venezuela junto com Hugo Chaves.
    Por estes pensamento que o Linux não decola mesmo. O ego de muitos da comunidade.

    Marcus Jabber (usuário não registrado) em 28/05/2009 às 1:34 pm

    - Até o durex que prende as partes da embalagem é de boa qualidade
    Nem lembro se meu laptop (linux) veio com durex. Mas pelo que custa, o mac osx teria que vir com durex de ouro. rsrs

    - O teclado tem duas portas USB, uma pro mouse (com cabo curto que não embola), e outra pra você, bem pertinho!
    Nem preciso dizer o quanto minha 4 usbs esta proxima de mim num laptop.

    - Mínimo de cabos: um pra ligar na tomada e outro pro teclado.
    No máximo eu tenho um, quando vou recarregar.

    - Ao ligar, nada de tela da BIOS, entra o SO rapidinho e pode usar.
    Nao me importo com a tela de BIOS, nem acho feia, que dura no máximo 3 segundos. Pelo contrário, gosto dela pois me ajuda a identificar algum erro de hardware que cause a não inicialização do sistema.

    - No prompt de comando, vários comandos POSIX estão lá a disposição
    Garanto que no linux também.

    - Segurança via SUDO
    Ate onde voce esta seguro?
    Vulnerabilidade grave pelo java, rede de zumbis do mac os…
    “explorava uma brecha no OS X para obter acesso administrativo (root) sem necessitar a senha do usuário.”
    Nao vou colocar os links porque estou sendo filtrado pelo anti-spam do br-linux.

    - Organização de pastas muito coerente.
    O que seria um sistema com organizacao de pastas incoerente?

    - Xcode pra desenvolver, muito bom e gratuito
    Preciso dizer que existe ferramentas boas e gratuitas no linux para esta funcao?

    E o mais importante: tudo funciona com deveria, simples e óbvio, sem precisar de patch disto, pacote daquilo, compilar, antivírus, pesquisar na Internet, nem tela azul !

    Nao sei o que é tela azul, nem anti-virus. Quanto ao patch disto e pacote daquilo. Seria muito bom se a apple lancasse logo o patch para corrigir a grave brecha de seguranca do plugin java, ao inves de mandar desabilitar o uso.

    Parece piada, mas desabilitar java no Mac OSX? So formatando! rs

    Compilar programas? Eu particularmente gosto, mas como ja existe pacote para quase tudo no linux, raramente faco isso. Linux anda meio sem graca. rsrs…

    Abs!

    Marcus Jabber (usuário não registrado) em 28/05/2009 às 1:37 pm

    @Manoel Pinho

    Concordo com voce!

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 28/05/2009 às 1:46 pm

    Pois é Marcus. A comunidade de radicais do Linux é o pior marketing deste sistema.
    Acham que o mundo gira ao redor do umbigo do tux e competencia não se impõe, se conquista.
    E mesmo sendo grátis o sistema não emplaca.Impressionante.

    Vinícius V. Marques (usuário não registrado) em 28/05/2009 às 1:59 pm

    O fato é que os produtos Apple são griffe porque a apple consegue mantê-los com o status de griffe. Os lançamentos são sempre tumultuados e tals. Ela (a Apple) conseguiu criar – e manter – essa cultura quase ficcional de que um Apple é um Apple e o resto é resto.

    Sem dúvida a maioria dos produtos (hardware e software) Apple são excelentes. Se esses produtos não fossem tão paranoicamente fechados (fechado no sentido de proprietário) eu até compraria um. Mas o negócio é deveras “burocrático” para meu mundo tecnológico, que ainda acredita que a tecnologia está aí para simplificar e não para complicar.

    Eu continuo aqui com meu Linux, livre e muito bem. Vida eterna à ele!

    Alexandre Sebrao (usuário não registrado) em 28/05/2009 às 4:41 pm

    O problema de um Apple é o preço e com o Hackintoshs por ae acho que a Apple deveria diminuir os preços dos seus PCS.

    Pagar 7mil num iMac é um absurdo!

    Marcus Jabber (usuário não registrado) em 28/05/2009 às 4:53 pm

    E mesmo sendo grátis o sistema não emplaca.Impressionante.

    Nao implaca aonde? Nos desktops nao! Mas em servidores…

    Abs!

    cristo (usuário não registrado) em 28/05/2009 às 8:18 pm

    A Apple sempre mantém o status de qualidade e isso é fato, mas mesmo assim não gosto muito da idéia de comprar um produto que nem tem suporte no Brasil, o mesmo vale para o iPhone, além que o fato de ser hardware proprietário de me deixa com um pé atrás.

    Sei que funciona, é muito bonito concerteza, mas gosto muito de montar minhas próprias coisas e com um mac creio que nada disso seria possível…

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 29/05/2009 às 7:30 am

    Hackintoshs não são ilegais desde que você compre uma caixinha do leopard e instale no seu PC, como eu havia discutido com o Augusto. A EULA da Apple NÃO está acima da constituição brasileira. Que prevê crime de venda casada para o negócio da Apple: Vender hardware atrelado a software. Sendo que sem o hard Apple, seu SO, não só não funciona (em teoria), como não pode ser instalado em um PC. Portanto a EULA da Apple é ilegal.

    Mesmo nos EUA, país extremamente liberal e corporativista, a Apple enfrenta problemas com uma empresa que vende hackintoshs, chamada Psytar.

    @Profeta do Caos

    A qualidade Apple já não está lá essas coisas há muito tempo. Basta citar algumas notícias do 1/2 bit, o paraíso dos appletards

    http://meiobit.pop.com.br/meio-bit/apple-e-mac/cabo-magsafe-de-macbook-pro-pega-fogo

    http://meiobit.pop.com.br/meio-bit/apple-e-mac/falha-critica-do-java-expoe-usuarios-de-mac

    Se você não dá a mínima para liberdade, filosofia e não tem pena de torrar dinheiro eu tenho. Também não tenho saco para ficar brincando de gato e rato com as atualizações da Apple que quebram esses métodos usados nos hackintoshes e nem tenho cara de pau para piratear um DVD de MacOS X ou violar licenças com cláusulas absurdas e leoninas.

    Bandeira (usuário não registrado) em 30/05/2009 às 9:07 am

    @Manoel Pinho por acaso qual celular você usa? Tem carro? Já viu o tanto de coisas proprietárias que esses 2 tem? Qual liberdade tanto fala? Se o cara quer usar algo proprietário qual o problema com isso? Ex: O Stallman fala tanto em liberdade, por que usa notebook com processador Intel?

    Almil (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 8:28 pm

    Quando tiverem argumentos descentes ai escrevam!
    Pois falar por falar não leva a nada, e os leitores percebem quando tentam apenas rebater com papo furado e fugindo dos assuntos e das coisas que eu escrevi.

    Marcio-Torres (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 8:46 pm

    Creio que o Linux pode ser melhor ou pior que qualquer OS que já exista ou venha a existir, porém é necessário que o pessoal deixem o Joio de lado e olhe apenas para trigo, e parem de puxar o cabo de força… pois fazem força desnecessária… Quando todas as empresas e comunidades se unirem em um único objetivo, com certeza teremos o melhor OS do mundo. sem mais…

    Romulo (usuário não registrado) em 1/06/2009 às 1:07 am

    afff quanta besteira ai em cima :(

    faz hackintosh quem quer… todo mundo tem idade pra cuidar do seu nariz :)

    Prefiro meu Ubntu, acho que o meu P4 nao da conta do novo Mac OS X que deve ser mais pesadinho, se aproveitado dos maquinão da Apple :/

    E sei lá, que que eu poderia fazer a mais com um Mac OS? (sem levar em conta as maquinas apple que são potentes comparados ao pc popular)

    oO (usuário não registrado) em 1/06/2009 às 4:40 am

    “mas use o Mac SO antes de tecer comentários técnicos. Seria a mesma coisa eu dizer que o Linux é feinho mas é muito bom.”

    Olha eu já usei Mac…e sinceramente discordo de vc. Concordo com o Manoel, mac é só bonitinho… e excessivamente irritante.

Este post é antigo (2009-05-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.