Hack: “Veterano” celular G1 ganha versão não-oficial do Android 2.0
Do iG Tecnologia:
Os sistemas operacionais para telefones, ao contrário dos usados em PCs, “casam” com o aparelho em que estão, e sua atualização é muito difícil. Normalmente, os fabricantes de celulares (e as operadoras) não oferecem a opção de upgrade. Um dos motivos mais prováveis é o de forçar a compra de um celular novo, que venha com a nova versão do sistema, mas algumas vezes há mesmo alguma impossibilidade técnica.
Por falta de atualização oficial, sempre há algum hacker que “mete a mão na massa” e a faz com recursos próprios. Segundo o site italiano Android HDBlog a versão criada por Akira, demonstrada em um vídeo no YouTube, ainda não tem nenhuma otimização e não é recomendada para uso no dia-a-dia, embora tais modificações, dada a natureza Open Source do Android, não devam tardar a chegar. (…) (via tecnologia.ig.com.br)
Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).
Essa notícia me assustou, visto que o Android não é um S.O. comum, e que sua atualização seria garantida.
Uma pena, visto que o iPhone O.S. permite até mesmo ao iPhone 2G clássico a versão 3.1.2 mais recente, apenas não disponibilizando funcionalidades que não são compatíveis (3G, GPS, Bússola etc).
É um retrocesso, pois acredito que cada vez mais o celular irá se tornar um computador.
Ainda bem que temos hackers….
Até mais,
Acredito que esta seja mais uma grande vantagem na hora de comprar um celular ou smartphone. Atualmente QUALQUER aparelho eletrônico que não permite a atualização de seu sistema operacional (ou firmware) está fadado a uma rápida obsolecencia.
Comprei um DVD-player da Samsung que toca DviX e o fabricante libera de tempos em tempos um novo firmware. Agora se o software fosse livre, talvez estas atualizações seriam mais rápidas.
Também tive a oportunidade de testar um firmware para câmeras Cannon, desenvolvido por um grupo russo, que acrescentavam dezenas de funcionalidade à máquina fotográfica (no caso uma simples SD1000).
É a força do open source…
@Pool5
Android tambem atualiza, mas algumas atualizações não rodam bem num hardware antigo.
Nesse caso a atualização oficial ainda não saiu, na verdade o 2.0 nem saiu de forma alguma, foi portado antes de aparecer no mercado, quero ver fazerem isso no iPhone!!!
Se tem o código-fonte, tudo é possível.