Guia Linux para iniciantes, atualizado – por Carlos Morimoto
“O guia para iniciantes que havia postado em janeiro foi atualizado com dicas sobre instalação do sistema, particionamento, configuração do grub, configuração do Gnome e dicas gerais de uso do sistema.
Alguns dos novos tópicos foram escritos tomando como base o Ubuntu, mas o objetivo do guia continua sendo explicar os temas de maneira genérica, permitindo que as dicas sejam aplicadas a diversas distribuições.
A idéia é explicar o sistema de maneira simples, servindo como um ponto de partida para quem está começando, ou para os usuários mais tarimbados que querem entender melhor os fundamentos.”
Enviado por Carlos E. Morimoto (morimotoΘguiadohardware·net) – referência (guiadohardware.net).
(*_*)
1. Embora não tenha muita frequência, e em situação de contingência e inoperância, relativas ao GRUB e inicialização, – convem conhecer e operar o grub, em tempo de boot.
Opera-se com HELP e os parâmetros de cada comando-Grub.
Isto pode evitar e reinstalação.
2. Para suprir informações necessárias aos parãmetros do GRUB, é necessário ter a listagem ou copia manuscrita do GRUB, disponível para executar comandos-Grub.
3. O informativo dever restringir-se ao Ubuntu, em alguns termos, mas com similar procedimento para outros Linux.
Para conhecimento genérico, há Linux, em que o boot é gerado e regenerado, a partir de boot de Recuperação do sistema, usando a mídia de instalação (CD, DVD).
E recohece todas partições e sistemas (inclusive o windows) nos discos.
Isto, então, evita que o usuário execute edição do “menu.lst”.
Há também opção para alterar registros do grub (menu.lst), em interface gráfica, em Menu do sistema.
o/
“Para conhecimento genérico, há Linux, em que o boot é gerado e regenerado, a partir de boot de Recuperação do sistema, usando a mídia de instalação (CD, DVD).”
Big Linux