Guia: Computação gráfica com software livre
Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):
Para um bom profissional, a ferramenta é importante, mas não é tudo – principalmente na área da computação gráfica onde a criatividade conta e muito. Ser criativo não é necessariamente só ser bom de desenho, mas também ser corajoso. No fundo toda criação gráfica é uma viagem, uma curtição, é um pirar na batatinha como dizem os programadores.
Este guia aborda desde a edição simples de imagens com o gThumb, até a avançada com o GIMP, passando também pela criação vetorial com o Inkscape e finalmente modelagem 3D com o Blender juntamente com outros softwares – todos de código-fonte aberto. Afinal, quem disse que você precisa colocar a mão no bolso para produzir gráficos de qualidade? ” [referência: guiadohardware.net]
A maioria do material eh do cicero moraes… o cara tem muita pacienci em criar material para iniciantes…
parabens !!
Apesar das ferramentas ainda serem bem mais simples que as versões comerciais disponíveis pra Windows e Mac, já dá pra atingir um bom público e com o maior uso delas, mais recursos terão.
Discordo, MarcosAlex…
O guia é voltado para iniciantes e os exemplos são simples, mas afirmar que o Blender é “simples” é desconhecimento de causa. Basta ver a complexidade dos trabalhos criados por profissionais:
http://www.blender.org/features-gallery/
http://razgrizbox.wordpress.com/
PS.: Lembro que enviei uma notícia sobre o lançamento o meu guia, (http://blenderufpe.wordpress.com) para o Guia do Hardware, e ela não foi publicada. Concordo com o direito dos mantenedores em selecionar o que vai ou não no seu próprio site, mas não deixo de pensar que a recusa foi por questões meramente pessoais, devido ao meu passado de crítico construtivo do Kurumin.
Complementando, Parábens ao Cicero. Seu material é excelente, tem um foco direto e uma didática ótima para os iniciantes. A parte de Nodes está perfeita, mesmo para quem já é usuário avançado.
Não misturem as coisas.
Computação gráfica é isso aqui:
http://www.impa.br/opencms/pt/publicacoes/serie_computacao_e_matematica/livro_fundamentos_da_computacao_grafica/livro_fundamentos_da_computacao_grafica_conteudo.html
Enquanto que gimp, photoshop, indesign, autocad, etc; está muito mais para arte gráfica.
Só uma “correção”
no meu blog*(razgrizbox.wordpress.com) ainda não falei sobre o blender, isto pretendo fazer a longo prazo já que por agora já tenho obrigações com a comunidade do “O GIMP”.
Ok,Razgriz,
Minha intenção era mostrar links para trabalhos feitos no Blender e Gimp, mas me esqueci de citar gimp, antes de colocá-lo nos links.
“O guia é voltado para iniciantes e os exemplos são simples, mas afirmar que o Blender é “simples” é desconhecimento de causa. Basta ver a complexidade dos trabalhos criados por profissionais:”
Não, pelo contrário. Comparado com 3D Studio, Maya e afins, o Blender ainda possui bem menos recursos, por isso é mais simples. E mesmo que dê pra fazer trabalhos mais complexos (coisa que depende muito mais do profissional do que da ferramenta), eles ainda tem um limite, fora que em alguns casos a diferença esteja na produtividade ou na performance. Alguns efeitos que faço no Blender que demora 2 minutos, no Maya saem quase em tempo real. O mesmo acontece no Gimp e no Photoshop.
Deixei de trabalhar com isso faz um tempo, mas lembro muito bem q TODOS os equivalentes abertos no linux ou no windows na melhor das hipoteses só chegavam aos pés dos fechados. O único que nunca me descepcionou foi o blender. Hj eu só digo q faltam algumas ferramentas pra melhorar a produtividade que ele vai se tornar um software bem profissional. Amo o blender. Mesmo tendo deixado de usar durante um tempo devido a falta de alguns recursos fico cada vez mais impressionado com os recursos q aparecem a cada versão.
O gimp ja é um meio termo. Teve uma época q eu achava q iria alcançar o photoshop logo logo, hj ja não acredito mais nisso. Parece q parou no tempo. Só vou dar um credito pq faz um tempo que não vejo em que pé esta.
E o pior é q existem softwares comerciais pra linux (graficos) que são usados na industria do cinema que nem existem pra windows. Uma vez fiz um artigo sobre isso, mas faz anos. Só que os livres tirando o blender n vejo muito futuro pelo menos a curto prazo.
Quase ninguém fala que existem também alguns (poucos é verdade, mas existem) programas gráficos profissionais também para linux, como o Maya da Autodesk
http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/index?siteID=123112&id=7639522
http://img299.imageshack.us/i/mayaad1.png/
Não são tão poucos. Claro q comparado com os que tem pra windows são bem poucos.
Além do maya q vc comentou existem mais alguns 3D que n lembro o nome agora, o piranha pra pintura e o shake pra composição, o piranha pra pintura que são programas maiores, mas tem muitos outros. Alguns que só tem pro mundo unix.
Marcos Alex,
“Não, pelo contrário. Comparado com 3D Studio, Maya e afins, o Blender ainda possui bem menos recursos, por isso é mais simples.”
Concordo em relação ao Gimp, mas discordo completamente em relação ao Blender. Não dá nem para falar do 3d Max, simplesmente porque o renderizador do Blender é muito mais rápido. O Blender já tem simulador de fluídos há mais tempo que o Max…Atualmente, de dois anos para cá, dá sim para comparar Blender com Max. Principalmente no tocante a modelagem. Modelar no blender é muito mais produtivo. Óbvio que se sua experiência com blender for na época do 2.45 pra baixo, aí sim não dá.
Alguns efeitos que faço no Blender que demora 2 minutos, no Maya saem quase em tempo real. O mesmo acontece no Gimp e no Photoshop.
Eu crio pêlos no Blender muito mais rapidamente que no Maya, max etc…Não dá pra comparar. Não sei de onde você tirou isso, renderizo cenas com duas vezes mais velocidade no Blender que no Max ou Maya. Em termo de produtividade, também é bobagem…O Blender, uma vez que se domine a interface, é tão produtivo quanto qualquer outro. Em alguns casos mais, em outros menos. Em muitos setores inclusive, o Max encontrava-se defasado em relação ao Blender.
Comparativo de Softwares 3D.
http://www.tdt3d.be/articles_viewer.php?art_id=99
Portfolio de Teisson Froes
http://web.me.com/teissonfroes/TeissonFroesPortfolio/Home.html