Grand Central Dispatch: FreeBSD ganha componente do Snow Leopard
Leia também: “Apple coloca sob licença Apache a tecnologia Grand Central Dispatch” – segue remix da notícia do iG Tecnologia:
Os desenvolvedores do FreeBSD aproveitaram-se da oportunidade e anunciaram que o sistema acaba de receber uma versão do GCD. O código foi portado por Robert Watson e Stacey Son, e já está disponível na “loja online de software” do FreeBSD, o sistema Ports. Mas em vez de simplesmente adaptar a biblioteca, os programadores também adaptaram o compilador C clang e fizeram algumas modificações que tornam mais fácil utilizá-la fora do Mac OS X, o que pode beneficiar outros sistemas operacionais, como o Linux.
Segundo os desenvolvedores, as modificações necessárias para suportar a libdispatch serão incorporadas ao FreeBSD 8.1. Os próximos passos no projeto incluem um estudo para determinar se componentes-base do sistema operacional poderão se beneficiar do uso da libdispatch. (via tecnologia.ig.com.br)
Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).
Muuuito bom! Li um tempo atrás sobre as novidades do Snow Leopard, e o autor deu uma ênfase grande para o GCD, e parece ser uma solução bem interessante. Só que como não tenho um Mac pra testar… Quem sabe use o BSD ;)
Isso é o minimo que eles podem fazer, pois usaram o Kernel do FreeBSD 5, tá na hora de retribuir com algo.
o linux tem alguma coisa parecida com isso?
Nada mais justo, que liberar tecnologias que possam ser portadas para a “Fonte de inspiração de código”, vulgo FreeBSD =)
Só para esclarecer…
Conforme citado na notícia original, o port envolveu a adaptação do CLang para o FreeBSD (outro compilador C, não o conhecidissimo GCC), que utiliza uma característica nova e ainda não padrão (infelizmente) na especificação ANSI da linguagem C. Essa característica chama-se “blocks” – veja: http://en.wikipedia.org/wiki/Blocks_(C_language_extension).
Não há uma maneira fácil de portar o GCD para algum sabor de *nix sem adicionar suporte a blocks na linguagem C.
O efeito colateral é que agora temos um novo compilador C (CLang) disponível para o FreeBSD… ;-)
Hackks, o MacOS X não usa o kernel do FreeBSD 5 e sim uma versão modificada do microkernel Mach. O que o MacOS X usa é um layer de compatibilidade, chamado “BDS compatibility layer” que implementa as chamadas BSD e as traduz para os componentes e syscalls do Mach. O que conhecemos como “Darwin” é a combinação deles.
habeas_corpse, infelizmente o Linux ainda não tem nada parecido, já que ainda não incorporou oficialmente em nenhuma distro o CLang. Espero que o port do CLang para FreeBSD impulsione um port para o Linux.
ironmaniaco, concordo com você no quesito de liberação de tecnologias, só que o FreeBSD não é a unica “fonte de inspiração de código”. O BSD original continua sendo a “fonte de inspiração de código”, inclusive do próprio FreeBSD e OpenBSD.
Info: Desenvolvo software para sistemas “UNIX like” (incluindo NeXTStep, OpenStep e MacOS X) a mais de duas décadas.
Após o comentário acima tenho que conferir, pois até onde tinha visto, se não me engano noticiada pela própria Apple (Posso estar errado mas), o Darwin era quase o port do Kernel FreeBSD, e não apenas uma camada no sistema…
Sobre o GCD, devemos lembrar que muitos dos funcionários da Apple são commiters do projeto FreeBSD.
“O efeito colateral é que agora temos um novo compilador C (CLang) disponível para o FreeBSD… ;-)”
Isso não é um efeito colateral.. há muito tempo que o FreeBSD vem querendo usar o Clang como compilador padrão do sistema. Isso tá mais para um plus, isso sim.
Tessio, esse é o sentido da frase… Ainda bem que finalmente aconteceu! :-)
Apple fazendo despacho? Tem galinha preta e farinha junto?