Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Grand Central Dispatch: FreeBSD ganha componente do Snow Leopard

Leia também: “Apple coloca sob licença Apache a tecnologia Grand Central Dispatch” – segue remix da notícia do iG Tecnologia:

O FreeBSD é o primeiro sistema operacional a receber uma versão do Grand Central Dispatch (GCD), um subsistema do Mac OS X que melhora a eficiência em processadores com vários núcleos. O GCD facilita a tarefa de criar programas otimizados, que possam tirar melhor proveito de sistemas multiprocessados, como os atuais processadores Dual-Core, Quad-Core ou Hexa-Core da Intel e AMD.

Os desenvolvedores do FreeBSD aproveitaram-se da oportunidade e anunciaram que o sistema acaba de receber uma versão do GCD. O código foi portado por Robert Watson e Stacey Son, e já está disponível na “loja online de software” do FreeBSD, o sistema Ports. Mas em vez de simplesmente adaptar a biblioteca, os programadores também adaptaram o compilador C clang e fizeram algumas modificações que tornam mais fácil utilizá-la fora do Mac OS X, o que pode beneficiar outros sistemas operacionais, como o Linux.

Segundo os desenvolvedores, as modificações necessárias para suportar a libdispatch serão incorporadas ao FreeBSD 8.1. Os próximos passos no projeto incluem um estudo para determinar se componentes-base do sistema operacional poderão se beneficiar do uso da libdispatch. (via tecnologia.ig.com.br)

Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    braun1928 (usuário não registrado) em 16/10/2009 às 9:27 am

    Muuuito bom! Li um tempo atrás sobre as novidades do Snow Leopard, e o autor deu uma ênfase grande para o GCD, e parece ser uma solução bem interessante. Só que como não tenho um Mac pra testar… Quem sabe use o BSD ;)

    Hackks (usuário não registrado) em 16/10/2009 às 10:31 am

    Isso é o minimo que eles podem fazer, pois usaram o Kernel do FreeBSD 5, tá na hora de retribuir com algo.

    habeas_corpse (usuário não registrado) em 16/10/2009 às 11:00 am

    o linux tem alguma coisa parecida com isso?

    Nada mais justo, que liberar tecnologias que possam ser portadas para a “Fonte de inspiração de código”, vulgo FreeBSD =)

    Juvenal (usuário não registrado) em 16/10/2009 às 2:00 pm

    Só para esclarecer…

    Conforme citado na notícia original, o port envolveu a adaptação do CLang para o FreeBSD (outro compilador C, não o conhecidissimo GCC), que utiliza uma característica nova e ainda não padrão (infelizmente) na especificação ANSI da linguagem C. Essa característica chama-se “blocks” – veja: http://en.wikipedia.org/wiki/Blocks_(C_language_extension).
    Não há uma maneira fácil de portar o GCD para algum sabor de *nix sem adicionar suporte a blocks na linguagem C.
    O efeito colateral é que agora temos um novo compilador C (CLang) disponível para o FreeBSD… ;-)

    Hackks, o MacOS X não usa o kernel do FreeBSD 5 e sim uma versão modificada do microkernel Mach. O que o MacOS X usa é um layer de compatibilidade, chamado “BDS compatibility layer” que implementa as chamadas BSD e as traduz para os componentes e syscalls do Mach. O que conhecemos como “Darwin” é a combinação deles.

    habeas_corpse, infelizmente o Linux ainda não tem nada parecido, já que ainda não incorporou oficialmente em nenhuma distro o CLang. Espero que o port do CLang para FreeBSD impulsione um port para o Linux.

    ironmaniaco, concordo com você no quesito de liberação de tecnologias, só que o FreeBSD não é a unica “fonte de inspiração de código”. O BSD original continua sendo a “fonte de inspiração de código”, inclusive do próprio FreeBSD e OpenBSD.

    Info: Desenvolvo software para sistemas “UNIX like” (incluindo NeXTStep, OpenStep e MacOS X) a mais de duas décadas.

    José (usuário não registrado) em 16/10/2009 às 4:26 pm

    Após o comentário acima tenho que conferir, pois até onde tinha visto, se não me engano noticiada pela própria Apple (Posso estar errado mas), o Darwin era quase o port do Kernel FreeBSD, e não apenas uma camada no sistema…

    Sobre o GCD, devemos lembrar que muitos dos funcionários da Apple são commiters do projeto FreeBSD.

    Tessio (usuário não registrado) em 17/10/2009 às 10:17 am

    “O efeito colateral é que agora temos um novo compilador C (CLang) disponível para o FreeBSD… ;-)”

    Isso não é um efeito colateral.. há muito tempo que o FreeBSD vem querendo usar o Clang como compilador padrão do sistema. Isso tá mais para um plus, isso sim.

    Juvenal (usuário não registrado) em 17/10/2009 às 9:57 pm

    Tessio, esse é o sentido da frase… Ainda bem que finalmente aconteceu! :-)

    Anderson (usuário não registrado) em 17/10/2009 às 11:03 pm

    Apple fazendo despacho? Tem galinha preta e farinha junto?

Este post é antigo (2009-10-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.