Gráfica Livre
Enviado por carlos (atendimentoΘgraficalivre·com·br):
“A Gráfica Livre trabalha com programas open source e apoia e defende a causa do software livre no Brasil e no mundo. A Gráfica Livre tem a intenção de ser uma solução definitiva para artistas gráficos ou agências publicitárias que escolheram o Software Livre como meio de vida e ferramenta de trabalho.” [referência: graficalivre.com.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2009-12-22
Desculpe mas não detectei nada de livre neste site gráfica livre, você esta oferecendo um serviço comum entre as gráficas de hoje.
Vai ver é porque eles aceitam os arquivos em formato SVG? Mas não vi nenhuma referência a isso no site…
Pois é. Se você envia um CDR, arquivo do Corel Draw, prática comum na esmagadora maioria das gráficas, não vai conseguir imprimir?
Errado, bebeto_maya. O padrão gráfico atual é o PDF/X-1a. Revistas atuais só aceitam anúncios em PDF/X-1a ou TIFF. Hoje em dia, todo o fluxo de trabalho é baseado em PDF.
Se uma gráfica exige do cliente arquivos CDR isso é sinal de que são péssimos profissionais, desatualizados e problemáticos. Corra de uma gráfica dessas.
@Marco
Não gosto do Corel Draw, mas daí a questionar o profissionalismo de quem usa o formato deste software?
@Timm, acho que a crítica do Marco à falta de profissionalismo não foi o fato de usar o Corel Draw, mas de não respeitar a gráfica ao enviar um formato que não é aceito como padrão para este tipo de uso.
Isso pq os arquivos CDR têm restrição de software (só o draw abre) e mesmo de incompatibilidade entre diferentes versões do mesmo software (aham, uma versão numa versão mais recente não funciona numa mais antiga). O profissional não deve somente saber fazer uma coisa, mas deve saber COMO fazer, principalmente no que diz ao formato de arquivo que envia à gráfica e à maneira como a gráfica visualizará o documento.
Bem, o mesmo poderia ser dito de alguém que enviasse um SVG para uma gráfica que só aceita PDF, certo? :-)
Um dia desses fui numa empresa de impressão em camisas e me surpreendi ao ver eles abrindo arquivos SVG e no Inkscape! Até bati um papo com o pessoal de lá explicando mais coisa sobre o Inkscape. Isso é o que é legal, o mercado usando Software Livre. O próximo passo é eles entenderem a filosofia por trás disso e quem sabe até inovando um pouco seu modelo de negócios.
@Tenchi
É comum ao mandarmos arquivos “em corel” pra gráfica, perguntar qual a versão lá utilizada. O CorelDraw mesmo exporta com compatibilidade decrescente, podendo ser selecionada qual versão do software a outra ponta vai abrir. Apesar do formato SVG ser aberto e “qualquer software” pode abrir, eu vejo essa compatibilidade com bons olhos. Não obriga ninguém a atualizar as versões desnecessariamente, ou quase.
Acho desrespeito sim, afinal, o CorelDraw não é o único programa existente, e usuários de outras plataformas (olhei pra você, Apple) não possuem CorelDraw, ou usam softwares melhores como o Adobe Illustrator. Mas não acho que seja falta de profissionalismo, apenas questão de público alvo. ;)
Mas se a gráfica EXIGE isso é um erro .Agora se é uma opção de escolha então vai no gosto do cliente .
A microsoft exige que você salve seus arquivos no word para abrir corretamente no word .
Pois eu acho esse “esquema” muito pouco profissional. Faz muito mais sentido utilizar um formato independente do dispositivo. Claro que você vai argumentar que nada é perfeito… Mas a falta de profissionalismo é caracterizada justamente por esse “esquema” remendado de resolver o problema.
Como já disseram acima, se o cliente quer ser “pouco profissional”, tudo bem. Mas se o profissional (a gráfica, no caso) fizer isso… :-(
André Caldas.
Marco
Errado, bebeto_maya. O padrão gráfico atual é o PDF/X-1a. Revistas atuais só aceitam anúncios em PDF/X-1a ou TIFF. Hoje em dia, todo o fluxo de trabalho é baseado em PDF
Primeiro não estou errado quando afirmo que a arquivos CDR são recebidos toda hora e as gráficas até fecham arquivos com o cliente neste software. Outra coisa, eu não gosto do Corel, mas a interface dele é a melhor e mais fácil, isso é indiscutível. Mesmo os programas da Adobe não conseguem ser tão simples. O inkscape deu uma clonada na interface do Corel e se tornou uma opção tão usável quanto.
Com relação a fechamento de arquivos, obviamente uma saída PostScrip, com o drive ppd, separado em CMYK e finalizada no Adobe Distiler é o ideal. A questão é: Vocês fecham arquivos sem o Distiler?