Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Enxerto: Google prepara Chrome Frame também para o Firefox, afirma Mozilla

Remix das notícias do IDG Now:

O Google pode estar prestes a lançar uma versão do complemento Chrome Frame, criado originalmente para o Internet Explorer, da Microsoft, para o navegador de código aberto Firefox, segundo o engenheiro chefe da Mozilla, Mike Shaver. O Chrome Frame original é compatível com as versões 6, 7 e 8 do Internet Explorer e, após instalado, faz com que o navegador da Microsoft utilize o sistema de renderização de JavaScript e o suporte a padrões online, como o HTML 5, já disponíveis no Chrome.

“O código certamente está lá, mas não pode ser traduzido em intenção”, afirmou Shaver, se referindo a partes do código do Chrome Frame que indicam planos do Google de criar um complemente similar para o Firefox.

(…) Testes da Computerworld norte-americana indicaram que o Internet Explorer 8 com Chrome Frame abre sites em JavaScript com velocidade 9,6 vezes maior que o software original.

A Microsoft defendeu publicamente seu navegador, acusando o Chrome Frame de tornar o IE mais inseguro. Caso o Google confirme o complemento para Firefox, a postura da Mozilla não fugirá à apresentada pela Microsoft.

Tanto Shaver como a presidente do grupo, Mitchell Baker, chamam um suposto complemento de má ideia, afirmando que ele poderia confundir usuários sobre que navegador está abrindo as páginas e guardando senhas.

“Começamos a receber respostas da comunidade sobre o Chrome Frame e, quanto mais a ouvimos, mais preferimos que os internautas usem o Chrome inteiro ao invés do Chrome Frame”, afirmou Shaver. “E nós não gostaríamos que o Google fizesse conosco o que eles fizeram com a Microsoft”. (…) (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 2/10/2009 às 6:00 pm

    Hum, agora o pessoal da Mozilla se doeu. Isso é o que dá ficar dormindo no tempo, inchando um navegador que no começo era uma alternativa leve e agora é um tijolinho.

    Eu tenho o Chrome instalado aqui e, apesar de ser feito em GTK como o Firefox, inicia mais rápido. Seu desempenho em renderização das páginas é perceptivelmente superior, tendo-se a impressão de que é um programa mais leve que o Firefox, apesar de o consumo de RAM não muito diferente.

    Eu pessoalmente acho uma notícia positiva, pois agora a Mozilla tem uma boa motivação para finalmente se mexer e começar a trabalhar no desempenho do Firefox. Senão o Chrome vai tomar o lugar deles sem dó.

    Wilson (usuário não registrado) em 2/10/2009 às 6:07 pm

    O grande trunfo do Firefox é a diversidade de extensões disponíveis para ele. Hoje eu tenho tanto o Firefox como o Chrome instalado. Quando eu quero apenas navegar rapidinho, abro o Chrome. Mas, para uso profissional, o Firefox, com suas extensões, é muito mais produtivo para mim.

    alberto (usuário não registrado) em 2/10/2009 às 6:17 pm

    Tinha lido essa notícia e não achei o original dessa declaração da Mozilla. Era em algum blog? Alguém encontrou?

    Acho que as declarações do Mike Shaver saíram também no blog dele: http://shaver.off.net/diary/2009/09/28/thoughts-on-chrome-frame/

    A desculpa da MS para criticar foi ridícula, o navegador dela é uma peneira, o que poderia torná-lo pior?

    Também acho que a Mozilla tá se doendo por besteira. Sendo um complemento como qq outro, qual seria o problema? Usa quem quer. Como o FF é software livre, o Google vai conseguir uma integração bem melhor.

    Eu tb instalei o Chromium aqui no meu Fedora e fiquei impressionado com a rapidez; se esse futuro Chrome Frame deixar o Firefox igualmente rápido, permitindo que eu continue com os complementos do Firefox, vai ser o melhor dos dois mundos! Usarei ele sem pestanejar.

    Não estou por dentro das licenças envolvidas nem como é o desenvolvimento dos projetos, mas sendo o Chromium um software livre e se mostrando assim tão superior no que faz, a Mozilla poderia jogar a toalha e adotá-lo oficialmente como engine. Pq não?

    alberto (usuário não registrado) em 2/10/2009 às 6:48 pm

    Augusto, no original há citações que não achei em local algum: http://news.idg.no/cw/art.cfm?id=0FC64D14-1A64-6A71-CE0A88ED84ECF76C Talvez tenha sido em alguma entrevista ou palestra.

    Minha impressão é que o IDG transformou um “teoricamente é possível” para “Google prepara complemento para Firefox”.

    Rogério Garcia - RoG. (usuário não registrado) em 2/10/2009 às 6:59 pm

    Opa, Webkit no Firefox, perfeito! hahahahaha!

    Como a Computerworld e o IDG não são blogs amadores (ao contrário, por exemplo, do BR-Linux), eu certamente espero que eles de vez em quando busquem declarações exclusivas desse tipo de gente – não fiquem apenas se baseando no que eles publicam em seus blogs!

    E pelas declarações publicadas, eu entendo que o Shaver não deixou dúvida que ele acredita que o Chrome Frame para Firefox está mesmo sendo preparado – ele disse que está no código-fonte, portanto isso pode inclusive ser verificado (ao menos em tese).

    O que há dúvida – e isso o Shaver também foi citado afirmando, e o IDG Now reforçou – é se o Google pretende lançar este produto. Se a decisão fosse minha, eu não lançaria, se forem verdadeiros os motivos que o Google divulgou sobre a sua decisão de lançar uma versão para o IE.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 2/10/2009 às 7:14 pm

    Usava o firefox, saiu o opera 10 comecei a usar o opera 10, conheci o chromium e… pra mim apesar de não ser uma release oficial ainda pra linux… é o melhor navegador do mercado.

    Carlos (usuário não registrado) em 2/10/2009 às 7:43 pm

    Firefox feito no GTK? Desde quando? Que eu saiba ele usa XUL.

    estranhocara (usuário não registrado) em 2/10/2009 às 8:03 pm

    Firefox feito no GTK? Desde quando? Que eu saiba ele usa XUL.

    Sim, ele é feito em XUL. Note entretanto que a engine XUL dele roda, no Linux em outros UNIX-like, sob o GTK.

    Houve esforços para portar a engine XUL para outros toolkits, por exemplo Qt, mas até onde eu saiba, nunca foram terminados completamente.

    O grande trunfo do Firefox é a diversidade de extensões disponíveis para ele. Hoje eu tenho tanto o Firefox como o Chrome instalado. Quando eu quero apenas navegar rapidinho, abro o Chrome. Mas, para uso profissional, o Firefox, com suas extensões, é muito mais produtivo para mim.

    O Chromium (versão experimental) já suporta extensões há um certo tempo, e existem várias delas disponíveis. Eu achei mais fácil desenvolver extensões para o Chromium que para o Firefox.

    Alguns sites especializados em extensões para o Chromium:
    - http://www.chromeextensions.org/
    - http://www.chromeplugins.org/

    Erik Paixão (usuário não registrado) em 3/10/2009 às 12:11 am

    O Chromiun no Linux é bem mais leve pois não carrega os plugins java, flash e outros de multimidia além de não possuir as extensões. O Firefox recem-instalado (ou seja, pelado) é tão rápido quanto o chromiun.

    João Marcus (usuário não registrado) em 3/10/2009 às 12:23 am

    Erik, em páginas que executam bastante Javascript, a diferença do Chromium para o Firefox é muito grande, e quando estamos falando sobre canvas e afins então…

    O Chromium no Linux está funcionando muito bem, só tem uma coisa que me irrita muito: essa porcaria de Backspace que volta para a página anterior se você não estiver em uma caixa de texto. É irritante.

    estranhocara (usuário não registrado) em 3/10/2009 às 12:43 am

    Erik, De onde você tirou isso? Eu acabei de dizer que tem extensões. E claro, já tem plugins funcionando faz tempo, incluindo Flash e Java.

    >>> é bem mais leve pois não carrega os plugins java, flash

    Negativo. Ele usa os mesmos do Firefox, assim como o Konqueror ;)

    zer0c00l (usuário não registrado) em 3/10/2009 às 9:49 am

    Vocês tão falando de Linux?

    Há também o Midori. Parece-me que o Webkit é bem renderiza bem mais rápido.

    self_liar (usuário não registrado) em 3/10/2009 às 11:54 am

    Fico com o firefox mesmo assim porq

    self_liar (usuário não registrado) em 3/10/2009 às 11:56 am

    Fico com o firefox mesmo assim porque ele nao tem tanta influência do google e o chrome tem coisas proprietárias da google.

    Firefox é um browser mais importante para a comunidade livre do que chromium . É mantido de forma mais independente do que o chromium.

    Cabeçudo (usuário não registrado) em 3/10/2009 às 1:04 pm

    Eu utilizo somente o Firefox. Pessoalmente não vejo razão para se ter mais de um navegador, a não ser pra quem trabalha na área de web.

    Agora o Google… sei não, essa empresa tem muita carta na manga, acho que vem coisa grande por aí…

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 3/10/2009 às 3:38 pm

    Só uma informação: Vejo muita gente falando do Chromium no Linux e fazendo uma bela confusão. o que muita gente tá chamando de “Chromium” no Linux atualmente na verdade é o próprio “Google Chrome” só que “Experimental”, ou seja o Google Chrome já existe pra linux, apesar de ainda muito capado, mas o que posso dizer é que as atualizações são bem frequentes, e você pode baixar ele pra sua distribuição adicionando o repositório do google: http://www.google.com/linuxrepositories/

    @Marcelo Mendes, uso o chromium para linux (compilação diária de um dos dos repositórios ppa do ubuntu) e ele já me parece bastante completo.

    Um recursos que hpa algunas semanas não existia e que foi implementado recentemente é o suporte a impressão, inclusive para PDF. Funciona muito bem.

    chrome frame para firefox? acho q mesmo q saia não dará muito certo. Normalmente quem usa o firefox sabe o que está usando, por escolha própria e normalmente já ouviu falar do chrome. Ou seja, é o típico usuário que se precisar, instala o chrome por conta própria, recomendação aliás presenta na notícia.

    Agora, para o IE… Aliás, quem usa IE (vixe, tenho um professor programador para web q usa só o IE e não quer saber de outra coisa…) normalmente não entende muito destes bichos de navegador. Para ele o “ezinho” azul é a própria Internet. Ao meu ver o chrome frame não fará muito sucesso a não ser que se instale sozinho, como estas toolbars que vira e mexe aparecem no Internet Explorer e o usuário nunca sabe de onde vieram.

    Minha nossa, rezo à todos os santos quando vejo um internet explorer cheio de toolbars! hauahau Tem umas até que não tem opção para serem removidas e algumas vezes ocupam mais da metade da tela :-)

    Aqui no meu firefox tenho trocentas ferramentas numa interface extremamente limpa. Não tenho menus e somente cinco botões na barra de ferramentas: a barra de menu compactada num só botão, voltar, avançar, recarregar e inspecionar elemento (do firebug).

    Sim, e o firefox está perdendo feio para o chrome/chromium/webkit na questão de desempenho em aplicações em javascript. O pessoal da Mozilla tem q começar a pensar em desempenho e parar de pensar em aparência (já que não adianta mais, o firefox é feio por natureza e gosto dele assim, pois torna-se extremamente personalizável).

    Desculpa de ser multiplataforma? Ué, o Opera e o Chrome também são, e nem por isso são pesos pesados…

    estranhocara (usuário não registrado) em 3/10/2009 às 4:09 pm

    Não acho que o Chromium esteja “muito capado”. Para mim já está com qualidade de Release Candidate. Acredito que no máximo até o final de novembro deva sair a versão final/oficial (Chrome).

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 3/10/2009 às 5:32 pm

    @tenchi ainda não usei o “Chromium” está muito diferente do Google Chrome Experimental? Até agora só use o Google Chrome Experimental, acho que vou testar quando não estiver na dial-up :P

    @estranhocara,
    Acho que você tá misturando as coisas, eu falei que o “Google Chrome” pra linux está capado, apesar de estar bastante funcional, e não do Chromium, que é o core livre de onde “Google Chrome” é baseado.

    Ou seja, eu não estou usando no momento o “Chromium” e sim o “Google Chrome” experimental. O “Chromium” não é o “Google Chrome experimental”. Se você está usando o repositório do google, você está usando o Google Chrome Experimental, e não o Chromium.

    ejedelmal (usuário não registrado) em 3/10/2009 às 6:14 pm

    Ando usando o Arora.

    estranhocara (usuário não registrado) em 3/10/2009 às 8:25 pm

    @Marcelo Mendes, Estou usando o repositório da Google e vem o mesmo Chromium que viria de qualquer outra forma. Não sei onde você encontrou esse tal “Google Chrome experimental capado”, mas passe o link por favor.

    Vinicius (usuário não registrado) em 3/10/2009 às 8:48 pm

    Acho que o Google está mostrando sua “cara” aos poucos = capitalista, ela enxergou o poder do Software Livre, e não acho isso bom nem ruim… td depende.

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 4/10/2009 às 12:39 am

    Eu também, continuo de Arora!

    ioca100 (usuário não registrado) em 4/10/2009 às 11:50 am

    O Chromium aqui no Karmic não ouço rádios online, nem o Moonlight para ouvir a Sonora, já o Firefox tudo funciona.

    @ioca100, o moonlight é instalado como uma extensão do firefox, não como um plugin. Se vc quiser que o chromium use as extensões do firefox, etc., inicie ele com os parâmetros –enable-plugins

    O Flash no chromium ainda está mais instável que no firefox. Alguns sites percebi que não funcionam no chromium, como o do banco do brasil.

    self_liar (usuário não registrado) em 4/10/2009 às 3:39 pm

    O pessoal reclama do firefox,mas devemos entender que a mozilla é muito pequena em comparação a Apple e a Google .Se querem um navegador melhor ,façam alguma coisa para mudar.

    Os dois navegadores financiados pelas duas empresas podem ser muito bons ,mas ajudam essas empresas a destruir a sociedade em que nós vivemos.

    CYGNUS X-1 (usuário não registrado) em 4/10/2009 às 7:33 pm

    o q estraga o firefox é essa porcaria do gecko q consome absurdos de memória e processador. vamos ver o q vão fazer na versão 3.7, mas duvido q tenha grande melhora. Enquanto isso vou usando o opera mesmo com os problemas no gmail e sem funcionar com internet banking e nem com alguns sites menos importantes.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 4/10/2009 às 8:25 pm

    “Erik, em páginas que executam bastante Javascript, a diferença do Chromium para o Firefox é muito grande, e quando estamos falando sobre canvas e afins então…”

    Já foi grande, hoje em dia é difícil perceber diferença. Até o IE melhorou a performance do Javascript.

    @Marcos Alexandre, desculpa por descordar, mas o firefox perde sim feio pro chrome e webkit em desempenho em javascript e canvas. Pelo menos no Linux, onde eu estou usando a versão de desenvolvimento do firefox 3.5.4 e do chromium 4.0 (builds diários).

    o pessoal da mozilla tem q levantar as orelhas e dar uma ouvida melhor :-) mas mesmo assim o firefox é o principal browser aqui.

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 5/10/2009 às 4:13 pm

    @estranhocara,

    Vamos lá, é fácil! :)

    Abra o seu “Chromium”, vá no ícone da chave inglesa, clique em “About Google Chrome” e leia o que está escrito na janelinha.

    Aqui no meu diz assim:

    ——————————————————————–
    Google Chrome
    4.0.220.1

    Copyright © 2006-2009 Google Inc. All Rights Reserved
    Google Chrome is made possible by the Chromium open source project and other open source software.

    Google Chrome termos of Service
    ——————————————————————–

    Ou seja, se no seu tiver isso aí, você não está usando Chromium, e sim o CAPADO Google Chrome Experimental para Linux ;)

Este post é antigo (2009-10-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.