Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google Chrome ganha novo beta

Nova versão do browser ganha funções e promete ser até 35% mais rápida que a atual.

O browser Chrome, do Google, ganhou um novo beta nesta terça-feira (17/03). A nova versão beta do Chrome, já disponível para download, promete ser ainda mais rápida do que a anterior e inclui novidades como os recursos autocompletar, auto-scroll, zoom de página inteira e uma nova forma de arrastar as abas lado a lado.

Desde que o Chrome deixou de ser ‘beta’, em dezembro de 2008, o Google continuou a lançar correções e atualizações, enquanto criava e testava melhorias no browser, informa o blog do Google. “Agora estamos prontos para lançar o próximo beta do Google Chrome para que alguns tenham um feedback inicial de funções que ainda estão em acabamento”, diz a empresa.

De acordo com os testes do Google, o novo beta do Chrome promete ser de 25% a 35% mais rápido do que a versão anterior final e quase duas vezes mais rápido do que a versão beta original do browser.

O Chrome agora passa a contar com um canal beta para publicação de atualizações regulares do browser, incluindo avanços em velocidade, funções e correções, e receber opiniões de usuários. “O canal beta é uma boa forma de ficarmos atualizados sobre o que está funcionando ou não”, observa o Google. (via idgnow.uol.com.br)

Leia também: Google Chrome for Linux On Its Way: Take It for a Spin, no OSNews.

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 18/03/2009 às 10:23 am

    E Linux?

    Ioca100 (usuário não registrado) em 18/03/2009 às 10:41 am

    Tentei instalar aqui no Ubuntu, já tem uma versão alfa nativa, mas não consegue abrir.

    Lucas Fernando Amorim (usuário não registrado) em 18/03/2009 às 10:45 am

    Sim, e o Linux?

    Acho engraçado o tanto que essas engines eram mal feitas. Agora todo mundo consegue otimizar a performance em 40, 50%. Ninguém dava valor ao Javascript pelo jeito, resta agora uma nova versão da linguagem pra permitir mais recursos.

    Lucas, o link no final da notícia apresenta o estado atual no Linux.

    Adilson Sansos da Rocha (usuário não registrado) em 18/03/2009 às 1:11 pm

    Vai ser divertido usar chrome o firefox e opera ao mesmo tempo.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 18/03/2009 às 1:20 pm

    Sendo o chato, mas no artigo afirma demais “o Google” quem criou o navegador. Foi o mecanismo de busca ou foi a empresa quem criou? Se for a empresa, não seria “a Google”?

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 18/03/2009 às 2:02 pm

    @Covarde Anonimo,
    Você reclama quando alguém fala Gillete em vez de lâmina de barbear? A google era só uma ferramenta de busca e, como a gillete, xerox, durex, etc, acabou virando “o google”. Paciência…

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 18/03/2009 às 4:51 pm

    @Covarde Anonimo

    complementando…

    Hastes flexiveis com pontas com algodão ou Cotonete? :P

    lol

    Isopor ou poliuretano polietileno
    Bombril ou palha de aço
    Windows ou sistema operacional? (ops)!

    Aí o cara vai no mercado maizena e pó royal para fazer um bolo. Poderíamos ficar a semana inteira fazendo este tipo de citações :-)

    Espero que o navegador do google possa ser rápido e leve, pois se não o for ão terá diferencial algum sobre os navegadores disponíveis para as novas plataformas que quer suportar (o chromium no Linux pelo menos). Caso contrário será só “mais um navegador”.

    argh (usuário não registrado) em 18/03/2009 às 7:07 pm

    A versão alfa para Linux eu testei aqui e está bastante leve (com relação aos outros browsers), apesar da gambiarra que fizeram (Skia em cima de Cairo em cima de GTK, eca… http://code.google.com/p/chromium/wiki/LinuxGraphicsPipeline).

    Só que claro, é um alfa, e faltam um monte de coisas ainda. Não tinha nem suporte a abas ainda, e ainda não tem aquele treco de multi-processos.

    Já o port para Mac está mais avançado, já tem até multi-processos…

    Juliano (usuário não registrado) em 18/03/2009 às 10:20 pm

    Cuiado que isso vi acontecer: http://info.abril.com.br/blog/nalinhadogoogle/20090318_listar.shtml?154903

    “Chrome está a um passo de implodir o Firefox”

    Deprimente…

    Artigo bem fraco, hein? Apresenta a hipótese de que a existência de extensões populares para o Chrome irá “implodir o Firefox”, e aí simplesmente toma como verdade que já se está a um passo de que isso aconteça, sem nem tentar arriscar uma explicação sobre como, quando, por que, etc.

    De todo modo, a escolha entre softwares disponíveis cabe aos usuários, ou ao mercado. Não há nada de errado nisso. Se uma alternativa qualquer for percebida como superior ao Firefox (mesmo que seja pela tal presença de extensões), é bem natural que ela tome boas parcelas da sua fatia de mercado – e se ela também tiver código aberto, tanto melhor.

    alberto (usuário não registrado) em 18/03/2009 às 10:58 pm

    @Juliano: deu vergonha alheia de ler esse artigo. Então o Chrome tem está com 1,5% há 6 meses e culpa é da falta de extensões? Com as extensões do Chrome o Firefox vai virar só uma página na wikipedia? Gesus…

    BTW, me lembro aqui nos comentários do br-linux na época do lançamento do IE7. Diziam que tendo vários recursos do Fx, o IE7 iria acabar com o Firefox…

    Só sei que simplemente impossível prever o que vai acontecer. O próprio IE8 foi pioneiro na arquitetura multi-processos, tem um excelente suporte a CSS e boas ferramente de dev. Browser ruim hoje só o Opera :-).

    alberto, o último parágrafo foi uma ironia, não foi? Não entendo como as pessoas conseguem utilizar IE (mesmo o 7) hoje em dia. É rápido, isto não posso negar, mas é muito ruim em plugins (e extensões, etc), além de não ter – ou muito pouco – suporte à um monte de padrões web. O IE7 nem no acid2 passou ainda. Os outros navegadores já suportam a maioria das coisas do css3 (o firefox é piorzinho neste quesito, se comparado ao chrome, à webkit e ao opera), por exemplo.

    Só o fato de eu poder deixar o meu firefox do jeito que eu quiser (isto também é algo que me atrai no (gnu/)linux) já o deixa no topo da minha lista de navegadores.

    esbrolbus (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 12:24 am

    IE8 com excelente suporte a CSS ? Tá de brincadeira né xará?!
    :)
    Fala sério!!!

    alberto (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 12:26 am

    tenchi, meu último parágrafo não foi ironia. :-) O que acho é que o IE8 pode ser bom o suficiente para o user normal descartar a ideia de instalar outro browser. Não é nenhum Firefox, mas é usável.

    Já sobre o CSS3, não sei dizer. Tem uma página com esse tipo de comparação entre engines? Veja http://www.css3.info/preview/ O fx3.1 tem muita coisa dali. Bem mais que o Chrome 1.0. Não sei como está no Safari 4/Chrome 2.

    alberto (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 12:34 am

    esbrolbus, é o que dizem por aí :-P

    D (usuário não registrado) em 21/03/2009 às 1:21 pm

    que discussão desnecessaria que voces começaram…

Este post é antigo (2009-03-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.