Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Variando: Google Chrome 64-bit será lançado primeiro para Linux

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com):

“O navegador Chrome estará brevemente disponível em 64 bits, mas apenas para Linux. “O time V8 fez um trabalho incrível neste trimestre construindo um porte 64-bit funcional. Após um punhado de mudanças no lado Chromium, eu tive a construção do Chromium Linux em 64-bit nas últimas poucas semanas”, disse o engenheiro do Chrome Dean McNamee. Enquanto os usuários do Windows Vista 64-bit podem estar ofendidos por terem sidos deixados de lado (pelo menos por enquanto), o movimento faz sentido, dado que a adoção dos sistemas 64-bit permanece mais forte do lado Linux do que do lado Windows. Mas dada a experiência mais suave de mudar para 64-bit no Vista, comparado ao XP, e Windows 7 moldando-se da mesma forma, nós imaginamos que uma versão Windows do Chrome 64-bit não pode estar muito atrás. (…)” [referência: keepgeek.com.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 24/08/2009 às 5:50 pm

    Uma boa notícia. Justamente agora que estou instalando o Debian em 64 bits.

    Claudio (usuário não registrado) em 24/08/2009 às 7:04 pm

    Navegadores 64 bits para Windows ainda são irrelevantes; o plugin do Flash não existe em 64 bits para esta plataforma, o do Java saiu há poucos meses. Sequer existe build oficial em 64 bits do Firefox para esta plataforma.

    Eu uso (Firefox + Flash + Java) 32 bits em um Windows 7 64 bits, e tudo funciona maravilhosamente bem. Podemos esperar um pouco pelas versões em 64 bits.

    Rogério Garcia - RoG. (usuário não registrado) em 24/08/2009 às 9:14 pm

    Infelizmente o Flash tanto 64 quanto 32 bits no Linux não tem lá sua melhor performance comparado às outras plataformas. =/

    Augusto Fornitani (usuário não registrado) em 24/08/2009 às 10:39 pm

    Eis uma boa dica: http://bit.ly/6R5eu

    Paul (usuário não registrado) em 24/08/2009 às 11:24 pm

    Que novela, hein? Daqui a pouco o Augusto começa a colocar foto dos Teletubbies pra news do Chrome for Linux (port oficial, não “pegue os fontes apenas do engine em tal site”).

    Richard (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 12:30 am

    Olá amigo tudo bem. Você reparou esses dias as reportagens da rede globo sobre a igreja universal do reino de Deus? Aqueles caras são uns tremendo ladrões, roubam os fiéis pregando mentirosamente sobre dízimos e arrancam dinheiro do povo. Sou teólogo e conheço bastante sobre esse assunto. Coloquei em meu coração alertar as pessoas contra esses ladrões que usam o nome de Deus para roubarem os inocentes. Tenho um site onde esclareço muita coisa sobre esses assuntos, meu objetivo é alertar as pessoas para que elas não entreguem seu suado dinheiro para esses salafrários. O endereço do meu site é: http://www.dizimos.com.br

    No site eu coloco vídeos semanais mostrando através da bíblia que o dízimo nunca existiu. Estou empenhando esforços para derrubar esses mafiosos e suas falsas igrejas. Venho lhe pedir um apoio: Preciso de alguns links de sites ou blogs que tenham bom pagerank para que meu site se torne mais encontrável. Você poderia colocar um link para mim? Com certeza estaremos fazendo com isso uma obra para Deus que nos recompensará. Espero resposta, obrigado.

    Meu e-mail é: dizimos@dizimos.com.br

    Cardoso (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 1:23 am

    Vale o trabalho de FAZER uma versão 64 bits Windows? Só estou vendo adoção em ambiente corporativo de servidores.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 9:15 am

    O Flash 64 bits pra Linux, apesar de Alpha, é 10000 vezes mais estável que o NSPluginWrapper. Aquilo sim é uma bomba. O que só me “assustava” é que, a mesma versão Alpha estava muito desatualizada no site da Adobe, provavelmente por causa da crise (ela deu férias pros funcionários, lembram?). Porém, a versão foi atualizada agora em 30 de Julho, e funciona realmente muito bem. O plugin oficial do Java também resolveu, apesar da instalação problemática. IcedTea suckava.

    Uso Linux 64 bits há dois anos e hoje as coisas estão bem melhores do que eram quando cheguei. Que melhore ainda mias com o Chrome! Os 32 bits já morreram há muito tempo, só esqueceram de enterrar.

    Monge (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 10:18 am

    Finalmente uma boa notícia, Lucas!

    eu tentei o ubuntu64 há 2 anos, e desisti, por causa da falta de suporte a Java e Flash. As gambiarras propostas na época eram bizarras demais. Estava esperando um depoimento como o seu para voltar a tentar.

    zina (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 1:08 pm

    errrrr… dizer que os 32 bits morreram em pleno avanço de netbooks TODOS de 32 bits é meio… ignorante?

    como voçê mesmo disse, os kernels 64 bits ja existem a usn 5 anos e ATE HOJE os devs não aderiram… vai enterrar o que?

    Claudio (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 2:39 pm

    Em desktops, entendo que só faz sentido usar 64 bits para superar o limite de reconhecimento de RAM. Eu só aderi ao Vista (e agora ao 7) em 64 bits para que meus 4GB fossem reconhecidos.

    Sim, algumas aplicações específicas ganham bastante com a mudança para 64 bits, mas acho que nada que seja tão significativo a ponto de fazer um usuário querer migrar.

    William S. (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 3:41 pm

    Eu uso 64 bits na minha workstation já há três anos e não quero nem saber de 32 bits a não ser que seja a única opção. Ainda assim eu prefiro rodar a aplicação numa máquina virtual 32-bits na minha plataforma (que eu nunca gostei de misturar libs). Se sua máquina é capaz, então use 64, está bem mais fácil hoje em dia. Ainda que ainda sejam a maioria, em mais um par de anos, 32-bits vão sobrar só para netbooks e micros “ponta de estoque”.

    “…os kernels 64 bits ja existem a usn (sic) 5 anos e ATE HOJE os devs não aderiram… ”

    Pois é… o Win-XP já existe há quase oito anos e ainda responde por 75% das instalações. Moral da história ? O ser humano, sem motivação suficiente, é um belo de um preguiçoso.

    gean (usuário não registrado) em 27/08/2009 às 11:11 pm

    Caramba, instalei aqui pra testar no meu Arch64 esse chromium, e tá espetacular. No pouco que usei até agora pareceu um tanto estável, inclusive com o plugin do Flash de 64 bits. E tá muito rápido.

Este post é antigo (2009-08-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.