Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google anuncia Neatx, software de acesso remoto gráfico

Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br):

“”O anúncio do Google Chrome OS na semana passada causou um grande impacto no mundo da tecnologia, e ofuscou um outro anúncio também do Google, pequeno mas considerável. A empresa está trabalhando numa aplicação cliente-servidor para telas remotas, com algumas bases no NX.

O NX é da NoMachine, e permite usar conexões remotas do X com um bom desempenho via Internet. De qualquer lugar do mundo os usuários podem se conectar ao servidor da empresa ou de casa (no caso dos mais geeks). Há várias soluções parecidas de concorrentes.

O Google procura algo que seja simples e rápido, além de aberto. Os produtos atuais do NX server são proprietários, e o correspondente livre FreeNX é difícil de manter por usar várias linguagens, segundo o Google. Sendo assim decidiram usar parte dos códigos livres e criar um novo programa, o Neatx. Ele terá alguns recursos não presentes no FreeNX, e é claro, nem todos os recursos do FreeNX estarão presentes, pelo menos no começo.

Ele permitirá o básico: criar sessões, suspendê-las, retomá-las e desligá-las. Há suporte ao Gnome, KDE e aplicações que rodam no terminal. Janelas flutuantes e sessões virtuais, tela cheia, resolução personalizada, e preferências de teclado também são suportadas. O Neatx é escrito em Python, com alguns scripts Bash e um programa escrito em C, por questões de desempenho.

Muitos alegam que o Neatx será o servidor de tela remota padrão no Chrome OS, mas para o Google a data de anúncio foi apenas coincidência.”” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2009-07-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.