Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Gnome reduz uso de ícones para simplificar interface

Trecho da cobertura do iG Tecnologia, por Antonio Blanc:

Na busca por uma melhor usabilidade, os desenvolvedores do projeto Gnome (gnome.org) tomaram recentemente uma decisão radical: eliminar os ícones em boa parte da interface, esperando assim despoluí-la e facilitar seu uso.

A decisão afeta principalmente botões e itens de menu e entra em vigor a partir da próxima versão do ambiente desktop (2.28, programada para o fim de setembro). As exceções são itens de menu que representem “objetos dinâmicos” como aplicativos, arquivos, documentos, marcadores e dispositivos. Ou seja, os itens “salvar” e “imprimir” no menu de um aplicativo não terão ícones, mas um atalho para um aplicativo no “menu iniciar” terá.

Além disso, também será escrito um guia para auxiliar os desenvolvedores a decidir quando usar ou não os ícones. Segundo Andreas Nilsson, um dos designers envolvidos no projeto, o resultado será um “visual mais atraente, que levará a uma interface mais limpa e eficiente”. Fãs dos íconezinhos não precisam se preocupar: uma opção nas preferências do sistema permitirá restaurar o comportamento atual. (via tecnologia.ig.com.br)

Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eduardo (usuário não registrado) em 5/08/2009 às 8:28 am

    Po, eu gosto tanto da interface do Gnome, os menus, eu acho que essa é a identidade do Gnome.

    Mauricio (usuário não registrado) em 5/08/2009 às 8:55 am

    Gnome se adaptando aos meios modernos.. Talvez seguindo a tendência da interface KDE?

    Se esta interface polida atender aos requisitos (usabilidade e facilidade), creio que não fique ruim. Outras interfaces poderão seguir esse modelo

    Isso vai economizar alguns kbytes de memória, alguns ciclos de processamenta para desenhar a imagem e alguns outros de I/O para ler o maldito ícone.

    Será muito bom para aumentar a performance do sistema como um todo. Tá… será pouco, mas é de grão em grão que a galinha enche o papo, então é isso ai. Ótima iniciativa.

    PoolS (usuário não registrado) em 5/08/2009 às 9:04 am

    Estranho tornar padrão medidas de economia e desempenho sendo que cada vez mais os computadores estão mais potentes. Deveria ser opcional na instalação do sistema.
    O KDE 3 perguntava na primeira execução sobre icones, tema, fontes… Veja algo parecido para solucionar isso. Maior desempenho ou Maior “Diversão”.

    Minha opinião!

    Até mais,

    Eduardo (usuário não registrado) em 5/08/2009 às 9:12 am

    @welrbraga

    Concordo com vc caso vc esteja usando um micro de 15 anos atrás, caso o contrário não vejo tanto desperdício de processamento quanto a rápida interface do KDE 4 que é polida (sarcasmo=TRUE;)

    Felipe Raposo em 5/08/2009 às 9:50 am

    @Pools

    Po, leia o texto, pelo menos.

    Fãs dos íconezinhos não precisam se preocupar: uma opção nas preferências do sistema permitirá restaurar o comportamento atual.

    Belverde (usuário não registrado) em 5/08/2009 às 10:05 am

    Reduzir o número de ícones no gnome não vai melhorar em nada a usabilidade (que é bastante sofrível). Podiam começar repensando a maneira como os menus são agrupados…

    leonardo (usuário não registrado) em 5/08/2009 às 10:07 am

    Belverde, você diz isso por que deve ser usuário do lixo chamado KDE…

    Mas é um saco mesmo. Todo botão tem que ter um “desenho”, que acaba desalinhando a interface em alguns casos, e deixando “infantil demais”….
    (Sim, esta é a MINHA opinião, antes que comece o mimimi…)

    http://www.osnews.com/img/21935/button-icons1.png

    http://www.osnews.com/img/21935/button-icons2.png

    http://www.osnews.com/img/21935/button-icons1.png

    john (usuário não registrado) em 5/08/2009 às 10:21 am

    Ótimo… Quando o gnome não está parado ele está andando pra traz.

    Ian Liu (usuário não registrado) em 5/08/2009 às 10:21 am

    Eu não acredito que remover ícones vá fazer alguma diferença na usabilidade. Alias, quais são os problemas de usabilidade do Gnome que todo mundo tanto fala?

    Sim, como posso ver nas imagens do Ironmaniaco, perece ter ficado melhor. É difícil definir o q eh melhor para cada usuario, vamos ver com o tempo.
    Somente acho estranho q estejam desenvolvendo a linha 2.x.x do Gnome ainda, pelo visto não estão com pressa com o Gnome 3.0

    Marcelo andrade (usuário não registrado) em 5/08/2009 às 10:55 am

    A usabilidade no Gnome é MUITO SUPERIOR à do KDE (ao menos até as versões 3.x). Graças à importância do gerenciador às Human Interfaces Guidelines.

    Quer ver um exemplo? Tente mandar imprimir apenas entre as páginas 1 e 3 de um documento no Gnome e no KDE. Neste segundo a opção no diálogo do KPrinter está tão escondida que acredito que até quem use o sistema possa ter dificuldade.

    Um exemplo ilustrativo da diferença de usabilidade desses gerenciadores de janelas:

    http://www.guiadohardware.net/noticias/2005-12/43B41978.html

    :-P

    ssss (usuário não registrado) em 5/08/2009 às 11:39 am

    O gnome é uma cópia mal feita do Mac e alguns de seus diálogos são feios e nada práticos, como os de arquivos.

    Tirar ícones vai contra tudo o que eu já vi em termos de usabilidade porque está mais do que provado que é mais rápido o cérebro associar algo com um desenho do que com um texto.

    Para mim está com cara é que querer compensar as deficiências do GTK+ com recursos de ícones.

    Enquanto isso o KDE 4 só fica cada vez mais bonito e estável.

    hamacker (usuário não registrado) em 5/08/2009 às 12:00 pm

    @Marcelo andrade,

    Faça agora o inverso, peça no gnome para imprimir páginas pares ou impares.
    Veja como o botão para isso na janela de impressão do GNOME é escondido :)

    Quando executo programas graficos no terminal texto percebo que varios temas no gnome representam problemas, pois istou ou aquilo não foi encontrado, ele executa o programa numa boa, mas imagino que esses erros nos temas devam atrasar o processador e causa i/o desnecessario. Essa sim deveria ser uma preocupacao de maior necessidade do que exibir ou nao icones em botoes.

    Fellype (usuário não registrado) em 5/08/2009 às 1:51 pm

    @ Marcelo andrade
    “A usabilidade no Gnome é MUITO SUPERIOR à do KDE”
    Concordo com isso no que se refere à simplicidade (é, o link para a notícia no GHD exemplifica bem isso). Mas, na minha opinião, uma maior quantidade de ferramentas proporciona “melhor” (não maior) usabilidade quando se está familiarizado. Compare, por exemplo, os navegadores de arquivos Naulilus versus Konqueror (ou mesmo o Dolphin, que não gosto muito).

    Fernando_vasco (usuário não registrado) em 5/08/2009 às 1:51 pm

    A próxima versão será em homenagem ao Michael Jackson.
    O gnome está andando “a la MoonWalker”.

    Já tentei, por diversas vezes, trocar o gnome pelo KDE, mas a grande maioria dos bons programas pra Linux é em gtk.
    O gnome é eficiente, mas é muito “sem sal”. Acreditava num grande banho de loja para a versão 3.0, mas depois dessa notícia, perdi as esperanças.
    Vou aproveitar e baixar o kde 4.3 pra ver como ficou… Um dia ainda troco a minha interface gráfica!

    Webmarlin (usuário não registrado) em 5/08/2009 às 2:07 pm

    Fernando,

    Não sou expert no assunto , mas, quais são os programas em gtk que não rodam no KDE? É porque já instalei programas em gtk que funcionaram perfeitamente no KDE. Só não uso o KDE atualmente porque acho aquele menu irritante. Prefiro aquele antigão. Agora, de resto, em termos de usabilidade, o KDE apresenta muito mais recursos. Como disse o colega lá em cima, “Mas, na minha opinião, uma maior quantidade de ferramentas proporciona “melhor” (não maior) usabilidade QUANDO SE ESTÁ FAMILIZARIZADO”. De repente não estou familiarizado com o menu, será?

    Obs: Antes que alguém venha com três pedras na mão, não estou sendo irônico. Minha dúvida é real.

    eldarion (usuário não registrado) em 5/08/2009 às 2:22 pm

    @Marcelo andrade

    “Quer ver um exemplo? Tente mandar imprimir apenas entre as páginas 1 e 3 de um documento no Gnome e no KDE. Neste segundo a opção no diálogo do KPrinter está tão escondida que acredito que até quem use o sistema possa ter dificuldade.”

    Fácil:
    Basta seleccionar o botão “Options >>” e pronto. Difícil como tudo!

    Não compare o Gnome com o KDE. É o mesmo que comparar uma cixa registadora com um PC.

    Fellype (usuário não registrado) em 5/08/2009 às 2:55 pm

    [± off] Um ponto em relação aos menus do GNOME e KDE: geralmente, as distros não fazem muitas alterações no menu do GNOME, o padrão básico costuma ser mantido. Porém, muitas distros mudam muitos ítens no menu do KDE, com grandes alterações em relação ao que vem por padrão. OpenSUSE e Mandrake (o Mandriva nem tanto) faziam muito isto, criando uma irritante e infinita grande quantidade de submenus.

    fabio (usuário não registrado) em 5/08/2009 às 3:01 pm

    O problema nem é tanto retirarem os icones (o que acho errado, pois além de ser mais fácil de reconhecer o que o botão faz deixa a tela mais atraente esteticamente), mas sim que isso é uma workaround para um bug do GTK+ (ou da maioria dos temas pra ele, nao sei ao certo), que é desalinhar e deformar os botões quando um ícone é inserido nele. Esse era o problema do GNOME, e não os ícones. E os desenvolvedores ao invés de consertarem o bug retiram os ícones… típico

    cochise (usuário não registrado) em 5/08/2009 às 3:11 pm

    O menu novo do KDE com um clique do botão direito se coloca no estilo antigo.
    Aliás caso queira experientar existe também o Lancelot, um outro menu que é excelente.
    E está em desenvolvimento o Raptor.
    Por padrão, 3 menus, com um quarto a caminho.
    Liberdade de escolha é isso.

    cochise (usuário não registrado) em 5/08/2009 às 3:14 pm

    @fabio
    Falou tudo amigo. O melhor e mais inteligente comentário que eu vi nessa discussão toda.

    Talvez devesse haver uma opção para retirar o texto e deixar apenas os ícones o/

    PoolS disse:
    Estranho tornar padrão medidas de economia e desempenho sendo que cada vez mais os computadores estão mais potentes. Deveria ser opcional na instalação do sistema.

    Eu acho que economia de recursos é sempre bem-vinda, imagina se o Gnome estiver rodando num ARM com uma quantidade reduzida de memória? Têm que haver opções e é bom ver o pessoal se mexendo para provê-las. Tô usando KDE 4.2 é acho que ele está bom mas está pesado (como sempre), os efeitos 3D então! Melhor nem comentar.

    Boa ideia do modo economia x modo diversão.

    zina (usuário não registrado) em 5/08/2009 às 7:48 pm

    Ta.. agora querem ver uma coisa.
    O novo ubuntu NÃO vai aderir ao padrão do gnome. ALias, o ubuntu foge do padrão gnome como o diabo foge da cruz.
    Porque? Porque simplismente eles querem um ambiente DESKTOP, facil e bonito. E não uma coisa SECA, naquela filosofia desafada do UNIX, “feito por programadores para programadores”

    Podem reparar, tudo o que os desenvolvedores do gnome tiram o ubuntu coloca. Graças a Deus…
    E o mais irônico disso tudo. O KDE acabou de anunciar o versão 4.3 com 10k de bugs corrigidos e a nova interface “Air”

    Ficando mais bonito e estavel… e o gnome… andando pra tras…

    Marcos (usuário não registrado) em 5/08/2009 às 8:13 pm

    Mesmo em um ARM a diferença vai ser mínima, a não ser se for um ARM de 15 anos atrás, mas daí duvido que a pessoa vá trocar o software dele.

    Se eles quisessem mesmo melhorar a usabilidade deveriam começar pelos diálogos de abrir e salvar arquivos…

    Jó (usuário não registrado) em 5/08/2009 às 10:13 pm

    Eu quero ícones pô! Malditos iconoclastas.

    Wyliam Vassoler (usuário não registrado) em 6/08/2009 às 8:45 am

    Acho essa iniciativa do GNOME muito bem vinda; não para economizar memória e sim para deixar o desktop mais bonito. Talvez por que eu odeie aquele monte de iconezinhos ou talvez por que cada vez mais todos os sistemas estão caminhando para uma melhora em termos de leveza visual. Poderá ser criticado, mas quem não gostar, é só ativar os ícones

    Wyliam Vassoler (usuário não registrado) em 6/08/2009 às 8:47 am

    Ah, e no fim, criticam o GNOME, mas ele sempre supera as expectativas. E que venha o 3!

    Ricardo (usuário não registrado) em 6/08/2009 às 5:58 pm

    E mais uma cópia do GNOME a interface do Mac OS X.Está certo: o que é bom tem que ser copiado, e melhor ainda se adicionar alguma funcionalidade (útil)!

Este post é antigo (2009-08-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.