GNOME 2.28 lançado: veja as notas de lançamento (ilustradas), já traduzidas para nosso idioma
O GNOME 2.28 é a versão lançada em 23 de setembro do Ambiente GNOME: um popular ambiente de trabalho multiplataforma para seu computador. O foco do GNOME é a facilidade de uso, estabilidade, internacionalização de primeira classe e suporte à acessibilidade.
Tem bom número de novidades, mas as que eu gostei mais estão nos aplicativos: os novos recursos do bate-papo no Empathy, o GNOME Bluetooth, e o Gerenciador de Tempo, mostrado na imagem acima.
As notas de lançamento, ilustradas e bastante explicativas, já estão disponíveis em nosso idioma, graças à tradução de Rodrigo L. M. Flores e revisão por Vladimir Melo e Og Maciel, da equipe brasileira de tradutores do GNOME. (via library.gnome.org)
Saiba mais (library.gnome.org).
Não só as notas, mas toda a interface do GNOME 2.28 já está, assim como na versão 2.26, completamente traduzida para o nosso idioma.
Espero que apreciem, além do GNOME e suas novas funcionalidades, o trabalho duro dos tradutores.
Esta nova versão é na verdade uma limpeza no GNOME, não tem grandes novidades, e sim grandes melhorias.
Sempre achei o GNOME ‘feio’, mas olhando o GNOME Shell acho que isso pode mudar.
Gosto mais do KDE, mas uso o Ubuntu com o GNOME, porque o Ubuntu faz um ótimo trabalho em cima do GNOME, deixando bem integrado com a distribuição, coisa que nenhuma outra distribuição faz com o KDE 4.
o Ub 9.04 pode ser atualizado pro Gnome 2.28?
o Gnome 2.30 é o q está cotado pra ser a v. 3.0?
abs.
O que eu acho legal no Gnome é que ele tem mudado devagar, não bruscamente como o KDE, cuja versão 4 é praticamente TOTALMENTE diferente da 3, o que tem lhe custado críticas e perda de usuários.
Por outro lado, parabéns à equipe de tradução pelo trabalho impecável. Só detectei um cochilinho (não erro, mas cochilinho…). É o título do item 3.2:
3.2 Gerencie melhor o seu tempo melhor
Tirando isso, tudo beleza. Agora fico torcendo para que a nova versão Mandriva já venha com o novo Gnome.
UAU! Quanta diferença.
Só uma nota, o gerenciador de tempo já está presente na versão atual como um applet.
Basta instalar pelo Synaptic/apt (procure por hamster) e incluir no painel (no meu caso foi necessário reiniciar a sessão).
Claro que o Gnome não mudou nada significativo porque não mudou de série (2.x). O KDE 3.x era muito parecido entre as versões também e só mudou mais radicalmente agora porque mudou para a série 4.x.
O Gnome é que está devendo uma mudança radical para tirar a poeira do visual outdated.
Revolucionário! Incrível!
zzzzzzzzzzzzzzz
“Smaug (usuário não registrado) em 24/09/2009 às 10:06 am
O que eu acho legal no Gnome é que ele tem mudado devagar, não bruscamente como o KDE, cuja versão 4 é praticamente TOTALMENTE diferente da 3, o que tem lhe custado críticas e perda de usuários.
Por outro lado, parabéns à equipe de tradução pelo trabalho impecável. Só detectei um cochilinho (não erro, mas cochilinho…). É o título do item 3.2:
3.2 Gerencie melhor o seu tempo melhor
Tirando isso, tudo beleza. Agora fico torcendo para que a nova versão Mandriva já venha com o novo Gnome.”
Aguarda a versão 3 que tá vindo aí depois a gente conversa ;)
Sobre usar o GNOME, o que tenho a dizer pra vcs é boa sorte com o Mono!
Quando o Gnome vai deixar de ser tão simplista? pois pra mim não adianta nada ter um desktop rápido mais com o visual bem ultrapassado.
Uso Ubuntu 9.04, mesmo achando o GNOME simplista, não consigo usar KDE, acho ele muito “Full”, o Gnome é para usuários mais centrados…
A nova versão do MS Gnome já vem com Internet Explorer?
Uma coisa é certa, enquanto KDE for tosco o Gnome vai continuar reinando.
A única coisa bonita no Gnome são as fontes
Curti a limpeza, tiraram dependências pra gnome-vfs, libgnome e mais. Finalmente estão usando de verdade o que tem na glib e gtk+.
O que mais precisa prover um ambiente gráfico além de simplicidade, funcionalidade e leveza?
O show do circo não depende de sua lona.
Só minha opinião…
Até mais!
Parece que ficou ainda melhor. =D
“Uma coisa é certa, enquanto KDE for tosco o Gnome vai continuar reinando.”
ahhahaahhahaahaha
Piada do século.
GNOME só é alguma coisa por causa do Ubuntu. Mesmo assim….
Usem o KDE 4.3 e depois falem o que quiserem.
Uma coisa é certa, enquanto KDE for tosco o Gnome vai continuar reinando.
Concordo, o KDE é bem tosco mesmo, principalmente agora com a série 4. Prefiro Gnome, XFCE e o novato LXDE, que tá um show.
Sempre que temos novas notícias envolvendo o GNOME e o KDE, existe comparações entre eles, acho isso até normal.
Mas mesmo gostando mais do KDE, ainda considero a versão 4 muito instável. Testei o Suse e o Arch com a ultima versão, a 4.3, e a mesma apresenta vários bugs, como quando se abre um programa fica o ícone piscando junto ao cursor do mouse, e ele não some mesmo com o programa ja aberto, comigo aconteceu tanto no Suse como no Arch. Fora problemas de programas não abrirem, ou travarem. Até acho que isso é normal por ser uma ambiente totalmente novo, mas pelo que parece os desenvolvedores estão focando em mais recursos e não corrigindo os bugs existentes.
Com isso vemos as maiores distribuições usando o GNOME como ambiente padrão, deixando o KDE em segundo plano, como Ubuntu, Suse, Fedora, …
Claro existe mercado para os dois, mas em ambientes cooperativos o GNOME é usando em larga escala, por seu poder e sua simplicidade. Ja para usuários domésticos o KDE por sua ‘beleza’ leva alguma vantagem.
Mas se o KDE não se estabilizar logo, acho que o GNOME toma conta.
Eu prefiro o GNOME, mas dizer que o KDE é tosco é… tosco. O KDE 4.3 está muito bom, e tem algumas sacadas geniais. Eu até chego a usá-lo de vez em quando, é muito bom.
Se for pra usar um ambiente simples, eu uso o xfce que é show de bola!
O melhor parece ser o uso do Webkit.
O pessoal do KDE está meio perdido nisso. Um grupo usa Webkit para algumas coisas, mas parece que o pessoal do Konqueror não quer usar(ao menos por enquanto).
KDE em segundo plano pelo pessoal do Suse??
Acho que voce falou besteira…
Abs!
http://blog.internetnews.com/skerner/2009/08/kde-set-to-be-default-for-open.html
Até a última versão estável do Suse era sim, mas o Suse sempre trabalhou bem os dois ambientes e deixa o usuário escolher. Agora há um movimento para que o KDE venha como padrão, mas baixei a versão em desenvolvimento, openSUSE 11.2 Milestone 7 e fiquei bem decepcionado com o KDE 4.3, ainda apresenta muitos bugs.
@Curioso:
“mas pelo que parece os desenvolvedores estão focando em mais recursos e não corrigindo os bugs existentes.”
Publicado aqui mesmo no BR-Linux uma nota sobre o lançamento do KDE 4.3:
“Com 10.000 bugs consertados, e com a requisição de cerca de 6.000 novas funcionalidades nos últimos 6 meses, é anunciado o lançamento do novo KDE 4.3, com um foco em estabilidade.
Cerca de 63.000 alterações foram efetuadas, e podemos lembrar que a um tempo atrás o KDE atingiu 1000000 commits.”
Somente 10.000 Bugs concertados….
Fonte:
http://br-linux.org/2009/kde-4-3-lancado-codinome-caizen/
Corrigindo: “consertados”
Acho que é a direção correta, ter uma versão 4 sem bugs, e estável, mas na pratica não é o que vejo, existem bugs bem visíveis, como eu citei acima.
Na minha opinião só deveria ser lançado uma nova versão após vários alfa, beta, RC,… para dar mais confiabilidade para o usuário. Quando o usuário testa um beta ele ta ciente que pode ocorrer problemas, ja o que não ‘deveria’ ocorrer numa versão final.
Alguém conseguiu testar isso?
“3.7 Anote nos seus PDFs
O visualizador de documentos Evince adicionou a habilidade de editar e salvar anotações de texto que tem uma janela de contexto associada. Evince também recupera documentos que estavam sendo visualizados depois de travar.
O Evince também foi portado e está disponível para plataformas Microsoft Windows®.”
Não achei opção de anotar nos PDF e nem versão pro Windows.