Gilberto Gil se diz contrário a punições por pirataria na internet
“Os limites às possibilidades que a tecnologia oferece ao público teriam que ser ser estabelecidos depois de um amplo debate democrático”, afirma o ex-ministro da cultura e auto-intitulado hacker.
Piratas na Somália
Trecho da matéria do G1:
O cantor e compositor Gilberto Gil, ex-ministro da Cultura, se declarou contrário a punições à pirataria na internet, exceto no caso de um grande consenso social, em uma entrevista publicada neste domingo pelo jornal espanhol El País.
“Estão em jogo as liberdades em uma sociedade democrática. Estas sanções só poderiam acontecer no caso de um grande consenso social”, declarou o artista, que está em Paris como parte de uma turnê mundial. (via g1.globo.com)
Saiba mais (g1.globo.com).
• Publicado por Augusto Campos em
2009-07-13
“depois de um amplo debate democrático” é um eufemismo político pra “deixa do jeito que tá”.
Gil continua coerente. Ele sempre foi bem simpático a essas alternativas de distribuição de material artístico.
Teve gente que pensava que ele dizia essas coisas só porque era Ministro, mas essas pessoas provavelmente não conheciam seu pensamento de antes.
Boa, Gil. “Se oriente, rapaz/pela continuidade do filho de Adão”.
tenho 56 anos….fui programador no tempo do Fortran …..concordo com o Gilberto Gil….uma mente brilhante…..abraços
pirata tem que ir pra cadeia isso sim!
pirata e sem terra. Duas pragas, sendo que a primeira é mundial!
Daqui uns 5 anos já podemos iniciar uma pressão para aprovação do voto pela internet, isto aproximaria mais a sociedade dos meios que são tomados para aprovações de leis.
Pirataria é crime?
Depende, pois a palavra “crime” foi criada justamente para indicar coisas que não são éticas, como por exemplo o poder na mão de poucos.Se a população é a maior beneficiada, estamos sendo muito mais certos e éticos do que se apoiássemos aqueles poucos que já tem muito além do que poderiam ter.Este seria só um exemplo, o texto poderia ser bem mais longo, com várias outras situações e contextos, mas eu vou ficar por aqui hehe.
CERTISSIMO!!!!
Alguem ai viu “Brazil, o filme”. Alguem se lembra do personagem do Robert deNiro?
A grande luta eh para evitar que a RIIA transforme o mundo naquilo que se ve no filme!
“Depende, pois a palavra “crime” foi criada justamente para indicar coisas que não são éticas, como por exemplo o poder na mão de poucos.Se a população é a maior beneficiada, estamos sendo muito mais certos e éticos do que se apoiássemos aqueles poucos que já tem muito além do que poderiam ter.”
Você está esquecendo que os direitos de alguém começa onde termina o de outro.
Será que o Gilberto Gil é a favor só da pirataria de software e música, ou também da de roupas, cigarros e remédios?
Desculpe, mas ha um engano no raciocinio acima. A palavra crime nao em lingua nenhuma significa algo anti-etico. Infelizmente!!!!!
Crime, na maioria das linguas eh algo que foge ao que eh socialmente convencionadado. Infelizmente!!!!
Exemplo:
Antes de 1888 nao era crime no Brasil aprisionar seres humanos e fazer deles o que se quisesse. Crime na epoca era proteger estes seres humanos dos seus “donos”!
Ate maio de 1945 na Alemanha nao era crime mandar seres humanos para campos de concentraçao. O crime era proteger quem estava sendo perseguido.
Entao, muito cuidado com o que se qualifica como crime para agradar os poderosos do momento!