Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


G1: Nova versão do Ubuntu chega ao PC mais veloz e amigável

Fernando Panissi, colunista semanal do G1, escreveu para avisar sobre a sua coluna publicada ontem, tratando de forma bastante positiva sobre o recém-lançado Ubuntu 9.04:

Atentos ao lançamento da versão 9.04 do Ubuntu, diversos leitores do G1 pediram testes desse novo sistema operacional. Instalei e testei a novidade durante alguns dias e é sobre isso que escreverei nesta coluna.
(via g1.globo.com)

Saiba mais (g1.globo.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-05-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tilt (usuário não registrado) em 6/05/2009 às 10:10 am

    Instalei o Ubuntu essa semana. Removi depois de 30 min.

    Não da pra viver sem KDE.

    Antonio (usuário não registrado) em 6/05/2009 às 10:23 am

    @Tilt

    Eu também só uso KDE4 no openSUSE 11.1 mas achei nem um pouco coerente este seu comentário, pois o Ubuntu é um ótimo sistema.
    Testei e também gostei dessa nova versão, a Canonical vem realizando um bom trabalho.

    Smaug (usuário não registrado) em 6/05/2009 às 10:27 am

    Boa versão, como sempre, mas também como sempre, o Ubuntu continua a me desconectar da Internet se fico alguns minutos sem navegar. Aquela dica de colocar o IPv6 no blacklist não tem funcionado mais prá mim. Alguém sabe de alguma dica nova?

    Henrique P. Machado (usuário não registrado) em 6/05/2009 às 10:44 am

    @Tilt:

    Será que entendi direito? Você removeu o Ubuntu de seu computador e instalou outra distro somente para usar o KDE?
    Se fez isso, creio que não há necessidade. Você poderia instalar o KDE simplesmente digitando sudo aptitude install kde e usá-lo como ambiente gráfico padrão no próximo login. ;)

    Henrique Mayer (usuário não registrado) em 6/05/2009 às 10:47 am

    @Tilt:
    Cara, você parece estar mal informado, o Ubuntu tem KDE sim, é só instalar como o meu xará ali já falou. Ou então baixar o CD do Ubuntu que já vem com o KDE por padrão, chamado Kubuntu.
    O Kubuntu não é gambiarra é oficial mesmo.

    Legal o Ubuntu estar sendo apresentado para usuários leigos por mídias não-geeks, mas precisava o cara falar para baixar a imagem do Ubuntu no site BaixaTudo? Caramba, quando vou procurar um software, mesmo que esteja no repositório, eu no mínimo entro no site do desenvolvedor para baixar por lá, pelo menos como um sinal de respeito ou para verificar a existência de novas versões. E, como o Ubuntu há o site em portugues do Brasil (http://www.ubuntu-br.org/), não havia razão para o tal do baixatudo.

    Coisas que o Linux não precisa: de sites como Baixaki e SUperdownloads. Se bem que tem o getdeb, mas este ainda coloca um link bem visível para que o site do desenvolvedor. Além destes sites serem horríveis (muita propaganda).

    Vagner_Fonseca em 6/05/2009 às 12:26 pm

    @Smaug

    Provavelmente seu problema é com o network manager, eu aconselho a removê-lo (sudo aptitude remove network-manager) e instalar o wicd ( pode ser baixado do site (wicd.net) desde que eu fiz isso meus problemas de conexão (cabeada ou wireless) acabaram.

    Acho que precisava sim, Tenchi – pelo menos no sentido de não ser opcional. O baixatudo é do mesmo portal que publicou a notícia, e é normal haver este tipo de política. Pessoalmente eu também preferiria que houvesse o link para o site oficial com instruções de seleção de fonte de download.

    Mas ao menos o baixatudo leva ao download no mirror do Ubuntu na globo.com, e não a um link direto gerando tráfego adicional para algum outro mirror http desavisado.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 6/05/2009 às 1:31 pm

    Até semana passada, eu estava com o Mandriva 2009.0 no meu PC. Apareceu um aviso pedindo para que eu atualizasse a distro, iniciei o processo, e desliguei o monitor. Quando voltei para ver o que aconteceu, vi o computador desligado: meu irmão pensou que eu não estava fazendo nada nele XD

    Tentei continuar a atualização duas vezes, e nessa brincadeira perdi todo o meu /dev. Instalei, p… da vida, o 2009 Spring do zero. Quando iniciei o PC com a nova instalação, vi que tava muito lento! Percebi que meus 512 MB de RAM já não podiam suportar mais o Mandriva.

    Resultado: instalei o Kubuntu 9.04 na máquina, tá com um desempenho muito bom! Tudo redondinho, integrado, perfeito (exceto pelo Network Manager, mas aí é outra história…)

    @Tenchi: a maioria das pessoas, quando quer baixar um software, só sabe baixar no SuperDownloads ou no Baixaki :D

    MidnightHunter (usuário não registrado) em 6/05/2009 às 1:53 pm

    @Smaug:

    Sua conexão é discada (3G, Livre, ou analógica)? Qual o seu método de internet?

    Elessar (usuário não registrado) em 6/05/2009 às 2:24 pm

    Eu gosto do Network Manager, nunca tive um probleminha sequer com ele.. Acho que sou sortudo :]

    furunaka (usuário não registrado) em 6/05/2009 às 2:36 pm

    @Smaug, Deixe um ping rodando em um terminal enquanto estiver conectado.

    Smaug (usuário não registrado) em 6/05/2009 às 2:57 pm

    @Vagner_Fonseca:

    Obrigado, cara, vou fazer isso quando vhegar em casa.

    @MidnightHunter:

    Minhas conexões são ADSL e wireless. Vou fazer o que o Vagner_Fonseca disse.

    @furunaka

    Amigo, primeiro vou tentar o método do Vagner_Fonseca.

    A todos obrigado pelas dicas. Long live Ubuntu, long live Linux!

    Flávio S. (usuário não registrado) em 6/05/2009 às 2:59 pm

    Sobre esse negócio de KDE ou Gnome, bom, antes de migrar do Windows para o Ubuntu — isto é, há mais ou menos 5 anos atrás — eu usava o Mandrake 8.x com KDE e, assim, criei um conceito muito bom daquela interface.

    Quando resolvi re-experimentar o Linux, depois de frustrações com o Vista, até cheguei a rodar pelo Live-CD o OpenSUSE 11.1 com KDE 4, mas, depois de comparar com o Live-CD do Ubuntu, ficava difícil aceitar aquela distro em nome do conceito que eu tinha sobre o KDE: o Gnome do Ubuntu está muito bem acabado, com tradução impecável, efeitos gráficos interessantes, — o layout de sempre, que, se parar para pensar, é bem inteligente — e o mais importante, um uso adequado dos recursos de hardware, a motivação para sair do Vista.

    Como já disseram, tem também o Kubuntu, que vem com o KDE. A princípio, não experimentei porque já tinha comigo o CD do Ubuntu (com Gnome), era mais cômodo usar o que já tinha aqui. Só que também se diz por aí que ele não conta com todo o esmero do Gnome, principalmente em termos de tradução… Não sei dizer se é verdade, mas posso dizer que o Gnome do Ubuntu está muito bem acabado. Vale a pena dar uma chance!

    Abraços!

    mauricio (usuário não registrado) em 6/05/2009 às 3:05 pm

    Tenho um notebook da DELL inspiron 1525 com a mau falada placa de vídeo x3100 (é ruim mesmo!), que a DELL vende a todo vapor por ai, bom, aqui vai a minha aventura com a nova versão do ubuntu:

    1° – o compiz parou de funcionar, porque a x3100 foi blacklisted, tudo bem, eu não utilizava o tempo todo mesmo, só para aparecer, he he he…. sei que tem solução porem a performance da placa esta inferior nesta nova versão o que não teria lógica em colocar em funcionamento.

    2° – meu drive do wireless morreu, coitadinho, tentei todas as opções que pude encontrar e não esta funcionando… (só no kernel velho)

    3° – performance do vídeo em flash na internet foi para o brejo, fullscreen, pode esquecer, o que inviabilizou todas as series que eu assistia live na net, tenho que baixar todas agora, maravilha! Tentei reverter e nada!(sei que na prática eu estou baixando da mesma forma, porem gostava da praticidade)

    Não sou leigo, utilizo o ubuntu já a algum tempo e estou acostumado a resolver meus problemas utilizando os fóruns oficiais, sofri represarias e censura por apresentar minha opinião nos fóruns do ubuntu. Acredito que esta nova versão deixou a desejar muito na questão das placas de vídeo da intel (x3100 e etc), uma parcela nada pequena de usuários que não poderia ser esquecida ou simplesmente desconsiderada pelo pessoal do ubuntu. Não adianta nada correr para lançar uma nova versão do Ubuntu de 6 em 6 meses, deixando usuários pelo caminho nesta guerra desesperada contra o ruwindows, o ubuntu deve prezar pela facilidade de instalação e utilização, o que eu vou dizer para o pessoal que fez o upgrade e agora dançou, já que sou usuário avançado e não consigo resolver todos os problemas criados por esta nova versão?

    Armando Ojunior (usuário não registrado) em 6/05/2009 às 7:14 pm

    @Mauricio
    Se vc não resolveu é pq vc é leigo, não fala q é avançado se vc não resolve.

    @Tilt
    Para vei, vc é mais leigo q o Mauricio.

    O Ubuntu novo tá lindo, funfa, tudo oq não funfou eu arrumei.

    @Armando Ojunior

    Seguindo o seu conceito, Linus Torvalds também é um usuario leigo.

    A proposito, eu tambem.

    Abs!

    Smaug (usuário não registrado) em 7/05/2009 às 10:06 am

    @Vagner_Fonseca:

    Funcionou, cara, obrigado!!!!!

    chico (usuário não registrado) em 7/05/2009 às 10:18 am

    mauricio,
    vc instalou do zero ou deu um upgrade na versão ? eu instalei a nova versão do zero e no meu inspiron 1525 e:
    1o: removi a placa x3100 do blacklist pra poder funcionar o compiz – funciona máomeno embora nao vejo nenhum ganho com ele.
    2o: meu drive wireless que veio funcionou normal! – com exceção do problema relatado abaixo
    3o: nao testei a performance do flash. a principio nao vi nenhum problema

    Tive um problema muito chato que era na hora de restart/shutdown: com o wireless ligado, ele simplesmente não desligava, ficava uma tela preta. Tinha que desligar o wireless manualmente para poder desligar o computador. Isso foi resolvido instalando: linux-backports-modules-jaunty.

    []‘s

    ShadowMga (usuário não registrado) em 11/05/2009 às 9:22 am

    @Chico e @Mauricio:

    Estranho… no meu Vostro está funcionando redondo! Só que não uso
    o download do site do Ubuntu e sim o DVD de recuperação do site da Dell. Já deram uma olhada em http://linux.dell.com ???

    De resto, só percebi que a instalação do 9.04 do zero é muito melhor do que o upgrade (isso em outra máquina que vinha de upgrade desde o 5.10 :D) Ficou muito melhor!

    Ney Senna (usuário não registrado) em 11/05/2009 às 11:11 am

    Chico, Mauricio e ShadowMga,
    Também tenho um Dell Inspiron 1525 e utilizo desde a versão 8.04, já que comprei nesta época e não tenho tido problemas.
    Detalhe: nunca faço upgrade, mas sim uma instalação limpa e uso o CD do site do Ubuntu e não o disponibilizado pela Dell.

    PS. O compiz é o único problema na versão 9.04, que para mim não é problema nenhum, já que é legal usar nos primeiros 5 minutos, depois perde a graça. Mas achei a performance da placa bem melhor no 9.04.

    O outro problema que tive, que também não era problema (rs) era o led da placa wifi que não funcionava, mas a placa sim. Só que instalando o backports o problema foi resolvido.

    Em resumo: Para mim, neste notebook, o Ubuntu só está melhorando a cada versão, sendo que nele usei o 8.04, 8.10 e agora o 9.04.

    E para finalizar, parabéns/ponto para a DELL e Ubuntu !!!

    Ney Senna (usuário não registrado) em 11/05/2009 às 11:13 am

    Esqueci de dizer que o problema com o led da placa wifi foi somente na versão 8.04, nas demais versões ele já funcionava certinho.

Este post é antigo (2009-05-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.