G1 explica como instalar máquina virtual com Linux para realizar operações com segurança
A coluna Segurança para o PC, do G1, trouxe um passo a passo para seus leitores (que não necessariamente são usuários primários de Linux) instalarem o Ubuntu Linux no VirtualBox. Em um capítulo anterior, a coluna explicou o que eram e para que serviam as máquinas virtuais, nos contextos de ambientes seguros ou de teste para programas, entre outros. No novo texto, o leitor verá como fazer. (via g1.globo.com)
• Publicado por Augusto Campos em
2009-08-18
Heresia! Queimem na fogueira! Como uma empresa 723,2% MSFT como a Gorobo pode citar a existência desse tal de Ubuntu!!!
Pra mim, sinceramente… inutil…. “Artigo” nada haver…
@ejedemal
Se voce nao sabe, noticias do G1 por aqui tem sem tornado bastante frequentes. Nao eh por um acaso, tem sempre noticias interessantes sobre linux la.
@Allan
Ja pensou na possibilidade desse artigo ser util para alguem e de ele nao ter sido feito especialmente para voce?
Abs!
ejedelmal, como vc pode dizer que a globo é 723,2% MSFT? Como vc possui estes dados? Uma empresa que esteve na FISL por 2 anos apoiando e mostrando o uso de software livre na globo.
Os artigos descritos podem não ser para os gurus do Linux, mas para quem esta começando a fazer parte da família do software livre é um começo, assim como todos nós começamos.
A idéia é interessante, mas podia ser melhor trabalhada.
Não li o artigo, mais ficar chingando não resolve muito.
Se não gostou fale isso pra eles e não fique chorando aqui, e tenho dito.
Eu observo essas coisas. Uma segunda-feira dessas, aquela inútil revista Digital dizia explicitamente (acho que foi o Carlos Alberto Teixeira) que nenhuma empresa (tipo Petrobrax, Banco do Brasil, IBM, etc) usa qualquer software livre em produção. Não é interessante?
Eles deveriam abordar que usando linux como sistema principal é mais seguro e estavel. E nem precisa usar software de virtualização pra usar ubuntu. O Wubi instala o ubuntu no windows. O autor desconhece e mostrou uma materia incoerente. Segurança é Linux e ponto final. Windows pra testar vírus.
Eu comecei usar Linux há 9 anos atrás desta maneira: junto com o Windows – dual boot e mais recentemente virtualizando e atualmente só uso Linux.
Artigo super válido para usuários iniciantes em Linux.
Bem, eu nunca vi nenhuma citação sobre software livre e algum programa da Rede Globo. Mesmo nas que abordam a questão da segurança na Internet, onde sempre mostram computadores com Windows e a dica de segurança dos especialistas sempre é: “mantenha o seu antivírus atualizado”.
Segundo o Julio Neves, quando foi numa entrevista no programa do Jô Soares, não deixaram que ele e o Sérgio Amadeu ligassem seus notebooks com Linux na rede, por medo de que isto causasse algum problema na mesma, já que tudo lá é (ou era, na época) Windows.
Já é mais que sabido (eu acho :-)) que o equipamento de informática que aparece para o telespectador roda Windows, principalmente aquelas telas sensíveis ao toque do Fantástico.
Ah sim, bem que eles poderiam ensinar a instalar o Linux, instalar o VirtualBox e aí instalar o Windows XP dentro dele. Como o XP é bem leve, o usuário poderá até utilizar o XP para jogos, já que o VirtualBox suporta aceleração 3d.
O desempenho não será o melhor (aliás, alguém já fez os testes para saber?), mas será a junção do útil com o agradável :-)
Tenho um conhecido que trabalha na Globo, e ele diz que há sim um grande uso de Linux (Debian e Ubuntu) no ambiente deles.
Muito interessante… A equipe do G1 merece aplausos por reconhecer a maior segurança dos sistemas Linux.
Tenchi,
admiro muito o trabalho do Sérgio Amadeu, mas a ida dele no Jô foi totalmente fail dos entrevistados.
Foi comentado aqui na época, eles se basearam muito em demonstrar e se prepararam mal para falar.
Ficaram falando coisas sem pé nem cabeça, jogando muitas informações. Tanto foi assim que o Jô encerrou rapidinho. Ainda bem, porque estava um porre mesmo.
E no mais, sem conspiração, a Globo pode ter barrado o Notebook por problemas com marcas mesmo. São muito neuróticos com isso no geral, não é algo especial com a empresa do Monkey Boy.
… quanta novidade. O que seria de nós sem a globo???
@beto
Tem o Discovery Channel, Record, TVE …
“Bem, eu nunca vi nenhuma citação sobre software livre e algum programa da Rede Globo.”
“Segundo o Julio Neves, quando foi numa entrevista no programa do Jô Soares…”
Acho que rolou uma incoerência ai. Uma frase negou a outra. Sem contar a entrevista com Stallman e cobertura do Fisl.
Tenha dó!
Abs!
@ejedelmal,
… quanta novidade. O que seria de nós sem a globo???
…veja as datas, os conteúdos e responda a pergunta.
Data: 18/05/2007
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Virtualizando-com-VirtualBox/
5 de junho de 2007
http://www.simplehelp.net/2007/06/05/how-to-install-fedora-7-using-virtualbox-for-os-x-a-complete-walkthrough/pt/
05/09/2008
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/virtualbox/
17/08/09 – 09h19 – Atualizado em 17/08/09 – 09h19
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1269437-6174,00.html
Por sorte esse artigo não é para “nós”….
Quantas das pessoas que acessam o globo.com que também visitam o vivaolinux, o simplehelp e/ou o guia do hardware?
Tem usuário Linux que não enxerga um palmo na sua frente! Existem pessoas que se quer sabe que existe Linux, saia de casa e verá! Sim, em pleno 2009, mesmo com nossos incríveis 1% de marketshare.
Iniciativas como essa, feitas para o povão são sempre bem vindas, hoje, amanhã e sempre…