Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


FSFLA lança “Declaração de Caracas” – cooperação internacional e comunitária na América Latina em favor do Software Livre

A Fundação Software Livre América Latina (FSFLA) escreveu para avisar sobre a publicação da sua “Declaração de Caracas – Necessidade de cooperação internacional e comunitária na América Latina em favor do Software Livre”

O posicionamento da entidade foi exposto no longo texto, cuja leitura é recomendada a todos que desejam conhecê-lo.

Separei um trecho do posicionamento deles que tem menção específica ao Linux:

“Convidamos as comunidades latino-americanas e seus integrantes a difundir todas suas atividades e sobretudo seus casos de sucesso, já que o conhecimento de todos os êxitos locais a nível internacional servirá para exemplificar com fatos o benefício da Liberdade, incentivando a que outras comunidades o imitem.

Além disso, para o sucesso de nossa missão é importante deixar de lado as diferenças e problemas que já se tornaram antecedentes históricos, tomando iniciativas de trabalho em comunidade, de modo que proliferem as muitas similaridades por sobre as poucas diferenças das comunidades locais, para alcançar mais e melhores resultados.

Os ativistas pela Liberdade de Software têm a responsabilidade de apresentar valores, defendendo e difundindo as Liberdades essenciais que definem o Software Livre, e é nesse sentido que solicitamos que se leve a conhecimento dos usuários o dano que gera o Software Privativo que incluem a maioria das distribuições de GNU/Linux populares atualmente, e convidamos a promover o uso de distribuições totalmente Livres, educando a sociedade para a Liberdade e seus valores acima da tecnologia.

A Fundação Software Livre América Latina, consciente das necessidades e exigências para enfrentar as graves implicações que o Software Privativo impõe, renova seu compromisso de apoiar a difusão e os processos comunitários que gerem sinergia entre as comunidades locais a nível internacional, em favor da Liberdade e dos valores que o Software Livre promove.”

Mas tem muito mais, incluindo os títulos “Sobre Software Livre e os Estados Latino-americanos”, “Software Livre na Educação Latino-americana” e “Nosso Compromisso”. Leia a íntegra.

Saiba mais (fsfla.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    barna nabex (usuário não registrado) em 28/07/2009 às 11:27 am

    Enquanto isto, São Paulo dá aquela força pro software proprietário: http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/07/28/a-microsoft-domina-sao-paulo/

    agencia publicidade (usuário não registrado) em 28/07/2009 às 4:04 pm

    Muito legal o posicionamento deles!

Este post é antigo (2009-07-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.