Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


França aprova projeto que desconecta quem faz download ilegal

A Assembléia Legislativa da França aprovou nesta terça-feira (12) um projeto de lei que permite desativar as conexões de internet daqueles que forem pegos repetidamente fazendo download ilegal de filmes e música, criando o que poderá ser a primeira agência governamental para rastrear e punir piratas on-line. O Senado francês deverá aprovar a medida já nesta quarta-feira (13).

O projeto de lei foi aprovado por 296 votos a 233, mostrando a força dos aliados do presidente francês, Nicolas Sarkozy, o principal defensor da proposta antipirataria. Alguns apontam, inclusive, que a medida tenha sido incentivada pela primeira-dama francesa, a cantora e modelo Carla Bruni.

A proposta votada nesta terça desafia a medida aprovada pelo parlamento europeu na semana passada, que proíbe que os governos integrantes da União Europeia cortem a conexão de internet de cidadãos sem antes passar por um tribunal de Justiça. A medida ainda requer uma decisão final, conforme negociações com o Conselho Europeu. (via g1.globo.com)

Saiba mais (g1.globo.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-05-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Gustavo Lopes (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 4:13 pm

    “forem pegos repetidamente fazendo download ilegal de filmes e música”

    Como é que a tal agência vai descobrir se o conteúdo que o usuário está baixando é ilegal? Analisando o conteúdo? Verificando se os dados do usuário, inclusive os privados, obedecem à legislação?

    Isso é ridículo.

    São os caras de terno e gravata que ganham milhares de dinheiro, muitas vezes com corrupção, ditando as regras para o usuário normal.

    Gustavo Lopes (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 4:14 pm

    correção: “ganham milhares de dinheiro” = “ganham milhares (de dólares) EM dinheiro”

    Lewis (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 4:37 pm

    Zuado!

    Ronaldo (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 5:07 pm

    ronaldo

    MidnightHunter (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 5:47 pm

    “Alguns apontam, inclusive, que a medida tenha sido incentivada pela primeira-dama francesa, a cantora e modelo Carla Bruni”

    Uau!!! Que bela forma de (re)conquistar a mulher!

    Já pensou se essa moda pega? Se os “caras” tiverem que inventar coisas assim pra “agradar” interesses?

    Seria algo assim: A esposa do presidente não gosta da cor da farda dos policiais. Presidente determina: “A partir de hoje a farda dos policiais terá a cor ****”.

    Mantenham a calma, é só uma brincadeira.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 7:28 pm

    Isso poderia ser interpretado como uma PPP(Parceria Público-Privada).

    Afinal, agora os provedores e “RIAA francesa” (entidades privadas) vão fazer o papel de polícia.

    Inovador, fantástico !!

    (Aos desavisados -> Sarcasmo)

    Renan (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 7:35 pm

    Incidentalmente, gostaria de ver o que acontece se alguém faz downloads ilegais usando a conexão da empresa, da universidade ou de hotspots públicos.

    Estaria aí um excelente meio de chantagem? aê, chefe, ou me dá um aumento ou eu vou ficar o dia todo baixando filme aqui na empresa!

    français (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 8:33 pm

    Pelo menos alguém teve coragem de dar um tapa na cara (merecido) nos usuários de torrent, e sites de compartilhamento ilegal.

    Feliz França!

    André Caldas (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 10:43 pm

    Mas os punidos deverão continuar a pagar pela manutenção do serviço, mesmo durante esse período de inatividade.

    Chega a ser infantil essa parte da “lei”. Qual o significado de obrigar o cara a pagar o serviço? Se for pra proteger os provedores, então eu diria que eles estão esperando bloquear uma quantidade bastante significativa de usuários. Agora, se for só uma maneira de punir o “infrator”… então é realmente infantil.

    André Caldas.

    Alex (usuário não registrado) em 14/05/2009 às 1:04 am

    Realmente as coisas andam de mal a pior no mundo dos políticos !!! Querer criar leis para controlar tudo o que os internautas baixam na rede é ridículo mesmo… Só rindo prá não chorar…

    sem@email.org (usuário não registrado) em 14/05/2009 às 1:10 am

    lei que permite desativar as conexões de internet daqueles que forem pegos repetidamente fazendo download ilegal de filmes e música

    Isto eh punir sem julgamento!

    Eh inconstitucinal no Brasil, que eh um pais subdesenvolvido e atrasado, deveria ser inconstitucional (pelo menos ilegal) num pais “civilizado” e “Chik” como a França que tem ate uma primeira dama que
    eh modelo/cantora – e quem sabe, futuramente atriz!

    Tree chik!

    O Leão do Norte (usuário não registrado) em 14/05/2009 às 2:36 am

    Palhaçada.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 14/05/2009 às 6:40 am

    O controle estatal…Estamos em 1984, George Orwell previa…Todos os ismos se tornaram verdade (fascismos, comunismos, nazismos). O último reduto verdadeiramente liberal, a internet, está com seus dias contados. E a culpa não é do Bush.

    “Incidentalmente, gostaria de ver o que acontece se alguém faz downloads ilegais usando a conexão da empresa, da universidade ou de hotspots públicos.”

    Aqui no Brasil (e se não me engano, nos EUA) já é assim. Se o usuário cometer pirataria dentro da empresa, ela é culpada por permitir. Por isso é cada vez mais comum empresas barrarem no firewall uma série de sites e protocolos.

    André Caldas (usuário não registrado) em 14/05/2009 às 11:58 am

    No Estadão:
    http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090513/not_imp369887,0.php

    killer (usuário não registrado) em 14/05/2009 às 2:34 pm

    Para dizer a verdade, nao achei graca, muito se fala aqui sem saber o que se diz, existe realmente maneira de os provedores saberem quem faz dow de filmes e outros, para isso servem os contadores de trafego, no entanto, acho que seria uma catastrofe utilizar esse meio para punicoes, levantaria problemas e perda de euros aos proprios provedores, mais, originaria um aumento da pirataria e redes livres, por um lado seria mau, por outro seria bom, posso afirmar que serei dos primeiros a piratear as operadoras, nao sera tao facil os provedores aceitarem essas normas, cumprimentos a todos, killer.

    Paulo Riceli (usuário não registrado) em 16/05/2009 às 4:42 am

    Uma nova rede de compartilhamento de arquivos vem aí???
    Para cada ação uma reação.

Este post é antigo (2009-05-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.