Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Formatos de documento: Microsoft “esquece” de avisar à ISO que o OOXML estava sob julgamento de violações de patentes

Enviado por Guilherme Sanchez Pacheco (guilhermesanchezpachecoΘgmail·com):

“Extraído do site do Jomar Silva: “Em Março de 2007, a empresa i4i apresenta uma queixa contra a Microsoft sobre violação de patente no OpenXML aos tribunais americanos. Nesta mesma época, o ECMA já estava iniciando seu explicatório dentro do SC34, tentando justificar que o Fast Track (6 meses de prazo) era adequado para a avaliação do OpenXML (mais de 6 mil páginas de especificação). Esta fase do processo ficou conhecida como a fase dos contraditórios.”

Além dos aspectos morais da aprovação do OOXML serem, no mínimo, questionáveis, eis que surge a notícia de que havia, anteriormente ao envio à ISO em regime de Fast-Track, litígio sobre patentes usadas no CustomXML, integrante do OOXML e versões do MS Office XP, 2003, 2007 e do futuro 2010.” [referência: homembit.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    pubwebtv.com (usuário não registrado) em 19/10/2009 às 4:21 pm

    Guilherme, eu aco que o que está havendo ai é muita especulação… como eles não saberiam que haviam enviado anteriormente à ISO, estas informaçõa são de interesse de todos..afinal, quem sair na frente leva…

    Guilherme Cherman (usuário não registrado) em 19/10/2009 às 4:33 pm

    Cara, eu acho que a Microsoft não devia ser punida por usar uma pequena parte deste código.

    Ronaldo (usuário não registrado) em 19/10/2009 às 4:37 pm

    Acho que a Microsoft tem culpa, mas a culpa maior foi o do pessoal ISO(países) que aprovou em tempo record um formato que ainda nem estava pronto. Com certeza foram corrompidos, já que não tinham como eles aprovarem um formato incompleto, defeituso e inferior a um formato que já estava pronto. Para que um novo formato se já existiu um superior? A Microsoft só queria vender seu peixe e o pessoal da ISO aceitou. Lembrando que o Brasil não fez parte de toda essa maracutaia, e foi desde o começo contra o formato da Microsoft. Ponto para nós brasileiros.

    Abs,

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 19/10/2009 às 4:49 pm

    Isso é bom para cobrar seriedade de quem se espera, a ISO.

    Mas pela descrição de todo processo de aprovação do MSOOXML, mesmo antes de sabermos do processo da i4i, vai só se somar aos outros fatos estranhos.

    Ah, as maravilhas que lobistas podem fazer…

    José Vitor (usuário não registrado) em 19/10/2009 às 4:50 pm

    O fast track para a especificação de 6 mil páginas é imperdoável. 6 mil páginas. É mole ?

    Pimenta no … dos outros é refresco.
    Nem precisou ninguém jogar a pá de cal, eles mesmos fizeram isso.

    Eles adoram processar e ameaçar de processar os outros devido a patentes para lá de suspeitas. Dessa vez o feitiço virou contra o feiticeiro.

    Isso só mostra com ainda mais ênfase que o processo na ISO foi corrompido do início ao fim.

    Vinicius (usuário não registrado) em 19/10/2009 às 6:00 pm

    Se não fosse esta porcaria de OpenXml, em pouco tempo poderíamos nos livrar de uma vez por todas do Microsoft Office. O Odf seria o único padrão para documentos, e se a Microsoft não colocasse nativamente o suporte Odf, perderia muito das suas licenças, principalmente nos orgãos governamentais. Se ela quisesse sabotar o Odf como faz atualmente, mesmo o MS Office sendo um bom produto, seria questão de tempo para morrer. Foi uma pena mesmo esta vitória do OpenXml

    self_liar (usuário não registrado) em 19/10/2009 às 8:16 pm

    Interessante como o povo do bit furado como o cardoso ,wallacy e lucas timm ficavam defendendo esse padrão sem vergonha.

    Será que eles nao sabiam desses detalhes?

    Wallacy (usuário não registrado) em 19/10/2009 às 8:55 pm

    Eu defendi? Eu fui um dos que mais critiquei na época…

    É bom saber que você se quer sabe ler…

    Wallacy (usuário não registrado) em 19/10/2009 às 8:58 pm

    Ah sim, vou te lembrar de novo… O seu problema comigo é outro, é que sou um feliz usuário do SuSE… Ok? Dai brigamos muito por causa do acordo da Novell, e por ai vai…

    Mais fácil que fazer você varrer posts antigos… Nunca apoiei, e inclusive “briguei” com o antigo editor Dennes que adorava falar bem de tal padrão.

    fernando (usuário não registrado) em 19/10/2009 às 9:24 pm

    Muitos criticam o OOXML… e afirmam que o ODF é melhor, mas se ele é tão bom, por que nem mesmo o OpenOffice.org implementa o formato completamente e, que eu saiba, não existe nenhuma implementação livre do ODF que seja completa. Assim, nem mesmo com o ODF se consegue alguma fidelidade de arquivo. Isso é, no mínimo uma vergonha!

    A Microsoft tem sua parcela de culpa ao forçar a ISO a aprovar seu formato, mas pelo menos, agora, temos um formato que pode ser implementado em outros programas. E quanto ao ODF? Bem, o Office 2007 já implementa suporte a ele.

    Paul (usuário não registrado) em 19/10/2009 às 9:47 pm

    fernando, o OOXML também tem MUITAS, mas MUITAS lacunas a serem preenchidas pela especificação.

    Vinicius (usuário não registrado) em 19/10/2009 às 11:08 pm

    @fernando. O suporte ao Odf do office 2007 é muito fraco. Da uma olhada neste link e tente entender o que a Microsoft fez para tentar fragmentar o Odf. Foi uma vergonha. http://homembit.com/2009/05/microsoft-agora-tenta-fragmentar-o-odf.html

    John (usuário não registrado) em 19/10/2009 às 11:12 pm

    Vergonha foi da Microsoft, que desesperada entregou um formato que nem mesmo existia em nenhum dos seus produtos. Isso é, no mínimo uma vergonha! Com certeza a ISO foi comprada.Brasil foi contra ao OpenXml.

    Felix (usuário não registrado) em 19/10/2009 às 11:36 pm

    @fernando. Vc está confudindo suite de escritórios com formato de arquivos. O odf 1.1 já existe, se nenhuma suite implementou foi por culpa dos desenvolvedores e não por culpa do formato. O odf 1.2 ainda está em rascunho, mas é uma grande evolução do odf 1.1. O Openoffice 3.0 por padrão trabalha com o formato odf 1.2, que para mim foi um erro já que o mesmo ainda é draft.

    Marco (usuário não registrado) em 20/10/2009 às 12:24 am

    O Brasil dando exemplo de integridade e seriedade. Quem diria…

    Adao (usuário não registrado) em 20/10/2009 às 12:50 am

    Todo o processo da OOXML na ISO foi um grande golpe. Esta organização não tem mais confiabilidade nenhuma, visto que claramente foi uma fraude. E, realmente, nisso o Brasil deu exemplo de seriedade ao mundo inteiro. Impressionante.

    Ronaldo (usuário não registrado) em 20/10/2009 às 10:20 am

    Só para efeito de comparação. O OpenXml tem 6000 páginas e o Odf tem 738 páginas. Imagina para um desemvolvedor ter que estudar 6000 páginas só para pode aplicar o OpenXml. Isso é uma fraude. Ex: Imagina se o pessoal do Openoffice quiser implementar o OpenXml em seus produtos, eles vão ter que estudar a fundo um padrão de 6000 páginas. Este tempo que eles perderiam estudando o padrão, poderiam estar utilizando para melhorar seus produtos ou mesmo para tirar umas férias.rsss.

    Felix (usuário não registrado) em 20/10/2009 às 10:30 am

    Para te falar a verdade não importa qual o formato vencedor, desde que só existisse um formato e não dois. Dois formatos padrões apenas atrapalha, não ajuda em nada. Se existisse apenas o OpenXml como formato padrão eu não ligaria. Todo mundo utilizaria o OpenXml, inclusive o Openoffice. Não teríamos problemas para abrir documentos em nenhuma suite de aplicativos, já que utilizariam formatos padrões. Só que o jeito que a Microsoft fez para aprovar o OpenXml que não me desce. Aliás estou mais com raiva do pessoal da ISO que da própria Microsoft. Deveria ter algum orgão que investigasse esta corrupção toda. Claro que 6000 páginas é só para dificultar as coisas. Prefiro o Odf como formato padrão, já que é bem mais fácil de implementar

    Padrão….sei ¬¬

    self_liar (usuário não registrado) em 21/10/2009 às 9:23 am

    Até a wikipedia virou um campo de batalha para esses estúpidos trolls da microsoft

    http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Office_Open_XML&action=history

    Tio Alex deformando todo o o artigo do OOXML.

Este post é antigo (2009-10-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.