Fluendo anuncia versão 10 de seu “codec pack” WMA, WMV, MPEG, DivX, H.264 e mais
A empresa espanhola Fluendo, patrocinadora de projetos como o gstreamer e o theora, anunciou a versão 10 de seu pacote de plugins multimídia para Linux.
A nova versão está disponível em 32 e 64 bits, com suporte a Windows Media (wma, wmv, asf, mms), vídeo mpeg (2 e 4), DivX 3.11, H.264/AVC, MP3, AAC, LPCM e mais. Custa 28 euros na loja online da Fluendo. (via h-online.com)
• Publicado por Augusto Campos em
2009-11-17
Alguém sabe me explicar quando pode ser utilizado este Fluendo ?
A versão paga (Powerpack) do Mandriva vem com os codecs fluendo.
Como o nome diz, são codecs usados para tocar arquivos WMA, WMV, MPEG, DivX, H.264, etc. Você pode dizer “ah, mas o Ubuntu (por exemplo) baixa o codec e funciona”. Sim mas em muitos lugares no mundo estes codecs são cobertos por patentes de software então para poder usa-los você deve licenciar de alguém como a Fluendo que tem direitos de licenciamento dos algortimos.
A Canonical, por exemplo, vende este pacote de codecs da Fluendo que é adquirida geralmente pro OEMs que querem que seus sistemas tenha suporte aos arquivos multimidia sem que o usuário tenha que baixar nada.
Uso o Mandriva Power Pack 2010.0: a Fluendo faz softwares de muita qualidade! Além do que vem nesta versão existe muita coisa boa que pode ser adquirida para os devotos do vídeo que usam o LINUX.