Firmware alternativo GPL amplia recursos da Canon EOS 5D mkII
Equipada com um sensor de 35 mm e 21 MP com profundidade de campo similar à do filme, capaz de gravar imagens com resolução Full HD (1080p) no formato h.264 e de trabalhar com qualquer lente Canon EF, a EOS 5D Mark II parecia tornar realidade o sonho de todos os que desejam trabalhar com vídeo em alta definição.
Infelizmente, a 5D Mark II, do jeito que sai de fábrica, tem suas falhas no tocante a vídeo: (…) Desapontados com tanto potencial sendo desperdiçado, um grupo de hackers empreendedores liderado por Trammel Hudson se dispôs a estudar seu firmware (o software que controla as funções da máquina), consertar o que estava quebrado e adicionar alguns recursos extras.
Nasceu assim o projeto “Magic Lantern”, um firmware alternativo que transforma sua EOS 5D Mark II em uma “EOS 5D Mark Free”, livre das limitações impostas pelo fabricante. (adaptado de tecnologia.ig.com.br – leia também a versão integral, e a cobertura do Slashdot.)
Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).
Grande coisa codificar em h264. A filmadora seria profissional MESMO se codificassem em Theora… :D
Mudando de assunto, as más linguas dizem que o hardware do Playstation 4 seria o mesmo do Play 3, e que a Sony prefere liberar as especificações do videogame a doses homeopáticas – para impedir as softhouses de criarem agora jogos que aproveitem todo o potencial do aparelho.
Receio que um dia ficarei refém de um firmware limitado, seja na filmadora, ou no videogame :(
Para quem é fã de Canon, vale a pena dar uma espiada no CHDK. Eu uso na minha velha S3IS. Com ele é possível inclusive obter fotos RAW e mudar as taxas de compactação do CODEC de vídeo.
Tércio, já ouvistes falar em obsolência programada?
@Tércio Martins
Nao sei ate’ que ponto essa informacao e’ verdade, ja’ que ha’ muito tempo existem grupos de pesquisa usando clusters de PS3 explorando todo o potencial (dentro dos limites da programacao paralela) dos Cells.