Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Firefox para celulares já está virando a esquina

A Mozilla afirmou que o Fennec, versão do Firefox para telefones celulares, está “a poucos dias” do lançamento da sua primeira versão oficial.

Em entrevista à BBC, o vice-presidente de mobilidade da Mozilla, Jay Sullivan, afirmou que o browser móvel está passando por testes finais e pode ser lançado antes do final do ano.

O Fennec funcionará inicialmente apenas no tablet N900, da Nokia. A Mozilla, porém, afirmou que já começou o desenvolvimento de versões para os sistemas Windows Mobile e Android. (…) (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-12-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Silveira Neto (usuário não registrado) em 25/12/2009 às 1:13 pm

    No Nokia N800 eu uso o MicroB, que é Mozilla-based. Muito bom, sem reclamações, e com suporte a Flash. O Fenec deve ser ainda mais performático. Sem dúvida o Nokia N900 é o brinquedo perfeito.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 25/12/2009 às 1:18 pm

    Enquanto isso o WebKit em dispositivos móveis já está ai desde 1814.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 25/12/2009 às 2:29 pm

    E o Opera desde 1687

    pimentel (usuário não registrado) em 25/12/2009 às 2:33 pm

    Mas porque foi empregado o nome “Fennec”? Não seria mais prático e recomendável manter o já consagrado nome “Firefox” para o novo navegador de celulares? Achei desnecessário e arriscado a adoção de outro nome,o Opera não adotou essa estratégia de mudança de nome quando sai dos desktops para os celulares.

    Fabio FZero (usuário não registrado) em 25/12/2009 às 3:27 pm

    Desculpe mandar a real para todos (inclusive para o Silveira Neto lá em cima), mas o Fennec é horrível, pesado e lento.

    Quão pesado, você pergunta? 24Mb. Tenha em mente que o MicroB (browser atual do N800/900) ocupa algo em torno de 2Mb. O Midori, baseado no WebKit, ocupa 800Kb.

    Quão lento? Quase dois minutos para mostrar a tela inicial.

    Quão horrível? Ele trava a cada 5 minutos, com sorte.

    É simplesmente impossível usá-lo no Nokia N800, e mesmo com melhorias desde a última versão que testei, duvido que ele ele esteja bom a ponto de ser usado como browser principal. O grande erro dele é tentar trazer a engine do firefox integralmente para a versão mobile. Isso é relativamente fácil de fazer no caso do WebKit por se tratar de um engine bastante leve, mas no caso do Firefox/Fennec eles escolheram migrar *toda a máquina XUL*, o que o tornou impraticavelmente pesado.

    É uma pena, porque seria muito bom ter uma competição saudável de browsers móveis.

    ale (usuário não registrado) em 25/12/2009 às 4:11 pm

    @Fabio FZero
    ” WebKit por se tratar de um engine bastante leve, mas no caso do Firefox/Fennec eles escolheram migrar *toda a máquina XUL*, o que o tornou impraticavelmente pesado.”

    São coisas distintas , o XUL é responsavel pela interface ff
    já o webkit é uma engine de renderização em si,
    O certo seria uma comparação entre webkit vs gecko.

    alberto (usuário não registrado) em 25/12/2009 às 5:28 pm

    “WebKit por se tratar de um engine bastante leve” — Leve? Talvez no OS X. O Safari no meu Windows ocupa tanta memória que faz o Firefox parecer o Notepad.

    De fato, pra tornar o WebKit móvel “leve” foi necessário modificá-lo tanto que nem dá pra chamá-lo mais de WebKit:
    http://www.quirksmode.org/blog/archives/2009/10/there_is_no_web.html

    Essa abordagem da Mozilla pode parecer errada, mas em alguns anos o Firefox ficará mais rápido e os aparelhos melhores. Sem falar que tornou possível o AdBlock no Fennec.

    Rodrigo P. Matias (usuário não registrado) em 25/12/2009 às 7:21 pm

    Fabio FZero, acho que vc poderia integrar a equipe de beta-test da mozilla, talvez vc tenha conseguido encontra erros que eles não conseguiram.

    Tem muita gente que compara gato x cachorro isto é muito visível como o colega ALE já falou, eu acho que o que esta mais em jogo aqui é a diversidade, e isto a Mozilla acabou contribuindo, lançar o Fennec que não é o firefox e sim um Browser desenvolvido pela Mozilla que utiliza o motor de renderização Greko.

    Veja como é triste o meu caso, eu tenho um portable da sony, PSP e o mesmo só tem um unico navegador, o qual não suporta nem 10% das tecnologias atauis, seria bom um Fennec para o PSP.

    Pretendo não me pronunciar quanto ao roubo de memória de nenhum destes camaradas, pq alguém que usa windows vai vir me dizer que o IE é o mais leve e ai ficaremos todos putos.

    Fabio FZero (usuário não registrado) em 25/12/2009 às 7:56 pm

    A todos os que falaram de XUL vs. Gecko: sim, vocês estão certos, my bad. De qualquer forma a Mozilla *de fato* incluiu o XUL inteiro no Fennec, e essa é sim a razão dele ser tão pesado.

    @alberto: O Webkit é uma engine muito leve sim, bem mais leve que a do Gecko. A grande maioria dos bons browsers móveis são baseados nele – inclusive o Midori, que citei em meu comentário original. E, como já disseram antes, comparar qualquer coisa com o Safari rodando no Windows simplesmente não conta.

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 26/12/2009 às 12:48 am

    Gente lá no MeioBit tem um carinha que gosta de meter o pau no Opera, acho que nem preciso dizer quem é…
    Pois bem, na minha mera opinião, vai levar um tempinho também para que esse browse da Mozilla alcance o Opera Mini.

    Bem, há vários navegadores baseados no gecko e bem mais leves que o firefox, tais como:

    - K-meleon
    - Minimo (morto)
    - Kazehakase
    - SeaMonkey (sim, o mozillão parece ser mais leve que o firefox :-))
    - O Navegador do Maemo, chamado MicroB

    Ao que me parece o que pesa no firefox é mesmo o XUL. Vale lembrar que há outras implementações do “padrão” XUL para interfaces. Agora de cabeça só me lembro do amplesdk, implementado em cima do HTML e que permite aplicações ricas baseadas nesta linguagem independentes de navegador.

    Ah sim, a maioria das aplicações que usam gecko usam gtk, assim como as que usam qt usam webkit. Com o avanço do webkit para gtk, será que o gecko será substituído pelo webkit?

    ale (usuário não registrado) em 26/12/2009 às 2:48 pm

    O Chrome OS usa gtk?
    Eu prefiro o webkit ,não tenho fatos técnicos pra comprovar mas ele me parece mais moderno .Pelo menos tenho essa impressão em animações pesadas com js, parecem mais fluidas .
    Mas ai pode ser uma questão de engine js e entramos em outra discussão xD

    Curioso (usuário não registrado) em 26/12/2009 às 7:32 pm

    Mas não sei qual a novidade, porque o Firefox ja é lento no desktop, não seria diferente em celulares e olha que o Nokia N900 tem performance semelhante a um desktop ‘light’, imagina rodando em celulares (smartphones) menos potentes…

    Não sei qual a diretiva dos desenvolvedores do Firefox, mas com certeza leveza não é uma delas.

    Outro problema que o Firefox apresenta, com o seu crescimento, é em relação a bugs e falhas de segurança, sendo considerado o software com mais brechas de segurança do ano.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 26/12/2009 às 8:10 pm

    @Ale
    O Chrome usa o GTK sim.

    Kram3r (usuário não registrado) em 28/12/2009 às 10:19 am

    O Fennec no meu n810 é realmente muito mais pesado do que o Midori ou o MicroB.
    Em diversas oportunidades vi o Fennec morrer do nada e eu ainda ter que desligar na bucha meu n810. Vários JS fazer o bixo travar e se for Flash, esqueçe. Já no caso do MicroB e do Midori, vários JS como o do terra fazem o navegador ficar parado por alguns instantes (5s) mas retornam ao normal em seguida. Meu grande problema com o n810 (Maemo), é a questão da não utilização da Camera com o Skype. No mais, o n810 com algumas sources extras, é um brinquedinho e tanto.

Este post é antigo (2009-12-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.