Fim de semana: coloque seu avatar nos comentários, concorra a 10 monitores LCD, e conte suas experiências com configuração de hardware no Linux
Chegou o final de semana, e o número de acessos que o site tem registrado nos últimos sábados e domingos mostra que nosso público não abre mão do plantão, ou pelo menos de uma espiadinha nos últimos comentários sobre os temas que estiverem em discussão (e na semana que passou várias discussões interessantes foram iniciadas).
Exemplo de comentários com avatares
Se você ainda não o fez, aproveite para configurar seu avatar nos comentários. O procedimento é bem simples, e não precisa de login no BR-Linux: basta cadastrar uma foto sua no site Gravatar.com, associada ao endereço de e-mail que você preenche ao comentar aqui no BR-Linux (ou ao que consta no seu cadastro, no caso de quem tem login no site), e em algumas horas ela começará a aparecer junto aos seus comentários – inclusive nos antigos, que já constam no histórico.
Meu desktop – o monitor da promoção da LG é o da esquerda, um Flatron W2353V de 23″, 1920×1080.
Promoção de 10 monitores LG: Outra atividade a que você pode se dedicar neste final de semana é participar da promoção da LG que vai dar 10 monitores da mesma série daquele que eu recebi deles bem a tempo de mencionar no artigo sobre vídeo da série sobre como evoluiu a configuração de hardware no Linux (mais detalhes sobre ela abaixo).
Normalmente não publico análises de hardware, mas entre os periféricos que eu considero que valem o esforço (e os recursos…) que investimos neles estão o monitor e o teclado – afinal, nas profissões da informática, manter a saúde ocupacional depende muito de ambos terem boa qualidade (e do uso que fazemos deles). Ainda quero fazer bom número de experiências com o aparelho que a LG me mandou (e elas devem render artigos futuros, comprovando que a assessoria de imprensa da LG sabe o que faz), mas esta primeira semana em que me limitei a colocá-lo no desktop já me faz concluir que vale a pena recomendar que vocês participem da promoção.
Compartilhe suas experiências com configuração de hardware: Ao longo da semana, tive oportunidade de compartilhar com vocês minhas reminescências sobre como era (bem mais) complicado configurar hardwares comuns no desktop Linux nos anos iniciais da minha experiência com ele, nos artigos:
- Era difícil e ficou trivial (parte 1): modem 3G no Linux
- Era difícil e ficou trivial (parte 2): scanner no Linux
- Era difícil e ficou trivial (parte 3): “kit multimídia”
- Era difícil e ficou trivial, parte 4: Monitor e placa de vídeo
Claro que não quero dizer que configurar tudo isso ficou trivial para todo mundo, nem com qualquer hardware – mas bastante gente já pode comemorar os avanços alcançados, e quem não viveu a realidade do desktop Linux em meados da última década do século passado, ou quem já esqueceu, pode ler para relembrar ou ficar sabendo o que “perdeu”.
Um brinde à desnecessidade de configurar manualmente parâmetros do kernel para poder ouvir música!
Além de comemorar o que já avançou, ou lamentar o que ainda falta (ouvi dizer que ainda este ano terei acesso a um configurador facilitado para fones de ouvido bluetooth estéreo na instalação default da minha distribuição!), quero convidá-los a comentar (aqui ou nas notícias mencionadas acima) as suas próprias experiências com configurações de hardware que deram trabalho no passado e hoje são triviais, ou foram superadas.
Entre as superadas contam aquelas que hoje são configuradas automaticamente, mas também aqueles probleminhas de hardware que a própria evolução tecnológica torna incomuns em equipamentos de hoje, como a experiência chatíssima que era descobrir que o conector do teclado ou do mouse eram de padrão diferente do que você precisava, que o cabo de rede estava sem terminador (muita gente por aí nem deve ter convivido com a realidade dos terminadores…), ou mesmo com a questão das placas de som e modems com jumpers para definir IRQ e DMA, cujos conflitos uma leitora já lembrou em algum dos artigos acima.
Na semana que vem vou tentar reunir em um artigo as contribuições mais interessantes e divertidas, e eventualmente depois farei algum tipo de premiação (com prêmios geeks, como manda o figurino) para a que for mais votada entre as que eu vier a publicar.
Bom fim de semana!
Parabéns pela iniciativa da promoção, sou leitor assíduo do blog, parabéns pelo maravilhoso serviço prestado a comunidade linux do brasil.
Bem que o Augusto poderia se empolgar e começar a sortear brindes para os leitores. De repente uns livros ou camisetas ou msm uma passagem de ida e volta para o CESoL, rsrsrs.
De vez em quando eu sorteio, Luiz. Já sorteei até netbook, HD externo, e outros brindes legais. Mas dessa vez a promoção é da LG, eu só estou colaborando com a divulgação ;-)
Legal! nossa gostei muito
Muito interessante e também original, afinal a filosofia do BR-Linux sempre foi inovar!
Aproveito e dou uma sugestão para ser usada posteriormente: “O que vocês não conseguiram configurar até agora?”. Por exemplo o meu notebook microboard ultimate U-342 tem uma placa wifi azure wave AW-GU700. Faz 60 dias que o comprei e não consegui fazer funcionar até agora! Uso mandriva spring 2009.1.
O mais legal do Linux – o meu é ubuntu – é a facilidade de instalação de itens de hardware. Multifuncional Epson CX1500. Plugou – usou (impressora e scanner). Lexmark E120N. Plugou – usou. Epson 77i. Plugou – usou. Não existe aquela peleja de ficar procurando CD ou driver pela internet. Meu garoto de 12 anos usa ubuntu desde os 09 no micro dele e o garoto não se adapta ao Windows de forma alguma. E olha que tenho licenças de Vista Business sobrando…
Ótima iniciativa! Não é por acaso que sou fã de carteirinha do BR-Linux. Não pelas promoções, mas pela interação com os usuários.
Ando acompanhando a série e gostei muito. Lembro quando instalei o meu primeiro Linux. Tive que comprar uma Sound Blaster 16 já que a outra placa não tinha um suporte bom para o kernel na época. E os modems. Até hoje tenho os U.S. Robotics 56k que são os melhores entre os hardmodens. Por sorte a configuração sempre foi simples com o pppconfig da Debian. Hoje, até mesmo com ADSL é só plugar e navegar.
A coisa mais chata era mesmo a Webcam que era uma PD 1001 da Creative, por anos tive que alterar os fontes de um driver bem alfa para se adaptar aos kernels mais recentes. Mas, hoje, com o preço mais em conta, vou comprar uma mais moderna que, certamente, é só plugar na minha máquina nova e usar, mesmo sendo uma Debian.
E aproveitando, finalmente configurei o avatar aqui.
Webcam ainda é uma chateação, mas isso em partes por conta dos programas, em uns funciona e em outros não. Sem contar o “fator” modelo.
Agora wireless está parecendo os winmodens, uns funcionam normal, outros só com gambiarra, outros só com macumba e outros nem funcionam.
nunca ganhei em promoção de sites, vamos ver se ganho um desses monitores LG :)
Hehe, bela promoção! Ainda mais para mim que quase nunca logo na hora de comentar, um gravatar ajuda bastante.
Detalhe no mouse microsoft na mesa
kkkkkkk
Muito bom!
tenho que reconhecer os teclados e mouse da microsoft são muito bons! Hehehehe
Pelo menos com meu ubuntu não preciso ficar com papo cabeça não… instalou pronto tudo esta funcionando.
Engraçado que quando usava windows ao reinstalar a máquina nada funcionava, rede, video, som.
Linux resolve a vida de todos, só não resolve e de quem não tenta
Bacana, muito boa a idéia!
Gostei muito da série Era difícil e ficou trivial.
Muito bacana.
Não é só no ubuntu que é só ligar os equipamentos. Qualquer boa distribuição voltada para desktop e atualizada faz isso, como o Mandriva, OpenSuse, fedora, etc.
Os ubuntuzeiros deveriam experimentar outras distribuições dessas para não falar abobrinhas.
mto boa a série, Augusto.
acompanho o br-linux Há algum tempo e admiro a seriedade de seu trabalho.
abs.
Linux vai dominar o mundo.
ubuntu e o melhor sistema e só instalar e pronto não e necessário procurar drive algum na net
Parabéns pela promoção. Boa sorte a todos.
Ainda não consigo configurar minha touchscreen. O resto, todas as ditros que testei reconheceram.
Bem, o Gravatar já está configurado.
Há alguns anos minha cunhada estava de mudança para os EUA e sugeriu a suas irmãs que comprassem webcams para que elas pudessem continuar vendo-se mesmo à distância. Numa das viagens pré-mudança, trouxe na bagagem duas Logitech QuickCam Home, que simplesmente NUNCA funcionaram sob Linux. O modelo é “oficialmente não suportado” e, pelo jeito, vendeu tão pouco que ninguém se deu ao trabalho de tentar criar um driver para ele.
Tive que montar uma partição com Windows CE (Camelô Edition) só para fazer essa coisa funcionar. :-(
Bom…criei um avatar semana passada, tomara que ainda me enquadre na promoção ;)
Linux é caso de amor (ao menos pra mim), e alguns pequenos entraves nem de longe me dão motivação para outros OS entrarem nos meus computadores.
Linux 4 ever!!!
Só pra frisar: a promoção dos 10 monitores LCD da LG é independente do lembrete sobre a possibilidade dos leitores cadastrarem seus avatares, ok? O texto da notícia explica como fazer cada uma das duas coisas.
Hummm….entendi, não tinha lido com atenção :)
O Linux é um excelente exemplo do que a humanidade pode fazer (e não fazem)para melhorar a vida de seus semelhantes, não fosse a rebeldia de alguns no passado e hoje de muitos, nada disto estava aqui. Quanto ao fato de hoje ser fácil ou não…bem concordo com Caetano Veloso quando diz… não sei não assim você acaba me conquistando, não sei não assim eu acabo me entregando.
O Augusto, comé que é a história do gravatar?
Que tal sobre webcam?
Acho que uma das coisas que me motivaram a usar linux foi o suporte a hardware. Tive um Pentium MMX 233 e fiquei surpreso ao instalar o Vector Linux 4.0 e conseguir rodar vídeos e músicas já no primeiro boot(não achei que ele fosse detectar o vídeo) a partir daí passei a usar o Pinguim como meu Sistema Operacional Default, mas recentemente tive problemas pra conectar uma camera digital Olympus, e se não fosse o leitor de cartões não saberia o que fazer.
Onde coloco a foto do meu avatar ???? não achei opção no painel
Jacson, não entendi o que você deseja ver esclarecido.
Walfredo, em qual painel?
Já descubri.. tem que usar o Gravatar ..
O suporte a hardware no linux está muito bom. Tenho um netbook acer com o windows xp que já veio instalado e recentemente instalei a versão final do Moblin 2.0 que reconheceu todos os drivers de primeira. Antes eu havia instalado o Ubuntu Netbook Remix Karmic Alpha 5 e também reconheceu todos os drivers. A qualidade das imagens da webcam é bem superior no Moblin do que no windows. No meu desktop uso o OpenSuse que também reconhece e instala todos os drivers de hardware.
Muito se fala nos comentários desses posts sobre “o hoje”, contudo tenho pouco problemas com suporte a hardware desde 2001/2002, geralmente só os pontuais softmodens e um ou outro tipo de hardware mais moderno, mas que logo recebe suporte e tudo fica bem.
Existem os problemáticos, como VGA onboard Via. Os problemas passageiros como os recentes com VGA Intel, NVidia e ATI consideradas “legado”. Mas dizer que que hoje é uma maravilha e ontem era um terror não concordo.