Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Fedora: telas do Fedora 11, e instalando o wicd a partir do código-fonte

Screenshot Tour do Fedora 11: “Para aqueles que ainda não puderam instalar o Fedora 11, mas querem dar uma olhadinha. O Projeto Fedora facilita pra vocês. Vejam nosso Screenshot Tour” [Enviado por Rafael Gomes (rafaelgomesΘprojetofedora·org) - referência (fedoraproject.org).]

Substituindo o Network Manager pelo Wicd no Fedora 11: “Recentemente substituí o Network Manager, que é um aplicativo nativo do Fedora pelo Wicd. Depois de ver algumas postagens na rede, falando das vantagens do Wicd, resolvi agir e devo dizer que estou plenamente satisfeito com a troca. Deixei de ter que reiniciar o computador a cada problema na minha rede wireless, meu notebook está sempre conectado ao inicializar, ou seja, estou experimentar muitos benefícios, o que me fez então escrever este pequeno artigo. Em verdade, o tutorial está postado no link: http://wicd.net/moinmoinWicd%20on%20FC9. Bem, vamos a ele: Primeiro, leve em consideração as dependências para a instalação do Wicd. Instale-as portanto, da seguinte forma, digitando no terminal como root ( aliás todo a operação deve ser realizada no modo root): yum -y install python python-devel wget Agora com o comando abaixo, direcione o terminal para o seguinte diretório: cd /usr/local/src Logo após no mesmo terminal faça o download do Wicd, utilizando o comando a seguir: wget http://downloads.sourceforge.net/wicd/wicd-1.5.4.tar.gz Descompacte o Wicd: tar -xf wicd-1.5.4.tar.gz Entre no diretório onde ele está descompactado, e o configure com os comandos a seguir:
cd wicd-1.5.4
python setup.py configure
python setup.py install
Desative o Network Manager, como os comandos a seguir, sem reinicializar o computador: service NetworkManager stop && chkconfig NetworkManager off E no mesmo terminal, onde foi realizada a configuração até este momento dê o comando: chkconfig wicd on Reinicialize o seu computador e pronto, você já estará com o Wicd a pleno vapor.” [Enviado por Sergio josé Dias (daradjaΘgmail·com) - referência (wicd.net).]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lauro César (usuário não registrado) em 15/06/2009 às 12:38 pm

    Eu, felizmente, não ando tendo problemas com o networkmanager desde o Fedora 9. Será que é algum problema com algumas configurações específicas do equipamento? (algumas placas de rede…)

    Minha placa é a intel ipw2100 e raramente perco conexão e quando isso acontece ela volta automaticamente sem que eu mova nenhuma palha… é bom quando isso acontece ;)

    Quanto ao wicd já ouvi falar muito bem dele, um dia experimento, mas como minha rede está muito bem, não vai ser agora.

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 15/06/2009 às 1:44 pm

    Uma vez instalei o wicd no Kubuntu e me dei mal. Fiz a instalacao via apt-get e ele automaticamente removeu o networkmanager. Pior, o programa (wicd) dava um monte de erro e nao iniciava.
    Conclusao, perdi meu network manager, o wicd nao iniciava e fiquei sem conexao wireless, ou seja, sem net.
    Sorte que eu tinha os .deb do networkmanager no cache do apt-get e consegui reinstala-lo. Ufa!

    O software parece ser bom, mas fiquei com trauma.

    Abs!

    Anderson Machado (usuário não registrado) em 15/06/2009 às 2:18 pm

    Minha primeira impressão do fedora não foi muito boa, tenho 4 partições no meu hd, onde tenho Ubuntu, Opensuse, Win xp e win 7, tirei o win 7 pra colocar o Fedora 11, mas logo na instalação o fedora já complicou, queria a qq custo criar duas partições no mínimo, eu queria que ele ficasse em apenas uma (sda4), depois de muito lutar ele venceu, criou uma partição estendida (sda4) e mais duas dentro (sda5 com /boot) e (sda6 com /) na minha opinião totalmente desnecessário, enfim, continuando depois de instalado fui verificar as novidades e e fazer um tour pra me localizar, fui no gerenciador de pacotes atualizei, mas não apareceu nenhum pacote, nem mesmo os instalados achei muito estranho isso, outra coisa que me lembrava era da forma como o fedora mostra as pastas no nautilus igual ao win 95/98 sempre abrindo uma nova janela a cada pasta aberta (sinceramente não vejo pq ainda não fizeram como todos os outros, mostrando a lista de pastas em arvore e abrindo na mesma janela, bom realmente fiquei desanimado no começo, e não tenho planos de usa-lo, devido à vários fatores além dos já citados, muitos falam do Ubuntu, mas, ele faz sucesso não é só pelo fato de ser fácil de instalar e ter um suporte a hardware bom ele, te deixa fazer o que quiser, sem muita complicação e já te mata um trabalho de ficar configurando coisas banais. Desculpem o desabafo, mas pelo tamanho da RedHat e do próprio fedora, acho que não deveríamos ter esses problemas bobos.

    Sergio J Dias (usuário não registrado) em 15/06/2009 às 10:46 pm

    Devo dizer que não tenho tido problemas com o Fedora. Muito pelo contrário, fiz a atualização para do Fedora 10 para 11, usando o aplicativo Preupgrade com toda a tranquilidade. Postei até um tutorial em meu blog para quem desejar fazer o upgrade. Quanto ao Wicd, reconheçe mais facilidades em seu uso do que no Networkmanager. Quando fiz o post, tentei apenas contribuir com a comunidade apresentando outras possibilidades de configuração. Não desejo, de forma alguma entrar na querela que cerca a disputa ao meu ver artificial entre os usuários do Ubuntu e do Fedora. No Gnu/Linux comecei com o Kurumin e já experimentei várias distro, inclusive o Ubuntue. Na minha opinião o que interessa é o crescimento da filosofia do software livre e da cultura livre e o Gnu/Linux se estabelecu como um instrumento fundamental nesta luta que travamos contra o copyright. Por isso continuaremos contribuindo para o que for preciso.

    CristianoFurtado (usuário não registrado) em 16/06/2009 às 9:45 am

    O Fedora 11 se negou a instalar em uma maquina top de linha :(. Tenho um processador Quad-Core com a Placa Mãe top da Asus com memoria ddr3 e simplesmente não rola mesmo. Ja usei todos os tipos de opções existentes na linha do kernel e nenhum ajudou. Com mais calma darei uma verificada a fundo para ver uma solução.

    Lauro César (usuário não registrado) em 16/06/2009 às 12:57 pm

    Anderson Machado:
    1- O Fedora, ao contrário do Ubuntu, não tem foco em Desktop/Usuário leigo.
    2- Durante a instalação existem algumas opções para particionamento. Em uma das opções ele formata o disco todo, em outra tenta localizar uma partição com Linux para formatar e instalar e existe a manual, na qual você PRECISA SABER o que está fazendo. Por default o Fedora cria suas partições usando LVM que é uma forma diferente de organização do disco(mais flexível, usada principalmente em servidores), dentro de uma “partição” LVM é que são criadas as partições onde o sistema será instalado.
    3- O Fedora 11, por padrão, é instalado em partição com o sistema ext4, mas como o grub ainda não inicia o sistema com este tipo de sistema de arquivos, tem de ser criada uma partição /boot como ext3 também (pode ser isso que ocorreu com você). Mas você pode escolher durante o particionamento usar uma partição ext3 ou reiserfs por exemplo,e, neste caso, não precisará da partição /boot.
    4- O modo espacial de uso do navegador de arquivos, não é mesmo prática e é a primeira coisa que altero quando instalo o Fedora. Acredito que como o Fedora segue muito fielmente o que os desenvolvedores dos softwares fazem, e o padrão do Gnome é com o navegador em modo espacial, eles o deixam como default, mas mudar isso, após a instalação é muito fácil, basta clicar na opção “abrir sempre em modo navegador” em uma das abas de propriedades do nautilus.
    5- Não entendi o que aconteceu com seu gerenciador de atualizações. O meu, logo após instalar o sistema já me apresentou nada menos que 142MB de atualizações a fazer… ;) Ah, não esqueça de habilitar o DeltaRPM para diminuir o peso das atualizações.

    Um abraço e tenta usar o Fedora aí, acho ele bastante prático também, só demanda um pouquinho mais de trabalho no início, em relação ao Ubuntu, mas também é muito bom e inovador.

Este post é antigo (2009-06-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.