Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Falsa sensação de anonimato na web gera xingamentos e até ameaças

Murilo Rodrigues (murilo1810Θyahoo·com·br) enviou a referência da matéria do G1, apontando relações com discussões recentes sobre iniciativas nacionais.

Trecho da matéria: “O dono do terceiro blog mais lido do mundo cansou. Depois de três anos escrevendo sobre novas empresas e serviços de tecnologia, uma ameaça de morte e uma cuspida na cara, Michael Arrington, co-fundador do TechCrunch, decidiu dar um tempo do site.

“Escrevemos sobre tecnologia e empreendedorismo. São coisas importantes, mas não tão importantes para nos fazerem temer pela nossa segurança e a de nossas famílias”, afirmou o blogueiro em nome de todos os contribuintes da página. Apesar de seu afastamento, o TechCrunch continuará sendo atualizado.

O fato de alguém desistir da blogosfera depois de chegar ao topo do Technorati, um site com a lista dos blogs mais acessados, indica que a pressão para quem está lá em cima não é pouca. E, como mostra o desabafo de Arrington, ela vem principalmente dos leitores: pessoas que muitas vezes não economizam na agressividade e apelam até para ameaças quando discordam do blogueiro — esteja ele envolvido com temas polêmicos ou com amenidades.

No caso específico do BR-Linux, de fato há comportamentos agressivos contra o editor de vez em quando, mas nada que ultrapasse o limite da deselegância e chatice. O que me chama mais a atenção, entretanto, é o comportamento dos leitores agredindo verbalmente (e anonimamente) uns aos outros, ou eventualmente os autores de iniciativas das quais eles discordam. Vale a leitura do artigo do G1 e a reflexão.

Leia também: Não alimente os trolls: campanha pela qualidade das discussões


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Henrique Lechner em 13/02/2009 às 8:18 am

    mas lhe digo que a nossa comunidade não esta muito longe disso,a falta de respeito,xingamento excessivo.e o pior é que isso provavelmente não ira mudar.vou citar um trecho de um texto que eu havia escrito em outro post meu no BR-Linux,que se encaixa perfeitamente para este assunto
    “venho aqui com outro ponto de vista da maioria que publicou comentário.não venho difamar,ofender,generalizar. como MUITOS aqui fizeram.

    isso me envergonha e desencoraja,não são um ou dois,mais vários usuários tremendamente agressivos e muitas das vezes nem se quer se prestam a entender profundamente o assunto.

    o negocio é chegar e IMPOR a sua idéia.é como citado anteriormente “não é porque você PODE que você DEVA”, muitos chegam com o argumento de liberdade. exageram e ofendem tentam apedrejar para que seus desejos sejam compridos na amarra!

    sei que serei criticado mortalmente por muitos por ir contra seus pensamentos.mas não me importo.

    no começo o que era orgulho de pertencer a esta comunidade hoje virou vergonha/nojo em afirmar que pertenço a ela,que a essência se deixou levar por alguns usuários que fazem questão de tripudiar sobre os outros.

    felizmente não são todos e existe muitas pessoas realistas e educadas no nosso meio,porem são ofuscadas por essa gente sem educação que corrompe cada dia mais nossa sociedade”

    abcd@abcd.com.br (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 8:50 am

    Imagino quantos usuários de linux não sentam a porrada lá no pobre coitado…

    Josenaldo (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 8:54 am

    Esse comportamento de alguns leitores me deixa triste também. Participo de fóruns onde, volta e meia, alguém resolve agredir outro só por discordar.

    Acho engraçado isso. Criticar pela web é fácil. AMeaçar e tudo mais. Mas no fundo, quem faz isso não passa de um babaca, pois na hora de peitar mesmo, foge. Parecem chiuauas. Gritam à vontade, mas basta vc chegar perto pra ver o tamanho da coragem deles…

    Hoje eu simplesmente ignoro esse tipo de gente. Não quero saber de perder meu tempo com fracassados. E quando fazemos isso, eles simplesmente somem.

    Então vamos fazer isso. Vamos ignorar esses doentes fracassados. Vamos nos preocupar com as pessoas que realmente importam: nossa família, nossos amigos, os colegas de trabalho, colegas de forum que querem fazer algo de útil, os menos favorecidos que querem uma chance… E vamos deixar que os babacas caiam no esquecimento.

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 9:26 am

    Porque “usuários do Linux”, em especial, fariam tal coisa?

    Manuela (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 9:50 am

    Olha o pessoal as vezes pega pesado aqui sim.
    Quando é notícias relacionadas ao Windows ou MS , xingam e acham ruim porque o Augusto postou a tal notícia.
    Antes de tudo o blog é do Augusto , se ele apartir de amanhã apesar do blog ser mais focado para a comunidade linux, comoeçar a colocar notícias relacionadas a MS e outras empresas do mundo proprietario o povo vai cair matando de critica no Augusto.

    Infelizmente algumas pesssoas acham que o Augusto é obrigado a colocar só notícias relacionadas ao Linux e SL.
    Vamos respeitar mais que todos nós ganhamos.

    cardoso (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 9:55 am

    Eu já perdi a conta de quantas vezes fui ameaçado de morte, com o Sofrimento Eterno no Inferno ou mesmo quando me denunciaram ao ACM.

    No grupo de software o comportamento agressivo principal vem, sim, do pessoal do SL, Avelino. Basta ver as mensagens no post sobre a matéria do sujeito que usou Linux por 2 semanas, que saiu ontem.

    Ou qualquer matéria sobre distros.

    O comportamento dos fanáticos do SL é idêntico ao dos fanáticos religiosos em geral. Os fanáticos do Mac em geral preferem não evangelizar, e os fanáticos do Windows se restringem ao Baboo, e ali é só colocar ração e limpar o jornal duas vezes por dia, e não fazem mal a ninguém.

    Para um exemplo do ponto a que chega o fanatismo, veja este caso.

    Isso é péssimo, só serve para queimar o filme dos moderados. Mas não se restringe software. Já vi gente ser xingada e ameaçada em blogs por dizer que o Gurgel era um carro feio.

    Eu acho que o Avelino estava se referindo a um comentário anterior que foi moderado, e não ao texto do post.

    Bullshico (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 10:53 am

    Egos… Por algum motivo, a internet é uma espécie de amplificadora de egos.

    A verdade é que são raras as pessoas que debatem na internet para aprender e ensinar, a maioria quer impor seu ponto de vista. Sem contar que, conforme você assume estar errado em algum ponto, ou pergunta por dúvida, só falta tirarem seu couro.

    As pessoas hoje em dia estão tão preocupadas em parecerem inteligentes na internet… Que chega ser triste.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 11:05 am

    “e os fanáticos do Windows se restringem ao Baboo”

    Sei não Cardoso, há mais deles por ai que imagina. Eu frequento muito o fórum do GdH, lá a maioria dos usuários Linux ficam nas salas destinada a este, até porque a moderação não perdoa, mas vira e mexe aparece gente por lá, das outras salas que entram com os 2 pés no peito, geralmente em assuntos que nem tem muito haver Win x Lin. O pessoal que frequenta lá pode confirmar ai.

    Algumas vezes eu bato meio pesado em algumas coisas escritas por ai, mas tento, na medida do possível, me focar ao que está escrito e não na pessoa que escreveu, pois sabemos que infalível, só o Linux mesmo, todos estão sujeitos a dar um bola fora, contudo, bater pesado não quer dizer xingar, ameaçar e tudo mais, até porque isso ai não adianta, melhor mesmo é por os 2 neurônios para funcionar e mostrar por A + B que a pessoa está errada ou exagerou no que escreveu ou disse.

    Saindo um pouco do ambiente da informática, em um blog meu (que está desativado, era sobre a minha região aqui) tive problemas com um angolano, que ofendia a mim e a outros frequentadores, depois de cansar de apagar os comentários dele fiz diferente, coletei o máximo que pude de dados dele, seja provedor, coisas que ele dizia nos comentários e que davam algumas pistas de como era e acabei entrando em contato com o provedor dele, em uma semana problema resolvido, segundo a empresa além de cortarem o acesso dele, encaminharam minha reclamação as autoridades de lá, só não sei que fim teve, só sei que por lá ele não apareceu mais.

    Resumindo, se a pessoa passa dos limites alguma atitude tem de ser tomada, até para livrar a internet desses “encostos” que queima o filme geral de quem frequenta e gosta da internet como um todo.

    cardoso (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 11:13 am

    Bull, o problema é que a coisa foge de proporção. Eu até “entendo” um jovem perdido em 2009 carente de uma ideologia que “adota” o SL, o discurso do Stallman é bonito e tal, tem toda uma abrangência, mas quando aparecem garotinhas de 12 anos te ameaçando de morte, xingando, por você falar mal de Harry Potter, tem algo errado com o mundo.

    tenchi (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 11:38 am

    E é por isso que eu tenho medo da Internet. Digo isso por já ter presenciado comportamentos do tipo de já cheguei até a agir desta forma uma vez (nada tão grave como ameaças), mas percebi depois se tratar de uma babaquice.

    Acredito que o carater impessoal da Internet faz com que estas coisas fiquem mais fáceis de acontecerem, já que dá a impressão de que do outro lado não há outras pessoas, mas somente computadores, ao contrário de uma conversa ao vivo, por voz ou vídeo, onde temos certeza de que estamos lidando com uma pessoa, percebemos suas emoções – pelas expressões faciais ou tom de voz.

    É complicado somente dizer “eu discordo de você”. Parece ser muito mais dizer: “você é um idiota que só fala asneira”.

    tenchi (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 11:40 am

    @cardoso, me pergunto o que uma garotinha de 12 anos estaria fazendo num blog seu… hauahau

    cardoso (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 12:01 pm

    Tenchi, agradeça ao Google.

    Manuela (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 12:20 pm

    Acho que o problema maior e que sabem que não tem punição.
    Então fazem ameaças , xingam e fazem toda aquela palhaçada que nós sabemos e já vimos.

    “Blogueiro x diz eu tentei usar o linux e tive certas dificuldades e por isso achei o linux uma m*”

    Eu não concordo com isso e falaria tal coisa , mas sem ofender o blogueiro x.
    Outras pessoas iriam cair matando a pau no cara xingando e falando altas coisas.
    No dia que vi aqui a reportagem do cara da IDGNow fiquei horrorizada com tamanha agressividade das pessoas aqui.
    Alguns chegaram ao ponto de dizer que era pq o povo do idgnow foi comprado pela MS, quem fala isso tem no minimo titica no lugar de celebro.
    Sei que existe reportagens tendenciosas , mas ali era a visão de alguem que já mexeu com tal coisa e por isso está falando aquilo.

    Conheço gente que mudou de Win para Mac OS e apanhou bastante com a mudança , chegava dias que falava que iria voltar para o win porque o tal mac os era um saco.
    Se fosse falado em um blog a pessoa ia sofrer com xingamentos dos fanboys do mac e de outros fanboys por ai.

    Alguns pregam liberdade de escolha , mas a liberdade de expressão eles não aceitam.

    Para alguns exemplos de agressão desmedida entre os próprios usuários, usualmente desrespeitando e acusando as crenças uns dos outros (mas, neste caso específico, sem grandes agressões aos autores, até mesmo por estes serem parte de uma misteriosíssima sociedade secreta), seguem alguns links.

    Notem especialmente os comentários mais do final das listas, porque a discussão vai decaindo ao longo do tempo – e estas especificamente duram anos…

    E atenção: o nível de veracidade dos posts em si é homogêneo e típico do site como um todo. Seguem os links:

    1. Novo livro de Harry Potter é prenúncio do apocalipse
    2. Inri Cristo afirma: Sudário é verdadeiro!
    3. Graal: Descendente de Maria Madalena desaparece no Maranhão
    4. De volta: “Homens de preto” reaparecem no Brasil

    E não se esqueça: a sociedade secreta tem vagas!

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 12:30 pm

    Eu sou blogueiro ocasional, usuário Linux, apoio a OpenSource e já fui ameaçado de morte num tópico meu relativamente polêmico (Como ser um usuário Linux Babaca). O que eu fiz? apaguei o comentário e mandei um email “cortêz” ao usuário, que se a carapuça serviu era pra ele mesmo hehe.

    Fabio Prudente (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 12:37 pm

    Se vocês acham que o nível de alguns comentários aqui no Br-Linux é ruim, experimentem acompanhar o Slashdot, ou o próprio TechCrunch. Como o próprio Augusto colocou, os abusos cometidos aqui não são “nada que ultrapasse o limite da deselegância e chatice”… às vezes, na minha opinião, estão mais para o campo da chatice.

    Podemos então nos orgulhar disso. Acho que o povo brasileiro é, por sua natureza, mais cordial. Comentários deselegantes são a excessão, não a regra. Temos uma tendência mais colaborativa que destrutiva. Além disso, gosto da forma como o Augusto lida com essa questão. É muito difícil encontrar a receita certa para evitar a proliferação dessa praga, e acho que o Augusto a encontrou. Claro que parte desse mérito cabe também à comunidade Br-Linux. Nossa reação também é importante, e também é nossa a responsabilidade de dar reforço positivo aos bons comentários, e ignorar os maus comentários.

    O Br-Linux é o ÚNICO blog que eu acompanho, em língua portuguesa – exatamente por ser (apesar das excessões) o mais construtivo.

    Pierre (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 12:43 pm

    Eu acho o seguinte, as vezes opinamos baseados apenas no meio em que convivemos, o que é normal, este é o nosso mundo. Frequento o site do Augusto há anos, desde que conheci o Linux, sou usuário do sistema, e uso ele de forma profissional no meu dia a dia, porém não nego que use plataforma proprietárias tenho um MacBook e nele tenho Linux, Mac OS e Windows e não tenho problema algum em falar isto, não sou melhor ou menos pior do que ninguém, sou um profissional de tecnologia e trabalho.
    A falta de educação existe em todos os segmentos, seja usuário de Linux, Windows ou Mac. Digo isto porque frequento vários foruns e sites e vejo que existem pessoas que simplemente não se conformam com a escolha do outro. Mas não é privilegio da comunidade Linux é a comunidade Windows e do Mac OS. Enfim, passei da fase de me incomodar com estas brigas.
    Mas esta lenda que usuário de Linux é chato e não respeita a escolha do outro é conversa furada. Usuario fieis a Apple ou os que veneram as tecnologias da Microsoft também são chatos, mas existem muita gente boa na maioria dos casos.
    Enfim, Linux x Microsoft x Apple se parece bastante com Palmeiras x Corinthians x São Paulo. O cachimbo da paz jamais será usado e cada um vai defender até o fim suas cores mesmo que muitas vezes esteja errado.
    Acho que é por ai. Enquanto isto, vou lendo e analisando as conspirações de turma de Cupertino, Redmond e dos fãs do pinguim.
    Eu particularmente não amo a Microsoft, gosto muito do Pinguim sou fã da QT e aprendi a gostar da Apple.
    Acho que vou ficar em cima do muro, vendo as brigas, enquanto isto o mundo vai andando.

    Abraço a todos

    Pô Cardoso, mas essa figura que você usou no artigo do contraditorium

    http://www.contraditorium.com/2006/05/31/bia-kunze-e-a-sabedoria-dos-usuarios-linux/

    uma figura altamente preconceituosa e um insulto aos usuários de linux (por misturar xiita e uma figura do tux no mesmo desenho) e me lembra muito o “famoso” artigo do Baboo atacando o Sérgio Amadeu e a comunidade linux em geral.

    Em qualquer situação as pessoas só podem exigir respeito se tratam também com respeito as outras. Opinião é uma coisa e zombaria é outra.

    Se alguém fala que não gosta, p.ex, do Mac OS X dizendo algum argumento técnico qualquer ou até uma sensação ou experiência pessoal e de uma forma civilizada, poderá até haver alguma réplica e um debate e não se chegar a nenhum consenso, ficando cada um com a sua opinião pessoal. Mas se alguém afirma que todo usuário de Mac é isso ou aquilo de uma forma agressiva e mesmo de forma irônica e jocosa, alguém pode se sentir ofendido e atacar. É como brincar de empurrar e depois puxar alguém na beira da linha do metrô. Se o cara leva uma porrada na cara, mesmo tendo feito de brincadeira, pode-se entender as razões do agressor. Ninguém tem sangue de barata.

    O problema da anonimidade é que ela estimula a sensação de impunidade e a agressão gratuita contra pessoas, ideologias, sistemas operacionais, religiões, times, raças, etc. A agressão contra a Bia Kunze foi realmente gratuita, nada construtiva e tem que ser execrada, mas aí foi uma coisa pessoal do sujeito e acho que é um caso bem isolado e raro. Não pode, em hipótese nenhuma ser usada como generalização da comunidade de linux. Tem jovem que picha muros, assalta, se droga, etc mas nem por isso podemos por causa de umas ovelhas negras dizer que a juventude é assim.

    O que vejo bem mais realmente são reações exaltadas de pessoas de comunidades de usuário de softwares livres, mas quase sempre são feitas em tópicos e discussões controversas (tipo windows x linux, software X x software Y) e em que há também agressões de todos os lados e muitas vezes estimuladas pelo próprio autor para ganhar page views no seu blog, fórum ou site. Ou seja, jogam um artigo controverso no ar para ganhar audiência, com um monte de termos ou figuras preconceituosas, e esperam os pit-bulls de todos os lados se engalfinharem.

    O Augusto aqui do br-linux sempre teve uma atitude exemplar em relação às idéias contrárias e opiniões pessoais e por isso mesmo nunca vi nenhuma agressão maior que o irritasse a ponto de perder a compostura. Ele é tão imparcial e justo que até linka as notícias do Meio Bit, que também posta muitas vezes notícias provocativas contra o software livre, o linux e, principalmente, o Stallman.

    O lema que todos deveriam seguir é: respeite para ser respeitado e respeite as divergências de opinião. Debates são bons mas quando feitos com respeito e argumentos técnicos.

    Agradeço, Manoel, mas não acho que eu seja imparcial. Tenho minha própria opinião, a exponho e defendo sempre que acho que devo, e até freqüentemente critico posições incompatíveis. Faço minhas escolhas e julgamentos com base no que penso, sem tentar ser imparcial, nem fingir ser isento.

    Mas realmente não acho que a resposta certa para as opiniões diferentes seja tentar removê-las, censurá-las, difamar seus autores, usar conscientemente falácias, erguer o tom da voz, e tantas outras atitudes que fazem a pessoa perder a razão na discussão.

    Acima de tudo, não acredito que a minha opinião é suprema ou única, não vejo necessidade de sair pregando ela por aí (exceto a quem procura conhecê-la), e sempre acreditei no valor de apontar ao público as opiniões diferentes também, para que cada um possa fazer seu juízo.

    E uma observação extra: quanto ao uso da palavra xiita, eu acho que é uma ofensa muito maior aos praticantes desta crença, que individualmente não têm nada a ver com isso, do que aos alvos do preconceito em si.

    Noto que muitas vezes os alvos do preconceito merecem ser classificados como fundamentalistas extremistas, mas aí quando o autor da crítica apela para 2 ou 3 preconceitos e generalizações (por exemplo, dizendo que o cara é “xiita” e ainda tentando colocá-lo como se fosse exemplo típico de alguma comunidade que tenha interesses em comum com os dele), acaba ele mesmo caindo na fórmula da intolerância que queria criticar.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 1:49 pm

    O comportamento dos fanáticos do SL é idêntico ao dos fanáticos religiosos em geral. Os fanáticos do Mac em geral preferem não evangelizar, e os fanáticos do Windows se restringem ao Baboo”.

    E os comentários no Meiobit, Cardoso? Cheio de usuários fanáticos de windows xingando em qualquer discussão sobre sistema operacional. Esses usuários fanáticos de Windows são estimulados, já que é feita vista grossa para esse comportamento desde que falem mal de SL e/ou Linux.

    E mais, se as regras de conduta aqui do br-linux fossem aplicadas no meiobit, muitos posts dos editores seriam cortados, já que é comum usarem “*tard”(com predileção por “freetard”), “xiita” e vários outros termos pejorativos.

    Muito fácil se comportar aqui e pedir respeito quando nos seus blogs escreve posts claramente com intenção de provocar brigas.

    Augusto, acredita que faz anos que acesso o Br-Linux e vejo o banner do Verdade Absoluta mas nunca cliquei no link? Minha nossa, como eu pude passar tantos anos assim sem acessar um site tão brilhante quanto este? Muito bom mesmo – até que você leia o rodapé! hhauahua

    Mas voltando ao assunto… Não concordo que a falta de punição e a sensação de impunidade leve as pessoas a agirem desta forma. Pensando desta forma estamos dizendo que o ser humano é, “por default”, um “criminoso”.

    Acostumamos nossas crianças desde pequenas a serem tratadas como criminosas, lhes mostrando sempre que a qualquer ato considerado ilegal – e muitas vezes o é – haverá um “aparelho repressor” pronto para… reprimi-los (?!).

    Somos a favor de mais fiscalização punição no trânsito, pois sabemos que as pessoas são, “por default”, assassinas que gostam de atropelar os outros. E isto nos mais variados aspectos sociais, inclusive na Internet.

    É claro que não acredito que o se humano seja simplesmente “bom” por natureza. Na verdade às vezes sequer acredito na “natureza humana”. Mas aqui não é lugar para discutir e… vcs viram o cara que saiu no Big Brother? Eu votei nele umas cinco vezes e…

    Sem brincadeira, as ofensas nos sites de informática, ao menos no Brasil, vem tanto do comentarista em direção ao editor quanto o contrário. Prova disto aqui no Brasil? Meio Bit.

    Metade dos textos que o Cardoso publica – a outra metade é muito boa – é ofendendo os que ele considera alguma-coisa-tartado. Neste caso é perceptível a necessidade de obter clicks, visto que estes posts passam de várias dezenas de comentários.

    O Augusto mesmo às vezes publica aqui uma textos com uns títulos legais, mas que tem lá no fundo uma necessidade de atrair o leitor, que é a função de um título, aliás, mas coloca sempre um conteúdo à altura da credibilidade do site (agora puxei o saco, hein?).

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 2:20 pm

    Pessoal calma daqui a pouco vocês mesmos estarão se agredindo.

    Na minha opinão as pessoas esquecem que é difícil passar a sua emoção no comentário, por exemplo quando se faz um comentário irônico tem que colocar tags ou outras coisas para mostrar que é uma irônia e não um comentário sério. Muitas vezes comentei e esqueci de colocar alguma coisa para identificar que era irônico e várias pessoas acharam que era sério. Por isso que detesto mundo virtual e prefiro conversar cara a cara, pois é mais fácil mostrar sua emoção. Mas mesmo assim algumas vezes as pessoas não entendem sua emoção.

    Sinceramente o mundo é grande e cabe todos, quem gosta de Linux, quem gosta de Windows, quem gosta de Mac e lógico outros sistemas. A maioria trabalha com um ou mais sitema operacional hoje em dia. É muito estúpido achar que só deve existe apenas um sistema operacional, Highlanderfobia.

    Eu sou um exemplo de quem usa dois sistemas operacionais, Windows no trabalho e Linux no meu notebook.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 2:22 pm

    Corrigindo: sitema -> sistema

    Manuela (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 2:33 pm

    @Tenchi , creio que a parte de impunidade foi para o que eu falei.
    Deixe me explicar de forma mais clara, existe leis de transito e outras tantas leis que se você pisar na bola será multado ou preso e dependendo até processado.
    Todos sabem que existe certas punições tanto na lei de transito como em outras , mas mesmo assim fazem as coisas erradas. Mas lá está a lei.

    Desde que comecei a interessar por TI , sempre escutei que a internet é uma terra sem lei. Não existe lei para a internet , existe algumas pseudo leis que inventaram ai principalmente para pedofilia. Mas em geral a internet é vista como um lugar sem lei aonde se faz o que quer. Só olhar a porcaria do orkut, existem comunidade do tipo eu odeio a professora fulana , a moça x , o cara y e tantas outras comunidade que ofendem e humilham os outros.
    Porque existem tais comus? Porque a maioria sabe que não vai acontecer nada com eles.
    Por isso que na maioria ou em todas essas comunidades tem sempre um tópico de alguem falando que tem vontade de bater e outras coisas em relação a pessoa descrita no titulo da comunidade.

    Ninguem por “default” nasce idiota ou violento , por falta de acompanhamento ou por falta de bons exemplos e que a pesssoa se torna aquilo.
    O filho ve o pai as vezes batendo na mãe ou fazendo certas coisas , imita o pai uma hora ou com a propria mãe ou com uma coleguinha de sala ou vizinha da rua.

    Lei de informática no Brasil e no mundo em geral é muito ruim e falha. Alguns criticaram o que aquele deputado(não lembro agora qual era o cargo dele), sobre internet. Imagina se não só aqui no Brasil mas em todo mundo tivesse sim um cadastro dos usuários e a pessoa por qualquer coisa de errado tivesse uma punição?
    Será que iriamos ter esses “debates” pesados e cheio de palavrões , insultos e as vezes ameaças?
    Certamente que não , porque a pessoa iria pensar duas vezes afinal o seu nome e outros dados seriam obrigatorios e dependendo do que fosse escrito iria responder por aquilo judicialmente.

    Infelizmente muitos que não aceitaram aquela lei dele , foi por medo disso acontecer. De não poder mais dar uma de machão e falar que iria dar uma “porrada” no cara por ele não aceitar suas ideias.

    cardoso (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 2:40 pm

    Tenchi, a diferença é que eu quando vejo um idiota que tatua logo do zune no braço chamo de zunetard, quando vejo algo que considero errado feito pela Microsoft, publico.

    Já a postura da “comunidade”, como o link de meu blog demonstra, é “não divulgar” e sair xingando a blogueira de puta. Eu digo “da comunidade” pq nessas horas todos tentam acobertar ao invés de expulsar as maçãs podres.

    Se você procurar vai ver no MeioBit até posts onde eu (que Odin me perdoe) DEFENDO o Stallman. A diferença é que no dia que posto x falando mal do Linux imediatamente os posts anteriores falando bem são esquecidos.

    Já “vocês” acham que tudo que os contraria é feito para gerar polêmica, gerar cliques, propaganda, etc. Essa semana vi duas vezes acusações desse nível. Contra o Augusto.

    Então, meu caro, quando parte da “comunidade” ataca o BR-LINUX, eu acho que há algo muito errado com ela.

    Jonathan2 (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 2:43 pm

    O Cardoso não pode falar muita coisa, pois ele adora criar posts polêmicos sobre Linux. Procura sarna para se coçar, atraindo facilmente este tipo de leitor. E já presenciei mais de uma vez, no MeioBit, alguém “silenciando” comentários que discordavam do post em questão, onde não existia ofensas. E no MeioBit há alguns blogueiros, colegas seus, que não dão exemplo nenhum, estão no nível deste pessoal em educação. Já vi mais de uma vez o Cardoso desrespeitando seus leitores, sem contar os comentários com a palavra “AD-BLOCK” que ele exclue (ou excluia).

    Mas o pior lugar na internet é o Orkut. Já fui moderador de uma comunidade grande e é a pior coisa que existe. Já me chamaram até de racista por causa de alguns tópicos criados por outros membros, pois tentam distorcer TUDO. Me ofendiam nos meus recados. Fui perseguido por ter enfrentado um grupo de fakes, pois o dono da comunidade permitia esta porcaria de perfil lá, e eles xingavam todos por lá por conta do anonimato. Este grupo de fakes criavam mais fakes para fazer número nas dicussões. Quando eu discutia com 10 fakes, na verdade só havia 2 pessoas reais por trás. Já fui ameaçado de ser processado (?) por um fake. Saí da comunidade, e hoje só há fakes brigando por lá.

    cardoso (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 2:48 pm

    Weber, se a conduta do MeioBit fosse aplicada aqui trolls como o self-liar já teriam sido expulsos faz tempo.

    São sites diferentes com condutas diferentes. Essa é a graça da Internet, a diversidade.

    Você tem todo o direito de NÃO frequentar os lugares que não gosta, só não pode querer ditar as regras de uma casa que não é sua.

    De resto, é muito fácil dizer que os posts que você não gosta são criados para gerar flames. Só faltou dizer que recebemos $$ da Microsoft para isso também.

    cardoso (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 2:50 pm

    hAhahhahaah Johnatan, a melhor resposta para seu primeiro parágrafo é seu segundo parágrafo.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 3:14 pm

    Cardoso,

    Não quis ditar regras e sim mostrar como é uma questão de reclamar de algo aqui mas que deixa ocorrer no meiobit.

    “Os posts que não gosto” ? Você faz provocações sistemáticas, por exemplo citando o Stallman de maneira pejorativa em posts que nada tem a ver com Software.

    Sua alegação de que é injustiçado porque fala também mal da Microsoft (exemplo do Zune) e isso não seria lembrado é uma falácia. A proporção faz toda a diferença no caso. Falar mal uma vez por mês da MS e todo dia de SL desmente a “injustiça” que você sofreria.

    E não, não acho que deva ter um placar para ver quanto falou do lado A e B. Mas posar de vítima inocente da “comunidade”, aí é dose. Pra isso concordo com suas palavras:

    “só não pode querer ditar as regras de uma casa que não é sua. “

    Cardoso, esclarecendo uma questão comum, e até mesmo apresentando uma visão diferente sobre o que é “comunidade Linux” (esta não-entidade tão citada), quero declarar que, até prova em contrário, a única comunidade da qual o BR-Linux de fato pode ser considerado um representante ou um integrante pleno é a própria comunidade dos leitores e colaboradores do BR-Linux.

    Pessoalmente sou participante e colaborador de uma série de outras entidades (como a FSF, a Linux Foundation, a Creative Commons e a Wikimedia Foundation), apóio e acredito em várias coisas que elas fazem (mas sem desligar o senso crítico, em especial quanto a atitudes de censura e de tentativa de impor comportamentos ou posições), mas o que o BR-Linux publica e divulga não reflete o posicionamento delas, e muito menos o de alguma mítica e (até prova em contrário) inexistente (no sentido objetivo) “Comunidade Linux”. Aliás, ela é tão inexistente quanto o “usuário comum”, outro mito dos tempos modernos.

    Outras iniciativas por aí até tentam capitalizar estes nomes bonitos de outras formas, dizendo que falam em nome da “comunidade aberta”. ou do “movimento software livre”, ou da “comunidade Linux”. Tem gente que ganha a vida (e cargos, e carreira internacional, e sucesso em eventos) se passando por “representante do movimento”, mesmo não sendo reconhecidos neste papel por ninguém que não seja de sua própria claque. Não é meu caso, prefiro falar por mim mesmo, e vem dando certo desde 1996 – e as eventuais discordâncias e repúdios são bem-vindos, porque refletem isso. E por isso encontram espaço aberto por aqui.

    Antes que me entendam mal, faço a explicação: claro que sei que existem muitas comunidades por aí orientadas ao código aberto, ao Linux, ao software livre, ao compartilhamento de conhecimento, aos padrões abertos, etc. Mas elas são diversas, muitas vezes conflitantes entre si, e sem orientação comum. Não é “a comunidade”, e sim “as comunidades” ou (bem raramente) “o conjunto das comunidades”. E este último agregado é a quem usualmente me dirijo.

    Assim, o comportamento bobo-alegre, idiota ou censor de algum indivíduo ou grupo (inclusive estes tão comuns que às vezes querem proibir críticas ou impor ideologias) dificilmente pode ser visto como representativo desta mítica “comunidade Linux”, e certamente não podem ser expulsos por ela, ou por algum gerente dela – pois não há. Se isso conta para alguma coisa, declaro: eu repudio os bobos-alegres mencionados. Sou contra ideologias impostas, contra os “não me venhas” e contra vedações ao direito do indivíduo usar seus recursos para externar sua opinião, positiva ou negativa, sobre o que for importante para ele.

    Em especial, o fato de vários membros destas comunidades rejeitarem de vez em quando algum artigo daqui, ou de outro lugar, não me parece nada espantoso, contraditório ou indicativo de algum posicionamento de um grupo mais amplo.

    E eu certamente não tenho o menor interesse em participar de comunidades em que a censura e a imposição de ideologias sejam comportamentos tolerados, estimulados ou comemorados.

    Ivan (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 3:45 pm

    Bom…em meu Blog, publiquei algumas coisas sobre política, sobre tecnologia e sobre assuntos menos polêmicos como games, televisão e cinema, e mesmo assim sempre tem alguém mais inflamado que não gosta de ler ou que não concorda com a opinião do redator, mesmo quando o caso não é pessoal ou quando o assunto é de domínio público.

    Há dois anos houve um crime em minha cidade ainda sem solução, em que uma jovem foi assassinada em uma universidade, desde então escrevi alguns artigos relacionados ao caso, assim como escrevi sobre a menina Isabela de São Paulo que foi atirada da sacada do prédio em que morava.

    Volta e meia alguma coisa sai na imprensa, faço comentários, sendo que no caso específico desse assassinato, recebi alguns posts de apoio, de admiração e outros dizendo que eu simplesmente estava querendo visualização do meu blog, sem falar que recentemente alguns comentários mais inflamados de pessoas com amigos ou familiares envolvidos na investigação se acharam no direito de expor suas opiniões de forma mais agressiva…

    REsultado, consultei advogados, gravei os dados necessários para resguardar a integridade do meu Blog, e simplesmente fechei os comentários e mensagens postadas por usuários.

    Se a sociedade não está pronta para dar sua opinião de forma construtiva ou pelo menos com argumentos válidos que não entrem no mérito pessoal, acho que não deve ser dada a ela meios para que possa se expressar.

    Ivan, se você tem a preocupação com o respaldo jurídico, minha sugestão é que você peça apoio aos seus consultores jurídicos para criar Termos de Uso (como os do BR-Linux) para seu blog.

    Não resolve, mas ajuda – especialmente ao tornar todos os comportamentos indesejados dos leitores uma transgressão objetiva e formal do direito de participação que você concedeu a eles, e se estabelecer um procedimento formal para que eventuais prejudicados possam recorrer a você e solicitar exclusão de material que viole algum direito deles.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 5:09 pm

    Não é “a comunidade”, e sim “as comunidades” ou (bem raramente) “o conjunto das comunidades”.”

    Pow, falo isso a uns anos, esse lance de “A” comunidade não existe, existem sim comunidades e nada impede de alguem fazer parte de várias delas. Por não concordar com algumas ideias de algumas delas simplesmente não frequento ou participo, simples.

    self_liar (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 5:35 pm

    Nossa , o cardoso viaja !

    Eu não uso de ofensas pessoais .E dificil eu fazer isso .Ao contrário do meio bit onde existem pessoas que adoram falar mal.Inclusive muitos em uma certa época que eu estive lá me trataram com muita falta de respeito.E não parti para ofensas pessoais.

    É melhor olhar você mesmo pois sempre usa o povo do software livre como mau exemplo.E quase sempre glorifica a Apple.

Este post é antigo (2009-02-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.