Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Exclusão Digital: Cuba poderá ter conexões de fibra óptica com o continente

Cuba é o único país das Américas a figurar na lista dos países inimigos da Internet, produzida pela organização Repórteres sem Fronteiras, devido às restrições de acesso e à vigilância exercida pela Agência Cubana de Supervisão e Controle.

Mas quando consultado sobre o assunto, o governo cubano por diversas vezes afirmou que tem a intenção de disponibilizar o acesso a toda a sua população, mas argumenta que é o embargo comercial imposto pelos Estados Unidos que a impede de conectar-se à internet pelo cabos de fibra ótica que passam por sua costa, obrigando-a a utilizar uma conexão por satélite mais cara e lenta, e conduzindo-a assim a descartar ampliar o serviço de internet a cidadãos comuns.

Mas talvez esta situação (ou a argumentação) esteja para mudar: a Casa Branca anunciou nesta segunda-feira (13) que vai mudar as regras do embargo comercial para facilitar o caminho para que as empresas norte-americanas de telecomunicações façam negócios em Cuba, permitindo ligações de cabos de fibra óptica e links de satélite entre os EUA e Cuba.

Dan Restrepo, assessor especial de Obama, disse que a medida deve aumentar o fluxo de informação para a ilha comunista. “Somos favoráveis a que mais informação, em vez de menos informação, chegue ao povo cubano”, disse. (via g1.globo.com)

Saiba mais (g1.globo.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    A Arte de Vender (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 8:05 am

    Será que o governo Cubano vai gostar disso? Será que eles querem uma população mais informada?

    Ainda mais com o novo “youtube edu”.

    Smaug (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 8:18 am

    Já era hora do Obama mudar alguma coisa. Esse bloqueio, destinado a estrangular Cuba até que ela viesse de joelhos pedir arrego aos EUA, foi um tiro que saiu pela culatra: o resultado foi que o povo cubano se uniu ainda mais.

    Muita gente destila ódio a Cuba simplesmente por isso: não porque ela seja comunista (Coreia do Norte e China também são), mas porque teve o mau gosto de continuar a existir mesmo depois da queda do Muro e dos países do Leste europeu.

    Por outro lado, será que o governo cubano vai mesmo abrir a Internet para todos? Baseado no que se sabe da China, a resposta deve ser não. Mas quando o embargo cair, novos ares vão soprar sobre a ilha e aí vamos ver no que vai dar.

    Anderson (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 8:48 am

    Acredito que Fidel se desviou de seu propósito depois que o grande Che foi assassinado. Agora ele tem a mesma Cuba da qual lutou contra, anos atrás…

    Viva Che!

    Era um contrasenso os EUA terem um embargo tão pesado a Cuba e apoiarem e até venderem armas pra ditaduras muito piores na África e Ásia, independente de ser de esquerda e direita.

    Alexandre (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 8:53 am

    Olhem o que Fidel disse a respeito disso:

    http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2009/04/14/ult1808u138373.jhtm

    Ozzy (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 9:20 am

    Sem entrar na discussão política sem fim, acho que Cuba só vai mudar mesmo depois que o “coma-andante” Fidel for para outro lado definitivamente… digo, a queda total do embargo econômico, a saída da família Castro do comando… pois, pelo que pude ler, o que o Obama liberou – embora sejam um bom sinal inicial – não é muito mais que a oficialização de coisas que já vinham ocorrendo de uma forma ou de outra (envio de dinheiro, celulares, acesso a internet, já existem “clandestinamente” dos EUA para Cuba, e ambos os governos fazem de conta que não estão vendo). Mas, parece ser um começo…

    O.O.

    Antigamente os cubanos que moram nos EUA só podiam viajar uma vez por ano pra ilha e o limite era 300 dólares por ano que podiam enviar (ou seja, nada).

Este post é antigo (2009-04-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.