Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Evitando tropeços e falsas expectativas ao iniciar projetos nas comunidades do código aberto

Estou cobrindo a cena open source há quase 13 anos aqui no BR-Linux, e com o tempo, vou percebendo uma série de padrões, alguns dos quais negativos, mas que permanecem se repetindo, como o do sujeito que inicia um projeto na expectativa de que vá ser adotado por uma comunidade, acreditando que
- pessoas interessadas em contribuir código e recursos surgirão espontaneamente e em grande quantidade,
- usuários interessados brotarão em árvores (juntamente com feedback útil e críticas construtivas), e que
- uma comunidade formada ao redor de um projeto poderá facilmente ser guiada mais ou menos nos mesmos termos em que se guia uma organização hierárquica.

Muitas vezes os usuários e participantes surgem mesmo (depende de muitos fatores, incluindo a comunicação, a importância da demanda que o seu projeto busca atender, e o potencial percebido de que ele venha a cumprir seu objetivo, entre outros), e ainda assim há outros obstáculos no caminho, como
- a maneira de lidar com outros projetos relacionados ou de escopo similar,
- as questões organizacionais tradicionais (planejamento, liderança, etc.), e até mesmo
- a importante questão de onde traçar a linha a partir da qual as solicitações (e até contribuições) de novos recursos serão rejeitadas (ou postergadas), devido ao aumento da complexidade de manutenção, ou a outros fatores.

E foi por ter visto tantas vezes a ocorrência de projetos comunitários que passam por tropeços devido a este mesmo conjunto de fatores, que vão bem além dos exemplos citados acima (alguns dos quais considerados óbvios por quem já participa da cena há tempo, embora alguns deles sejam objeto de discussão quanto aos mecanismos envolvidos), que considerei bastante interessante a leitura deste artigo apresentando e discutindo uma longa lista destes obstáculos comuns baseados, usualmente, em expectativas equivocadas.

Mas atenção: não se trata de uma crítica ao código aberto, e boa parte dos fatores mencionados podem ocorrer em projetos comunitários de qualquer natureza. Trata-se apenas de uma lista de obstáculos frequentemente observados em iniciativas que enfrentam obstáculos evitáveis, ok?

Saiba mais (lwn.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-05-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2009-05-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.