Estudo: Uso do Python cresceu 45% desde maio de 2008
Da Info:
Antes de março de 2008, apenas 13% dos desenvolvedores utilizavam a linguagem de código aberto, que foi lançada em 1991 pelo programador Guido van Rossum.
De acordo com a pesquisa, intitulada North American Development Survey, um dos motivos para a popularização da linguagem de programação foi o lançamento da plataforma App Engine, do Google, que suportava apenas a Python até o começo de abril deste ano.
Hoje o projeto da empresa continua com espaço para a linguagem, apesar de ter redirecionado boa parte de seus esforços para o Java. (via info.abril.com.br)
Saiba mais (info.abril.com.br).
Redirecionou seus esforços para Java ou apenas incluiu o Java à lista de linguagens suportadas?
Isso é legal .Python é uma linguagem correta e neutra.Não é vinculada a nenhuma empresa.
Mas por outro lado o seu uso é para uma API de uma corporação que não é lá uma boa coisa.
Trabalho com Java, mas também gosto do python. É uma linguagem que dá muita produtividade, além de ser bem elegante e poderosa. Você começa fazendo coisas simples, como substituir shell script, daí a pouco está programando pra internet.
Concordo com o Juan. Eu comecei substituindo um scripts em bash, depois desenvolvi usando GTK e agora estou trabalhando com Django para desenvolvimento web.
O Python é muito poderoso e conta com muitas bibliotecas e APIs para se fazer muita coisa diferente.
Não consigo simpatizar com Python…não me conformo que em pleno século 21 ainda tenhamos que ficar contado espaços (ou tabs) para criar um programa…isso aí lembra COBOL, FORTRAN, essas coisas antigas. Mas não há dúvidas que é uma liguagem extremamente bem sucedida, ocupou grande parte do espaço da linguagem Perl.
@José Vitor, forçar o desenvolvedor a fazer as devidas tabulações não é errado.
É uma das poucas coisas que dá para forçar. Deveria ter também a possibilidade de não executar código ruim ;)
Eu acho fantástico, pois é uma ótima linguagem.
Isso é inclusive bom para Java, que se mantém ou se torna mais complexa com o pssar dos anos. Falta um Rails para java.
Eu programo em java e estudo python, sinceramente, prefiro espaços a {} e ; . Não dizendo que java é ruim, mas eu gosto muito mais de python.
Comigo é exatamente o oposto, eu gosto de Python mas não consegui ainda me adaptar a linguagem pois sinto falta justamente das chaves e do ponto e virgula. Eu realmente não gosto da forma como o Python cria blocos de código. (isso é totalmente pessoal, simplesmente não gosto)
Será que não existe algum parser que troque os {, } e ; pelos respectivos espaços e quebra de linha?
Eu não vim do Java, minha base é o C.
@José Vitor: Contar espaços? Que editor você usa? Já ouviu falar de auto identação? Editor com o Gedit, Kate, Geany e Vim fazem a identação para você.
Eu concordo com você que se, e somente se, nenhum editor fizesse a identação, aí sim seria um problema usar Python.
Estou procurando por um parser que faça esse serviço para mim e encontrei ima idéia bem bacana, pena ser apenas uma idéia.
CLIKE
def factorial(x) {return ( x<=2 ? 1 : n*factorial(n-1) );}
PYTHONLIKE
printf(factorial(10)) # note ';' not needed
Continuo procurando :D
InFog:
Não é a questão de qual editor usar, e sim de que um código posicional é inerentemente menos robusto de que um código com formatação livre.
Isso parece não ser tão relevante assim, já que Python é uma linguagem extremamente bem sucedida, mas minha opinião é “religiosa” :) portanto nem adianta discutir.
E ainda tem o pydev pra usar no eclipse (mania de programador Java =D )
Interessante notar como as linguagens despertam debates acalorados. Debates esses que às vezes terminam com frases do tipo: “a minha é melhor porque sim” ou “não uso tal linguagem porque não quero”. Às vezes vira uma questão pessoal (quase religiosa) e é difícil “converter” os programadores. Pensando nisso, as empresas tentam botar as linguagens sob plataformas, de forma a abranger o maior legado possível. Isso não aconteceu só com a Sun, que mirou no Ruby e acertou uma penca de linguagens, a Borland também aderiu ao .NET para salvar o Delphi e o Object Pascal.
Eu acho esse fenômeno fácil de explicar. Todo programador experiente sabe que se desenvolver um sistema em linguagem/plataforma X ele casou com essa linguagem/plataforma, porque vai ter que dar manutenção no sistema provavelmente por anos a fio e se ele não gostar da ferramenta que adotou vai pagar seus pecados por muito tempo.
python é ridiculo de fácil, lembro que eu que vim do java, com 15 minutos tava fazendo absurdos com a linguagem + uma mãozinha do google :o)
@wryel
Mais um motivo para se usar.
Dinamicidade e rapidez com fácil implementação de código.
:-)
Eu gosto muito do python e sempre que posso brinco com ele.
Sou um programador “ocasional” (tenho uma necessidade bem especifica) e para o meu uso ele me satisfaz por ser bem simples de aprender.
Uma coisa que acho desvantagem é o fato de ele não ter arrays multidimensionais sem uso de biblioteca especifica. Eu nunca me dei bem com as bibliotecas não oficias.
Se este problema fosse resolvido acho que seria uma ótima linguagem para se iniciar na área de programação já que ele incentiva(força) a identação.