Especial no G1, parte 2: como instalar programas em seu novo sistema operacional – com colaboração do BR-Linux
Como complemento da primeira parte do Especial Linux no G1, publicada na semana passada explicando como instalar o Ubuntu, o autor Fernando Panissi levou a cabo o que havia anunciado, e publicou hoje por lá o Especial Linux parte II: : instale programas em seu novo sistema operacional.
E desta vez ele fez diferente: me convidou para ajudar a explicar como lidar com a instalação de programas adicionais, e publicou uma versão resumida do meu texto, complementado com os comentários dele. Segue a introdução:
Hoje vamos à segunda e última parte do Especial Linux. Na semana passada ensinei como fazer a instalação do Ubuntu 8.10, e agora vou trazer para você um pouco da experiência de quem vivencia o Linux no dia-a-dia.
Convidei para participar da coluna de hoje o Augusto Campos, mantenedor do BR-Linux, que é um portal brasileiro voltado a noticiar e difundir o Linux e tem mais de 10 anos de existência.
Ele me deu uma ajuda para explicar pra vocês como é possível deixar seu Linux ainda melhor. Vamos às dicas? (via g1.globo.com)
A minha parte foi baseada em um roteiro de entrevista, que continha as seguintes questões, cujas respostas estão reproduzidas no texto:
- Qual o melhor lugar para baixar programas para Linux?
- Quais os programas que você recomenda?
- Como instalar os programas baixados?
- Meu Linux não reconheceu os dispositivos, como faço para encontrar os drivers corretos e instalá-los?
- Que conselhos você pode dar para quem quer se aventurar no mundo Linux?
Saiba mais (g1.globo.com).
Pessoal da globo estah de parabens. Excelente mesmo. Seriedade!
Vamos ver se assim pessoal para de criticar a emissora. Na maioria das vezes por pura birra.
Abs!
Opa, parabens ao Br-linux tambem. Sempre divulgando Linux para “além das fronteiras”.
Abs!
repito o que escrevi na matéria do G1:
Muito bom. Muito bom mesmo!!
É agradável ver alguém explicar algo que fuja um pouco do rotineiro “terminal”, o que se torna um terror pra quem dá os primeiros passos no mundo linux…. a coluna está de parabéns.
Acho muito difícil termos apenas uma distribuição no linux, como muitos imaginam para tentar focar esforços e assim fazer o penguim brilhar.
Mas e que tal algo como uma “App Store”? (me perdoem os maís sensíveis ao SL).
Unificarmos os aplicativos, com telas, traduções e instalação automática, dependendo da versão. No melhor estilo “ache, arraste e divirta-se”.
O smart pode ajudar nisso também… fica a idéia.
No mais fica os meus parabéns ao G1 pelo excelente artigo!
Até mais,
Biblioteca pública internacional: – Biblias :
Argumento: linux + ubuntu +fedora +debian +opensuse +gnome +kde
http://info.com/searchw?qkw=linux+%2Bubuntu+%2Bfedora+%2Bdebian+%2Bopensuse+%2Bgnome+%2Bkde&qcat=web&tab=&qhqn=linux+%2Bubuntu+%2Bfedora+%2Bdebian+%2Bopensuse+%2Bgnome+%2Bkde&wqhqn=&q=linux+%2Bubuntu+%2Bfedora+%2Bdebian+%2Bopensuse+%2Bgnome+%2Bkde&KW=linux+%2Bubuntu+%2Bfedora+%2Bdebian+%2Bopensuse+%2Bgnome+%2Bkde&name=linux+%2Bubuntu+%2Bfedora+%2Bdebian+%2Bopensuse+%2Bgnome+%2Bkde
2. Para aglutinar as informações coletadas e aduzidas, optar por um programa para documentação hierárquica.
links:
http://info.com/searchw?qkw=tuxcards&sourceid=Mozilla-search
…
Relação de Softwares para Windows e seus equivalentes em Linux
http://www.planetarium.com.br/planetarium/noticias/2003/2/1046459036
…
br-linux é engraçado viu.
O título bem que poderia ser:
“Tudo que a comunidade Linux sempre quis dizer e nunca teve oportunidade na grande imprensa”
Como sempre o Augusto está de parabéns.
Agora vai! Augusto Campos e BR-Linux sempre mostrando sua qualidade e sendo reconhecidos por isso! Parabéns para todos!
Detalhe que o mestre Augusto conseguiu explicar tudo de uma maneira simples e direta e, principalmente, SEM MENCIONAR A LINHA DE COMANDO!
O famoso argumento de que Linux é difícil porque tem que ficar digitando comandos está caindo por terra a cada dia que passa!
André, obrigado, mas ressalto que eu só pude deixar de mencionar a linha de comando porque era permitido fazer as respostas considerando apenas uma distribuição específica. Se tivesse que ser mais amplo ou genérico, no mesmo espaço, a linha de comando não seria a pior das opções à minha disposição…