Entrevista com CTO de virtualização da Citrix e com gerente da comunidade Xen
“A aquisição da XenSource pela Citrix agitou ainda mais o mercado já crescente de virtualização.
Simon Crosby, CTO da divisão de virtualização e gerenciamento da Citrix, e Stephen Spector, gerente de comunidade Xen.org, contam em entrevista exclusiva para a Linux Magazine o que já está diferente e o que ainda vai mudar no cenário da virtualização.”
Enviado por Rafael Peregrino da Silva (rperegrinoΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).
• Publicado por Augusto Campos em
2009-04-21
Relembrando que, conforme noticiado pela própria Linux Magazine, a Citrix passou a fornecer gratuitamente o XenServer desde fevereiro deste ano. Este quadro comparativo coloca seus recursos ao lado do VMWare ESXi (versão gratuita da concorrente) e deixa claro que a plataforma é capaz de satisfazer diversos modelos corporativos.
Recursos considerados mais avançados, como alta disponibilidade e provisionamento dinâmico, estão disponíveis no Citrix Essentials, tratado como uma extensão do XenServer.
Off topic: quando sai a próxima ML. Não vejo a hora de comprar!
O mais interessante do Xenserver 5.0 enterprise que é o HA eles tiram, sem o HA fica dificil criar um ambiente de Cloud computing o que eu gostaria de fazer, mas quem nao tem VMWARE ESX casa com XENSERVER 5 enterprise ou com Cento OS 5.3 + ECP, bom quanto ao comentário do KVM foi muito tendencioso rebaixaram demais o hypervisor do kernel como se fosse uma solução amadora, o que ná verdade não é ! KVM + VirtIO drivers tem uma performace muito boa !
Achei muito tendicioso essa entrevista dos caras em relação ao KVM.
shallon
É possivel montar uma solução de HA completa com heartbeat e implementar quorum disk, stonith e tudo que for necessário com o XenServer. A base do SO do dom0 do XenServer é CentOS 5.2 e com o yum vc pode instalar tudo que for necessário.