Enlightenment e sua parceria misteriosa
Enviado por sombriks (sombriksΘgmail·com):
“The Rasterman (Carsten Haitzler) anunciou nas listas do Enlightenment o port do desktop mais aguardado de todos os tempos para dispositivos de uma das maiores fabricantes de eletrônicos do planeta. A parceria aparentemente é oficial, e logo veremos os efeitos do enlightenment em algum celular (talvez outro tipo de gadget? netbook?) de última geração.
Há segredo sobre quem é esse big player portando o enlightenment para seus produtos (que, segundo the Rasterman, incluem celulares, televisores, sistemas de som e muito mais), mas eu tenho as minhas suspeitas, ;) Anúncio na íntegra: http://sourceforge.net/mailarchive/forum.php?thread_name=20091118113815.989e03bd.raster%40rasterman.com&forum_name=enlightenment-users” [referência: sourceforge.net]
• Publicado por Augusto Campos em
2009-11-19
Eu não diria que a parceria é assim tão misteriosa:
http://www.osnews.com/story/22503/Samsung_Sponsors_Enlightenment_EFL_Development
Não seria a samsung e seu Bada ?!
Isso é uma ótima notícia!
Agora teremos mais opções de soluções linux para dispositivos móveis.
O EFL é uma ótima coleção de bibliotecas, com interfaces ricas utilizando muito pouca memória. Com a colaboração da Samsung, esse cenário só tende a melhorar.
Não “tão” misteriosa assim
http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=NzcxNQ
Eles vão manter aquele estilo underground com moldura de janelas com crânios, monstros etc, com aqueles sons futuristas?
Bem, se é a samsung eu não sei, mas eu sei que a Nokia estava com uma linha de pesquisa pesada em cima do Enlightenment no seu MAEMO que usa GTK por falta de efeitos no GTK. Ate onde eu sei… que nao eh mt, a nokia esta portando sua plataforma no N810 e N900 para QT, em breve veremos um MAEMO + QT. E creio que nesse bolo entra o E tbm!
É a Samsung sim, projeto Bada.
Segundo o blog, vai ser lançado o site público para desenvolvedores em Dezembro.
Então este badá será baseado em software livre? Será que será baseado em Linux? (Ah sim, a EFL é composta de várias bibliotecas, algumas LGPL e outras BSD, etc).
Vaporware. Já faz tempo que o Rasterman anda falando nisso, mas o que se vê por aí é exatamente o contrário. Maemo lentamente migrando para a QT, Moblin adotando Clutter, Android usando Java e assim por diante.
Seria legal ver o EFL sendo adotado por projetos e o próprio Enlightemnt voltar a ter expressividade entre as distribuições mas do jeito que a coisa está indo não sei não…
John
É a Samsung mesmo.
E o E17 não é vaporware, já existe em funcionamento em várias distribuições.
E pra quem gosta de falar mal do Openmoko, o E17 voltou a ganhar visibilidade depois que a empresa contratou o Rasterman!!!
e17, embora em desenvolvimento ainda, é muito diferente de seu antecessor e16, aquele que tinha sons doidos. Aliás, não há suporte a sons nos temas do e17, como o próprio Rasterman disse uma vez: “sounds on a window manager sucks”
E se não me engano, Rasterman saiu do projeto OpenMoko a um bom tempinho já (só se ele retornou recentemente)… porém o Illume, versão do enlightenment para dispositivos móveis, começou a crescer a partir daí… bem, eu vejo uma esperança do projeto se tornar (finalmente) maduro e estável em breve…
Esquenta a briga entre os toolkits =P
Tem mais informações aqui:
http://www.guiadohardware.net/noticias/2009-11/4B057BB0.html
Eles vão manter aquele estilo underground com moldura de janelas com crânios, monstros etc, com aqueles sons futuristas?
Quer dizer que você nunca viu um dos temas para Enlightenment que não tem nenhum desses elementos?