Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Developers, developers, developers, developers: Na abertura da JavaOne, Sun defende importância das comunidades de código aberto

O silêncio a respeito da fusão em andamento com a Oracle, na mesma sequencia de abertura do evento, foi ensurdecedor.

Leia também: “Crise aumenta número de puxa-sacos, dizem especialistas, no G1.

Da cobertura do IDGNow:

A Sun abriu a conferência Java One 2009 – que acontece entre os dias 1 e 5 de junho, em São Francisco (EUA) – fazendo uma defesa apaixonada das comunidades abertas. Em nenhum momento se falou na fusão com a Oracle e o discurso de abertura foi feito pelo vice-presidente da unidade de cloud computing da companhia, Dave Douglas, que disse que “o mundo precisa das comunidades open source”.

Falando mais especificamente da Sun, o executivo disse que sem os desenvolvedores a companhia não seria o que é e que ela precisa das comunidades abertas para continuar compartilhando conhecimento. “Temos trabalhado no conceito do engenheiro cidadão, que significa a evolução dos cientistas como conhecemos no século 20”, disse.

Comparando as duas categorias, Douglas lembrou que no século passado os cientistas trabalhavam isolados, geralmente com tecnologias proprietárias e a serviço de alguma empresa. Neste século, o engenheiro cidadão trabalha com tecnologias abertas, colabora com seus pares e atua em comunidades, não necessariamente ligadas a uma determinada corporação. “O engenheiro cidadão pensa em como o trabalho dele pode tornar o mundo melhor“, observou. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Mauro (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 10:27 am

    Para quem não entendeu: a Sun evitou de ser comprada pela IBM (uma aliada do software livre), comprou a MySQL-AB e em seguida foi comprada pela Oracle. Quem conhece a posição da Oracle a respeito de SL já sabe o que vem pela frente, e está se cuidando como pode. O “silêncio oficial” a respeito não deixa margem para dúvidas. O “Leia também” inserido foi sarcástico, inteligente e oportuno.

Este post é antigo (2009-06-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.