Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ekaaty Linux no Fisl 10

Enviado por Cristiano Furtado (cristianoΘekaaty·org):

“Após o fisl 10 o Ekaaty Linux passou a ser comentado em vários sites e blogs. Essa é mais uma conquista que o time consegue com louvor. Após alguns anos sem ir ao FISL o time do Ekaaty Linux demonstrou responsabilidade e atitude na décima edição do evento. O grupo do Ekaaty foi ao fórum junto com membros da célula de software livre da faculdade Área1 e membros de Minas Gerais, ganhando novos membros de outros estados como Rio Grande do Sul e Brasília. Mais informações no site do Ekaaty Linux” [referência: ekaaty.org]

• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Caio SIlva (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 11:58 am

    Esse fils nunca vai sair da minha cabeça..
    foi o nosso primeiro grande evento, ekaaty e eu.. rsrsrsrs

    Filipe Rosset (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 11:59 am

    Show de bola, isso mostra que os Spin’s do Fedora dão resultado!
    Sucesso a galera do Ekaaty!

    Danielle Pereira (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 12:02 pm

    O Ekaaty mas uma vez demonstrando que é um time unido e competente. Chamando à atenção por onde passa, conquistando assim, novos integrantes que acreditam no projeto.
    Parabéns Ekaaty!

    Otávio Santana (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 12:20 pm

    É a união que faz esse projeto ser tão organizado e muito eficiente.

    Parabéns pelo grande sucesso.

    CristianoFurtado (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 1:17 pm

    Importante informar que estaremos fortes no Latinoware e fazendo a Estreia do Ekaaty 4 e o Projeto Educacional. Da-lhe Ekaaty.

    Paulo (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 1:33 pm

    O Ekaaty é um spin ou remix do Fedora ?

    Christian Tosta (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 2:28 pm

    O Ekaaty não é nem remix nem respin do Fedora. É uma distribuição independente que apenas mantém uma camada de compatibilidade com o Fedora e RPMFusion.

    Filipe (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 4:09 pm

    Qual compatibilidade ? Usando os mesmos repositórios e os mesmos pacotes sem um rebuild?

    Se for isso, o ekati é apenas um Fedora com tema diferente, por mais que chamem de ekati, é um fedora.

    O que vcs desenvolvem além do nome e outra comunidade ?

    Distribuição linux pra mim tem que ser “from scratch”, pegar algo pronto e dar outro nome e tema é facil.

    CristianoFurtado (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 4:30 pm

    Dependendo Filipe veja atualmente o Ubuntu, ele veio e mostrou que mesmo utilizando a base debian ganhou mercado. O Ekaaty não é somente um dvd com um sistema, nós temos um otimo suporte, temos bugs resolvidos bem antes do proprio fedora e inclusive estamos indo muito bem perante o mercado brasileiro. Aceito a sua opinião totalmente e espero que baixe-o e use-o para testar, será um grande prazer mostrar para você o que o Ekaaty além de um dvd com sistema operacional. Aguardo o seu contato inclusive diretamente. Abraços e tenha uma boa tarde.

    CristianoFurtado (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 4:33 pm

    @Paulo
    Como o tosta disse nós não somos um remix do Fedora como o Ubuntu não é um remix do Debian. Nós somos realmente uma distro independente onde nós compilamos os nossos pacotes, estamos desenvolvendo software e inclusive ja estamos ajudando a outros projetos como o gnuteca da solis. Gostaria que você baixasse a iso e fizesse um teste. teremos o maior prazer em ajuda-lo com qualquer dúvida e assim você entenderá que não somos somente um dvd com sistema operacional mais temos um projeto firme ja aqui no brasil e com membros de grande competência. Espero o seu contato até via email ok? Abraços e tenha uma boa tarde.

    CristianoFurtado (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 6:49 pm

    É bem deixar claro perante a todos que leem essa matéria que podemos dizer que somos um fork do Fedora porém seguimos um outro caminho. Esperamos que o fedora project se dê bem no mercado e nós também. Humildemente iremos chegar onde queremos e sem ficar com essas comparações bobas. Somos Software Livre.

    Christian Tosta (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 9:24 pm

    OK. Para resolver de vez a discussão, é bom dizer o que é o Ekaaty e cada um vê a nomenclatura que mais se encaixa. O ekaaty é o conjunto de 133 pacotes do Fedora que formam uma base sobre a qual é desenvolvida a distribuição. Hoje mantemos 192 pacotes próprios e um deles se chama secure-updates, que permite que se adicione repositórios de terceiros (fedora e rpmfusion) ao gerenciador de pacotes smart. Se é isso que entendem por fork, somos mesmo um fork. Além disso, todos os nossos pacotes são disponibilizados para que alguém de qualquer outro projeto possa pegar os fontes e adaptá-los.

    CristianoFurtado (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 9:33 pm

    Inclusive é importante salientar que o Ekaaty esta acontecendo pela força e a união que temos no grupo e a cada dia estamos ganhando mais pessoas que acreditam em nosso projeto. Uma coisa é certa, em um tempo muito curto estaremos preparados para manter toda a arvore de nossa distro. Temos atualmente 15 pessoas tomando treinamento para empacotamento e estudando programação para criação de Softwares para a comunidade. Logo estamos fazendo somente um trabalho que acreditamos e humildemente chegaremos aonde queremos.

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 10/07/2009 às 1:50 pm

    Parabéns. Uso Debian, mas se vcs tem um público e o atendem, ótimo.

Este post é antigo (2009-07-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.