Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Distribuição de 51MB: Uma olhada no xPUD 0.9

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):

“Normalmente as distros minimalistas são pouco amigáveis, e voltadas para computadores antigos. O xPUD quebra estes mitos, e é o alvo de uma mini análise do DistroWatch Weekly desta semana, traduzido por Roberto Bech:

“Esta semana, vamos dar uma olhada em uma distribuição ainda menor e mais incomum vinda de Taiwan, o xPUD. Somando apenas 51 MB, o xPUD é quase tão pequeno quanto o Damn Small Linux (DSL) era. Ao contrário do DSL, o xPUD não é voltado para hardware antigo com recursos muito limitados. Em vez disso, ele tenta proporcionar um ambiente de desktop muito simples no estilo quiosque, com apenas umas poucas ferramentas básicas e modernas, rodando completamente na RAM. O xPUD é baseado no Ubuntu, e pega ideias emprestadas do Damn Small Linux. O que o diferencia das outras distros é uma interface nova e experimental chamada Plate, que integra o runtime do Mozilla Gecko ao desktop. O resultado me lembra alguns desktops feitos especialmente para netbooks encontrados no Moblin, no Android e no Ubuntu Netbook Remix. O Plate é alardeado como um sistema muito fácil de usar. Outro objetivo do xPUD é inicializar bem rápido. Por Caitlyn Martin”

Leia o artigo em: http://www.guiadohardware.net/artigos/xpud/” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    mchiareli (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 1:21 pm

    Interessante, estou na busca de uma distro para usar em aplicações “quioque” tive problemas com o DSL e com o Tiny Core, alguem tem experiencia com este tipo de aplicação?

    Tenorio (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 8:57 pm

    @mchiareli, que problemas exatamente vc teve com o TC? Aqui funciona certinho, sob o Ubuntu.

    Alex (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 1:46 pm

    O xPud foi pensado especialmente para netbook, assim o suporte oficial é basicamente Atom / GMA 945. Vc pode baixar o pacote de drivers separado e testar.
    O Tinycore é muito bom, já usei.

    mchiareli (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 1:31 pm

    Tive problemas com os drivers de video e touchscreen.

    Também não consegui fazer o 3g funcionar corretamente utilizando o pppd.

Este post é antigo (2009-09-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.