Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Dissertação de mestrado sobre o Projeto Debian

“Disponibilizei, no meu blog, uma cópia da dissertação a ser defendida no Mestrado em Física da Universidade Federal Fluminense pelo estudante Orahcio de Sousa, sobre a rede de pacotes da distribuição Debian. Apresento um pequeno resumo dos resultados encontrados como o tamanho da rede, a robustez frente a bugs e as “comunidades de pacotes”, além de comentar outros trabalhos científicos que usaram a mesma base de dados. O post que contém a discussão e os arquivos pdf estão disponíveis em http://profs.if.uff.br/tjpp/blog/entradas/a-rede-dos-pacotes-do-debian-gnu/linux.

A defesa é pública e está marcada para o dia 14 de abril, às 14:00 no Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense, em Niterói.”

Enviado por Thadeu Penna (tjppΘif·uff·br) – referência (profs.if.uff.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marco (usuário não registrado) em 6/04/2009 às 3:46 pm

    Mestrado de Física?? Como assim??

    Vits (usuário não registrado) em 6/04/2009 às 3:54 pm

    Física?

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 6/04/2009 às 4:21 pm

    Tudo bem que a rede de empacotamento do Debian é legal, mas acho que a galera tá exagerando. Aí complica :)

    tenchi (usuário não registrado) em 6/04/2009 às 4:39 pm

    hauaha, vai ver é por causa da atracão magnética que o Linux tem por alguns :-)

    Ou pode ser sobre o buraco negro que muitas distros criam quando se fecham em si mesmas (sabe, a força gravitacional é maior do que a repulsa entre as partículas – fugi na primeira aula de física, tá?). No caso uma distro pode ter mais desenvolvedores que usuários, aí isso acontece.

    Brincadeira, Thadeu. Boa sorte na defesa.

    ghost man em 6/04/2009 às 5:07 pm

    Assim que vi o nome do Professor “Thadeu Penna” ja vi que deve ser muito bom.

    Fisica de sistemas complexos, nao tem esse nome porque eh díficil ou coisa do tipo. Mas por aplicar conceitos e leis da fisicas em modelos considerados de outros ciencias, pode-se dizer, biologia, sociologia e por ae vai…

    Não sejam ironicos :D !!! Daqui a pouco alguem vai dizer que achava que soh servia para calcular velocidade média e ferrar com alunos no vestibular !!!

    T+

    fisico (usuário não registrado) em 6/04/2009 às 6:15 pm

    Isso aí deve ser relacionado com aquele lance de “Redes Complexas” que tá em moda na parte interdisciplinar dos Institutos de Física.

    Hugo (usuário não registrado) em 6/04/2009 às 7:29 pm

    Carambolas! Achei que Física só servia para calcular velocidade média e ferrar com alunos no vestibular! rsrsrssr Brincadeirinha!

    Poxa, muito legal. Vou dar uma olhada no trabalho e tentar assistir a defesa, to fazendo IC ali no CBPF, não é perto mas da pra correr e chegar. =)

    Por estes comentários é que fiz questão de tentar ter o anúncio aceito aqui no BR-Linux. Sim, é física! Sim, é em redes complexas! Sim, usamos os conceitos de grafos. Uma pena é que nem todos tenham se dado ao trabalho de visitar meu site. Não precisa muito esforço para ligar a computação à Física: a Web foi criada em um laboratório de Física, o CERN. Um físico brasileiro foi o primeiro nome em um dos artigos do Nobel de Física do ano passado, por ter possibilitado a criação de discos SSD, pendrives, etc.

    Ao invés de achar que as grandes descobertas da computação são feitas por computeiros, uma pesquisa rápida teria convencido qualquer um que a área interdiciplinar é que tem permitido o avanço nestas tecnologias. Quando eu postei aqui que tinha aprovado um cluster de PS3, também alguns criticaram sem ter noção do que é o poder do Cell.

    Há anos que critico a filosofia tacanha de universidades que formam para o mercado: o meu grupo não é assim, trabalho com novas tecnologias. Se algo dá errado, tudo bem, alguém tem que tentar algo novo. Se acerto, pode estar certo que vou pagar, com mais do que juros, a formação de vários robozinhos que só vão repetir o que encontraram na internet.

    Posso ter mil comentários do tipo: “que besteira”, “que desperdício”, etc… Um comentário do tipo “que legal, vou fazer força para ir, vale a pena”, como o do Fernando F. me gratifica muito mais.

    Eu coloquei a dissertação aberta, porque o trabalho só foi possível por o Debian também age assim: tudo às claras. Se alguém leu e acha que está errado, vá no blog e critique. O examinador externo lê o blog e já disse que vai ler as discussões que a comunidade vai colocar. Por que não amadurecemos um pouco, aproveitamos a oportunidade de participar da avaliação de um trabalho acadêmico (note que não estou pedindo elogios, estou pedindo a participação na avaliação) antes de emitir comentários superficiais? Não acredito que todos tenham os dedos mais rápidos que o cérebro.

    Resumindo: estamos aguardando a contribuição de todos.

    []s

    Thiago Branco Meurer (usuário não registrado) em 7/04/2009 às 9:01 am

    Concordo com isso…

    “Há anos que critico a filosofia tacanha de universidades que formam para o mercado: o meu grupo não é assim, trabalho com novas tecnologias. Se algo dá errado, tudo bem, alguém tem que tentar algo novo. Se acerto, pode estar certo que vou pagar, com mais do que juros, a formação de vários robozinhos que só vão repetir o que encontraram na internet.”

    Thadeu Penna, cara você falou muito bem, pow precisamos de professores como você e as vezes fico puto com a graduação é com esse tipo de coisa “Aluninho decoreba “Delphi” pro mercado blá blá…”. São poucos os professores que querem inovar e usar alguma tecnologia diferente.
    Já quanto ao pessoal “Computeiro” acho que quem falou mal da Física estava brincando, pois ninguém duvida da ligação da Física com a Computação, ou as vezes quem falou é um simples mortal.
    Pow pena que sou de Santa Catarina, pois Debian é o cara, sou um grande fanático pelo Debian e meu TCC será usado ele também como estudos.
    Como não posso ir na Dissertação do Mestrado ai no RJ, gostaria de receber algum material via email, seria legal, pois qual o cara viciado em Debian não vai querer saber algo quando é relacionado no título “Debian”.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 7/04/2009 às 11:56 am

    @Thadeu Penna

    Simplesmente a imensa maioria não vê ligação entre uma coisa a outra. Concordo que deveriam(inclusive eu) visitar seu site, mas a descrição do Post não deu nenhuma pista dessa ligação. Só acho que você foi meio agressivo a toa.

    “Há anos que critico a filosofia tacanha de universidades que formam para o mercado: o meu grupo não é assim, trabalho com novas tecnologias.”

    Parabéns, nunca é de mais criticar isso. O pior de tudo é que tem muita gente pressionando para que as Universidades Federais deixem os cursos mais “favoráveis ao mercado”. Mercado esse que nunca valoriza a pesquisa.

    Oi Weber Jr.

    hoje de manhã, eu reli e também achei o post agressivo. Eu juro que como escrevi era no espírito de empolgação (estava voltando da formatura da turma de física e fui um dos professores homenageados). Eu peço que releia o meu comentário como se eu estivesse passando a empolgação de ver gente que conhece física, daqueles que ficaram surpresos com o fato de física estar ligada à redes e distribuições linux, etc. No post do blog eu comento até outros trabalhos de físicos e biólogos que usaram o projeto Debian.

    Faço a “mea culpa” e escrevi o comentário anterior sob “violenta emoção” :) e acabei passando uma idéia errada. O que eu quero é que pessoas se interessem por isto, e funcionou: a dissertação/tese mais baixada do Instituto de Física da UFF tem média de 30 downloads por mês, a do Orahcio já atingiu 160 downloads em três dias e antes de sair aqui, estava em 16 downloads :) Aproveito e agradeço mais uma vez ao Augusto, pela divulgação.

    Clóvis Tristão (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 8:31 am

    Parabéns, muito interessante esse tema.

Este post é antigo (2009-04-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.