Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Descoberta da pólvora: usuários que sabiam o que estavam fazendo ao comprar um netbook são mais satisfeitos do que os que pensavam estar comprando um notebook

Trecho da cobertura do IDG Now:

A maioria dos consumidores não sabe a diferença entre notebook e netbook. Esse é o resultado de um estudo do NPD Group, uma empresa especializada em pesquisa de mercado, que entrevistou 600 pessoas que adquiriram um netbook entre 27 de abril e 4 de maio deste ano nos Estados Unidos. (…)

Essa confusão vem junto com a insatisfação: apenas 58% dos consumidores que compraram um netbook em vez de notebook disseram que estão satisfeitos com sua compra – comparados a 70% entre os que planejavam comprar um netbook desde o princípio.

O aspecto de portabilidade é o que mais agrada aos compradores: 60% deles disseram que essa foi a principal razão por terem comprado um netbook. No entanto, a mesma porcentagem afirma que nunca saiu de casa com o equipamento. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Luís Antônio (usuário não registrado) em 24/06/2009 às 3:07 pm

    Esse estudo só mostra como as pessoas são “ignorantes” (do ponto de vista de não saber exatamente o que querem) quando compram algum equipamento de informática e mau orientadas por aqueles que vendem artigos de informática.

    Já presenciei a cena de um vendedor querendo empurrar a uma cliente um Positivo Mobo, dizendo que a cliente ia tranquilamente poder usar o Corel Draw e o Photoshop para trabalhar imagens. Isso não acarretaria problema nenhum se este netbook fosse usado como segunda máquina, mas a cliente em questão não tinha computador. Este seria o único e seria pra trabalho. Eu acabei intervindo na venda e dei um auxílio à ela para não fazer besteira e se arrepender depois.

    Entenderam agora como é que os netbooks com linux acabaram sendo preteridos em relação aos netbooks com windows xp, né ? Foi uma combinação de ignorância dos consumidores com dumping no preço do XP e “sumiço” dos modelos com pequenos hds flash.

    Para navegar na internet e editar pequenos documentos, que seriam as funções para as quais os netbooks foram projetados, um netbook com linux e hd flash serviria perfeitamente e com vantagens, pela maior segurança e robustez a quedas. Mas isso não interessava à Microsoft.

    Tomara que os netbooks com processadores ARM saiam logo e os smartphones com linux apareçam mais no mercado. Mesmo a MS oferecendo o windows CE, os consumidores que comprarem ficarão logo frustrados quando perceberem que seu Uôrdi, Coréu e Fotochópi de 10 reais não poderão ser executados nele.

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 24/06/2009 às 3:33 pm

    Nossa…

    Darlan (usuário não registrado) em 24/06/2009 às 3:35 pm

    Isso tem muito a ver com propagandas como a das Casas Bahia, que anuncia “Só amanhã, NOTEBOOK em promoção!” com a imagem do Positivio Mobo, um NETBOOK…

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 24/06/2009 às 5:55 pm

    E a culpa é a da Microsoft. Manoel me desculpa, a MS não é flor que se cheire, todo mundo sabe, assim como muitas “amiguinhas” do Software Livre.
    Agora qualquer problema no mundo, você ataca a Microsoft.
    Tenha paciência.
    E outro detalhe, a MS tem direito de ter o Windows nos netbooks sim, e foi legal para muita gente aumentar a capacidade dos hds.
    Você é extremamente genial em alguns comentários mas insensato em outros, porque só fala baseado no amor que a bicada do TUX lhe causou.
    Não fique bravo, mas é a impressao que passa.

    Também concordo que a MS não tem nada a ver com isso. O que está havendo é uma demanda por netbooks mais poderosos, o que acaba gerando confusão entre usuários, já que a linha que divide as diferenças entre um netbook e um notebook está cada vez mais tênue.
    E, como o Windows consegue rodar em netbooks mais parrudos, acaba que a MS está conseguindo entrar nesse mercado. E todo mundo sabe que o usuário leigo acostumado com seu MSN e Word da vida tende a ficar mais confortável no mesmo SO.

    É uma barreira cultural que o Linux vem tentando aos poucos quebrar, mas a pior forma de mudar isso é querer ignorar e acreditar que a MS precisa dar dinheiro pra tudo que é lojinha de esquina pra obrigar alguém a usar ou vender seu SO.

    Carlitos (usuário não registrado) em 24/06/2009 às 7:50 pm

    é… eu tmb sou do ponto de vista de que as propagandas, os vendedores e as lojas são os principais culpados dessa insatisfação e da falta de informação dos tristes compradores de NETbooks. Um pouco tmb é a ignorância da pessoa que não pesquisa antes de comprar… quando eu vou comprar algo, por exemplo uma lâmpada para minha moto (fiz isso hoje), fiquei vários dias vendo marcas, modelos, relação custo/benefício mesmo não manjando nada de lâmpadas ou de moto. Agora se eu chegar numa loja e falar: – Quero uma lâmpada pra moto! O vendedor vai fazer a festa! Aí não adianta reclamar!

    Outra coisa, nas lojas (tipow Casas Bahia) sempre tem note ou Netbook pra degustação, caso o vendedor fale que “roda” o Photopobres ou o Word peça-o que o mostre na hora! Aí vc vai ouvir um monte de desculpas… heheh… Aí vc fala: – Perdeu playboy!

    Tudo bem que eu não sou a pessoa mais imparcial do mundo mas não sou tão ingênuo em acreditar que a Asus (e outros) deu meia volta em toda sua estratégia de venda de netbooks de repente, passando a comprar o windows xp a preço subsidiado e vender cada vez mais modelos mais caros, com maior tela, maior peso, uso de hds mecânicos só por “vontade dos clientes”, já que as vendas foram boas desde o início.

    Nessa mesma época vocês devem se recordar que ainda não se falava do Windows 7 como “salvador da pátria”, somente do fiasco do Vista e da redução inédita de faturamento da Microsoft com a venda de windows justamente por causa do preço baixo e subsidiado do Windows XP nos netbooks.

    A Microsoft tem todo direito de concorrer com o linux mas todos sabemos que os fabricantes de PCs comem na mão da empresa há anos por causa da sua dependência do windows OEM, vendido a preços não divulgados e diferentes para cada fabricante.

    E o uso das versões “normais” de windows em netbooks dá mesmo a impressão de que são computadores para uso pleno na cabeça das pessoas. Ela não fez uma interface diferente, até para aproveitar melhor a tela. Só requentou o velho XP, a única coisa que rodava mais ou menos, e empurrou nos fabricantes. Então, pelo código do consumidor ela até poderia ser processada por propaganda enganosa. Pelo menos quem comprar um netbook com linux normalmente não pensa em instalar programas pirat.., digo, proprietários tradicionais.

    Mas os fabricantes de netbooks e vendedores também têm a sua parcela de culpa porque se aproveitam da familiaridade das pessoas com a interface do XP para empurrar o micro sem ao menos alertar para o desempenho.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 24/06/2009 às 8:44 pm

    Manoel.

    Em relação a culpa dos fabricantes e vendedores eu concordo com você em gênero, número e grau, Acho que a MS tem seus defeitos, mas neste caso a culpa não é dela, na verdade nem sei o quanto ela tem de culpa.
    Viva Manoel, depois de anos chegamos a um acordo.
    Viva a democracia.

    :)

    Vits (usuário não registrado) em 24/06/2009 às 11:23 pm

    Neste caso a culpa é do consumidor.
    Imaginem: cidadão gostaria de comprar um automóvel para passear com sua mulher e seus 3 filhos nos finais de semana. Acaba indo a uma loja da Yamaha e sai com uma moto.
    Depois fica insatisfeito… só falta ir ao PROCON reclamar

    Daniel (usuário não registrado) em 24/06/2009 às 11:43 pm

    “Também concordo que a MS não tem nada a ver com isso.”

    Procure se informar melhor… A microsoft fez até campanha pra acabar com o termo “Netbook”.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 25/06/2009 às 12:11 am

    Procure se informar você. Não deixe sua simpatia lhe deixar cego e ver pecado em tudo. Sabe o dia que o Linux vai chegar a um grande numero no Desktop? Nunca.
    E a maior culpa sao dos evangelizadores que acha que o mundo gira ao redor do Tux.
    Dizer que as pessoas comprar netbook achando que é notebook e a culpa é da Microsoft.
    É falta e bom senso e não dizer coisa com coisa.
    Abra sua mente!!!!

    Sr. Personna (usuário não registrado) em 25/06/2009 às 6:56 am

    A principal questão está toda relacionada ao fato dessas vendas em sua grande maioria serem feitas em lojas de departamentos que não são especializadas e nem conhecem nada de computadores.

    Comprar um computador não é como comprar um kilo de arroz. Que voce olha a marca, lembra de uma indicação de sua mãe, olha o preço e só.

    Comprar um computador é muito mais próximo de comprar um carro onde vai ter que olhar o motor, quantos km faz por litro, os acessórios que vem, que combustível usa, quantos passageiros carrega…

    Agora, eu nunca vi vender carro no Ponto Frio, Casas Bahia e etc… E nunca vou entender como alguém tem coragem de comprar um computador ali! Não interessa se é um net, um note ou um desk. Os vendedores não fazem ideia de que produto é aquele, para que serve e o que ele realmente faz.

    O cliente que é (des)orientado por esse vendedor compra errado e muito errado, enfiaram um netbook goela a baixo do cliente como se fosse capaz de fazer tudo que um notebook de última geração faz.

    Isso é um sintoma do quanto ainda não se estamos acostumados com essas tecnologias. Voltando ao exemplo dos carros é como se o usuário estivesse achando que comprou uma ferrari quando na verdade comprou um palio…

    @Manuel, Asus e outros fabricantes não investiriam em uma máquina que dê prejuízo. Tanto existe demanda por netbooks mais parrudos como eles estão sendo um sucesso de vendas.

    Empresas nunca seguem o que acham melhor para o usuário, mas seguem o que eles desejam, porque é aí que está o lucro. E não estão erradas em fazer isso.

    Fazendo a analogia com carros e motos, o que aconteceu foi o seguinte:

    - antes dos netbooks, o consumidor somente tinha como opção de veículos terrestres os automóveis (notebooks tradicionais) e motos (smartphones, PDAs, etc).

    - O consumidor que precisava de um veículo que pudesse levar várias pessoas e peso escolhia um carro (notebook tradicional, que usa um sistema operacional comum, de uso geral, e tem capacidade de computacional suficiente). Quem preferisse a agilidade, preço baixo e economia de uma moto ((smartphones, PDAs, etc, máquinas portáteis leves), tinha que se conformar com as limitações mas não comprava errado porque uma moto e um automóvel são visivelmente diferentes.

    - Aí um fabricante lança um automóvel pequeno e barato (netbook), que tem carroceria fechada e toda a forma igual a de um automóvel tradicional mas usa motor de motocicleta e não tem quase bagageiro por causa do espaço. O marketing o vende como um carro bonitinho, leve, econômico e barato e então as pessoas compram o carrinho e se frustram porque o carro não consegue subir ladeira com mais de duas pessoas ou porque não consegue levar muita bagagem como faziam com o automóvel. Mas o carrinho tem volantem, quatro rodas, carroceria igual a de um automóvel e por isso o leigo não entende que não passa de uma espécie de TUC-TUC, aquela moto com cabine…

    De quem é a culpa ? Do consumidor que deveria saber que o carrinho não era um automóvel comum apesar de ser fisicamente igual e de usar um volante igual ao de um carro (windows) em vez de um guidão de moto (linux ou um sistema operacional embedded) ?

    O problema dos netbooks é que eles têm aparência de notebook e cada vez mais os mesmos dispositivos de notebook (hd mecãnico, telas grandes, etc) e por isso o consumidor acaba sendo induzido a acreditar que está comprando um notebook miniaturizado, tal como aqueles que a Sony vende a preços bem salgados.

    Luis (usuário não registrado) em 25/06/2009 às 8:51 am

    Sobre comprar em lojas Bahia e outras do ramo, acho que depende muito do cliente. Comprei um Phenom numa loja dessas da Pauta (que por acaso tem uma garantia show de bola, acho que a melhor das empresas Brasileiras) e não me arrependo. Mas claro, se um pessoa sem conhecimento nenhum de informática entrar numa loja o vendedor vai fazer a pessoa pegar um Celerom como top de linha.

    Já sobre a culpa da microsoft. Acho relativa, os produtores de netbook, são muito mais culpados que a mesma, pois são eles que passam a imagem de um mini-computador ao invés de um netbook. Eu fiquei muito tempo pensando em comprar um netbook para levar a aula e talz, mas no momento que descobri que o consumo de bateria é quase o mesmo do computador normal e o valor é cerca de apenas 600 para um pc com monitor de 13 pol, o netbook perde todo sentido.

    O problema é que as informações sobre dados técnicos ficam longe dos leigos. Se eu que trabalho na área demorei um tempo para discernir as vantagens e desvantagens de um netbook, imagina alguém que acha que CPU é o computador.

    Bira (usuário não registrado) em 25/06/2009 às 11:33 am

    Eu optei por comprar um notebook de entrada em vez de um netbook. Rodei ubuntu nele por um bom tempo porém algumas necessidades de trabalho me obrigaram a voltar para o Windows. Tirando o SO (fiz up pro vista home basic por 50 reais, ORIGINAL) e o pacote office (office 2007, que no pack home & student com três licenças compensou financeiramente), para as outras funções só uso SL nele (Inkscape, Gimp, etc.) Obviamente tive que passar a memória dos 512MB originais para 2Gb.
    Não sou . No meu computador do trabalho faço questão de usar o Gnu/Linux (escolhi o Ubuntu) pois é o mais adequado para o que faço aqui. Em casa (no desktop e no laptop) preferi ficar com o Windows mesmo.
    Hoje penso em comprar um desses netbooks com linux só para usos mais triviais, como acessar a internet em viagens e usar para passar slides nas aulas que ministro em faculdade, uso para o qual esses equipamentos dá e sobra.

    Voltando sobre as lojas de departamentos, o Carrefour agora vende motos, de uma marca chamada Jonny Motorcycles, que na verdade é uma importadora de motos chinesas de qualidade duvidosa. Mas o cara que não entende, chega lá, vê uma “biz” (Hype 110cc, uma cub como a Biz da Honda) por 3.990,00 em 10x sem juros no cartão carrefour e leva pra casa achando que tá fazendo um ótimo negócio. É isso que acontece com a venda de computadores nas lojas de departamentos e hipermercados da vida, esquece que tem que pensar em assistência técnica, suporte pós-venda, etc.

    Robson (usuário não registrado) em 25/06/2009 às 12:07 pm

    uma coisa que concordei nos comentários é sobre a falta de informação passada pelos vendedores, em comerciais eu vejo anunciando mobo como NOTEbook, realmente não é toda pessoa que tem o aprofundamento na area pra saber a diferença, e nem todos tem à disposição a informação necessária, muita gente trata computador como eletrodoméstico qualquer, o que particularmente acho que nunca será, e creio que tampouco os vendedores conheçam o peixe que estão vendendo, já vi muitas ações de má fé por parte do vendedor, pensando apenas na comissão da venda do produto, há muitos anos que prefiro ignorar o que os vendedores dizem e tirar minhas próprias conclusões.
    Concordo que a microsoft possa ter uma influencia no mercado, não a ponto de forçar netbooks maiores e mais completos como citado nos comentários, mas através dos acordos com as montadoras que acabam colocando seu sistema em seus produtos, particularmente, achei horrível a interface windows de um mobo que eu mexi em uma loja, creio que pra não cair no conto, o jeito é pesquisar antes, ou se a informação for difícil de ser obtida, consultar algum amigo de confiança para lhe dar conselhos, e de preferência ouvir esses conselhos

Este post é antigo (2009-06-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.