Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Dell muda política sobre Linux em netbooks

Boas novas para os defensores da pluralidade e fãs internacionais do Linux: a Dell anunciou uma mudança na sua estratégia de sistemas operacionais, e agora os modelos com Linux e com Windows serão lançados simultaneamente e com o mesmo hardware, ao menos nos países em que a Dell oferece ambas as opções.

O anúncio foi feito no evento de lançamento do Dell Mini 10v, noticiado ontem aqui no BR-Linux. (via osnews.com)

Saiba mais (osnews.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-05-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fred (usuário não registrado) em 15/05/2009 às 10:35 pm

    Sinal que o Ubuntu está suprindo as expectativas criadas em torno dele.

    .deb (usuário não registrado) em 15/05/2009 às 11:56 pm

    … enquanto isso no Brasil…

    Christian (usuário não registrado) em 16/05/2009 às 8:09 am

    A Dell Brasil tá ouvindo isso?

    Luis Knob (usuário não registrado) em 16/05/2009 às 8:34 am

    Cara, nem fico tão chateado com a Dell Brasil, já que é uma das únicas, que você pode “Devolver o Windows”, é só não assinar a EULA. E mesmo se viesse com o Ubuntu eu formataria para reinstalá-lo com o meu gosto.

    Eu pensava assim até comprar, mas é bom ter um Linux de fábrica com tudo funcionando e rodando todos os codecs de forma “legalizada”. Mesmo sendo o Ubuntu 8.04.

    leonardo (usuário não registrado) em 16/05/2009 às 12:01 pm

    phiippe, os codecs para linux não são “legalizados” simplesmente por que os desenvolvedores desses codecs não disponibilizam uma versão para linux e similares. Pensar que usar o mplayer e instalar os ‘w32codecs’ torna o uso deles legal é ilusão, por isso mesmo, o mplayerhq apenas disponibiliza seu programa em código fonte, já que compilar-lo representa infração da lei de copyright. Até mesmo o lame é “irregular”, uma vez que os mp3 produzidos pela programa deveriam pagar taxas de royalties para serem utilizados.

    A única excessão são so codecs da fluendo.com, que são adaptações autorizadas dos principais codecs de áudio e vídeo para funcionarem no linux. Eu comprei o conjunto completo de codecs por 28 euros e estou bastante satisfeito, e agora tenho acesso a praticamente todos os formatos de vídeo proprietários, incluindo-se os da Apple.

    Mas os codecs da fluendo.com possuem apenas uma limitação, não podem reproduzir conteúdo protegido com DRM, já que nenhum detentor dessas tecnologias licenciou as mesmas para uso em sistemas linux, por enquanto.

    leonardo (usuário não registrado) em 16/05/2009 às 12:26 pm

    phillippe,

    Os únicos codecs “legalizados” para uso no linux são os disponíveis no fluendo.com. As demais soluções disponíveis, com o mplayer, o pacote w32-codecs, lame, faad, faac, etc não são “legais” por não serem implementações autorizadas pelos detentores do copyright dos codecs.

    Eu adquiri o pacote de codecs completo (28 dólares) e eles são muito bons, tanto que agora posso acessar streamings do WMP e do quicktime sem qualquer dificuldade, e sem qualquer configuração adcional, além da instalação padrão.

    Todos os arquivos de áudio e vídeo ficam acessíveis pelo TOTEM, e no navegador firefox também, com o plugin do totem.

    @Luiz Knob

    já que é uma das únicas, que você pode “Devolver o Windows”, é só não assinar a EULA

    Tem certeza que eh tao simples assim, na pratica? Como ja comentado por outros usuarios neste post http://br-linux.org/2009/analise-do-netbook-dell-mini-9/

    As coisas nao sao tao simples assim e conseguir o dinheiro de volta da licenca windows e uma missao quase impossivel. Uma pena!

    Abracos!

    reis (usuário não registrado) em 17/05/2009 às 7:42 am

    Seria interessante q as fabricantes de hardware em geral liberassem seus drivers e q nos consumidores utilizassemos os aparelhos da forma como quisessemos, como fazemos com os celulares ja. Viria de fabrica apenas um manual indicativo dos sistemas testados e possivelmente utilizaveis no aparelho.

    Espero q um dia eles tomem vergonha na cara e nos respeitem como consumidores.

Este post é antigo (2009-05-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.