Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Defesa contra patentes de software: TomTom adere à Open Invention Network

Lembra da notícia da semana passada em que informamos a rebatida da TomTom pelo processo relacionado a patentes de software (incluindo 3 patentes relacionadas ao uso do Linux pela TomTom) movido pela Microsoft?

Na ocasião, já havíamos mencionado a Open Invention Network, iniciativa cujos participantes usam conjuntamente seus próprios portfólios de patentes para desencorajar processos contra qualquer um deles, relacionados ao uso de patentes de software em programas de código aberto.

E não fomos os únicos a perceber a relação: a Open Invention Network acaba de anunciar que a TomTom passou a fazer parte de seus quadros, e assim as patentes em seu “arsenal”, já sendo usadas no contra-ataque contra a Microsoft, passam a integrar o conjunto disponível para uso pela organização.

Saiba mais (lwn.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Use a força do inimigo contra ele.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 24/03/2009 às 9:50 am

    Definitivamente a TomTom está afim mesmo de entubar a Microsoft, aguardando o próximo episodio do serie, acho que até sei o título, O Imperio contra ataca.

    Diniz (usuário não registrado) em 24/03/2009 às 10:48 am

    Cara! A TomTom está entrando com tudo nessa! Se a MS pensou que atingindo alguém que não tem nome popular, pelo menos na população mediana, iria conseguir algo, parece que quebrou as pernas :)

    Creio que não é assim. O objetivo de usar portfólio próprio de patentes é simplesmente aumentar o estímulo a resolver a ação por acordo, fora dos tribunais, a um custo menor.

    É bom para a TomTom, mas não representa uma vitória contra a Microsoft, nem contra as patentes de software. E esta estratégia nem sempre reúne condições de eficácia.

    Na verdade isso tem um significado péssimo: quer dizer que a Guerra Fria de patentes não só não vai acabar mas continua e fortalecida. O que precisa ser feito é ACABAR com a palhaçada absurda do sistema atual de patentes, e não concretizar ainda mais esta realidade esdrúxula.

    isaac (usuário não registrado) em 24/03/2009 às 7:26 pm

    Chupa, Ballmer.

Este post é antigo (2009-03-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.