Debian Lenny está chegando: marcada data do lançamento
“Com o recente anúncio da versão RC2 do Instalador Debian, o repositório agora está em “deep freeze”: apenas correções de bugs críticos serão aceitas.
O fim de semana do dia 14 de fevereiro deverá ser a data de lançamento. Todas as equipes envolvidas concordaram. A data será cumprida a menos que algum problema insolúvel ou incontornável a tempo seja identificado. Leia mais informações (em inglês) e critérios para correção ou eliminação de pacotes do lançamento em http://times.debian.net/1306.”
Enviado por André Felipe Machado (andremachadoΘtechforce·com·br) – referência (times.debian.net).
Depois de muita especulação, finalmente uma data que me parece fixa e uma otima noticia ja que as expectativas eram bem “piores” em termos de lançamento. Sem duvida essa é a melhor distribuição para o uso profissional.
“aleluia irmão”
Eu já estou utilizando a versão para testes a muito tempo, tenho um servidor de banco de dados PostgreDQL para fins de teste rodando em cima dele e estou simpesmente adorando, muito bom mesmo!!!!
Viva o Debian Lenny!!!
Sem dúvida, a melhor distribuição para servidores e para o MEU desktop >:) eheheh
Só dez dias! Eba!
Tenho um já particionado só esperando pelo lançamento.
Se conheço bem os lançamentos do Debian, vai atrasar o lançamento oficial (e pode ser coisa de meses) hehehe
Infelizmente parece que eles estão dropando o suporte ao kernel 2.4 nessa versão. Vou ter que continuar com o Etch.
foi igual eu com o potato, até hoje eu uso o potato por causa disso
por que acabaram com o kernel 2.2?
e meus firewalls em ipchains?
caetano, seu firewall com ipchains virou firewall com iptables.
>> Infelizmente parece que eles estão
>> dropando o suporte ao kernel 2.4
“Aleluia Irmãos!”
Por incrível que pareça para vocês, ainda há muitos bons motivos para se utilizar o Linux 2.4. Pra começar ele é bem menor do que o 2.6, e portanto uma opção melhor para sistemas com pouca memória (se bem que pra isso serve o NetBSD). O 2.6 descontinuou o suporte a muito hardware antigo,
(continuando) e por isso o 2.4 pode ser uma melhor opção para computadores antigos. Além disso o 2.4 tem um modelo de desenvolvimento mais lento, mas que tende a gerar software mais estável e seguro, e por isso é o único Linux que eu ainda usaria digamos num firewall ou num sistema de missão crítica.
PS: Desculpem pelo post dividido em dois, eu me distraí e acabei fazendo isso. :
Com a adição da banda larga passei a utilizar Debian lenny no PC do meu irmão a alguns semanas. Como usuario de Slackware posso dizer que esta versão esta ficando muito estavel e cheia de pacotes.
Para o desktop o lenny esta bem perto de ser uma das melhores alternativas. Contando com seu instalador grafico, hal, mirrores atualizados e muito conteudo e sites com tutoriais e artigos pra essa distro.
Na minha modesta opinião acho que ela esta mais perto do desktop “adequado” do que os pesadões Ubuntu e fedora!
um abraço a todos!
Exatamente, eu uso o Etch com o Kernel 2.4 com patch para real-time (RTLinux) em um projeto na faculdade.
Infelizmente esse patch não funciona corretamente com o Kernel 2.6, o que me forçará a continuar com o Etch até que possamos migrar para RTAI ou Xenomai (eu já tentei migrar e enfrentei alguns obstáculos “misteriosos”).
Olá,
Quem ainda quiser continuar usando kernel 2.4, poderá usar o Etch 4.0 ou “Etch and half”, por mais um ano após o lançamento do Lenny com suporte de segurança.
http://www.debian.org/security/faq#lifespan
Quem usa o repositório backports com o Etch é que *poderá* ficar sem novas atualizações para o Etch depois do lançamento do Lenny.
http://packages.debian.org/etch-backports/
É que então começarão os backports para o Lenny e faltarão recursos humanos para manter constante o fluxo para o Etch também.
Quem puder, pode se apresentar para providenciar backports continuadamente para o Etch depois do Lenny.
Boa sorte.
André Felipe Machado
É bom lembrar que o suporte oficial ao kernel 2.4 foi até a Sarge.
Assim, quanto mais avançar a distribuição, *poderá* ficar mais difícil manter o sistema com kernel antigo, talvez tendo de realizar muita adaptação e configuração sozinho.
Boa sorte.
Que ótima notícia! Finalmente esta maravilhosa distro em versão estável. Parabéns aos desenvolvedores e patrocinadores do projeto Debian é incrível o que o desprendimento e a união de capacidades é possível.