Cuba acusa blogueiros de ‘provocação contra a revolução’
Autoridades cubanas acusaram nesta quarta-feira (1º) a blogueira Yoani Sánchez e outras pessoas de fazer uma “provocação contra a revolução”, por falar de censura e controle de informação na ilha durante uma representação artística durante a 10ª Bienal de Havana.
No domingo (29), Sánchez tomou o microfone durante um evento da artista cubana Tania Bruguera para ler um texto em que disse que a internet estava abrindo “fendas” na censura e no controle da informação em Cuba.
“Várias pessoas alienadas da cultura, encabeçadas por uma ‘dissidente’ profissional aproveitaram uma performance para realizar uma provocação contra a Revolução Cubana”, disseram os organizadores da bienal em um comunicado divulgado na página da web oficial lajiribilla.cu. A nota oficial não cita o nome de Sánchez.
“O Comitê Organizador da 10ª Bienal de Havana considera esse feito um ato anticultural, de oportunismo vergonhoso, que ofende os artistas cubanos, os artistas estrangeiros que vieram a nos oferecer suas obras e sua solidariedade”, acrescentou.
O comitê organizador é dirigido por Rubén del Valle, presidente do Conselho Nacional das Artes, dependente do Ministério de Cultura.
O acesso à internet é restrito em Cuba. As autoridades culpam o embargo comercial dos Estados Unidos e dizem ter planos para liberá-la no futuro.
Sánchez, cujo blog Generación Y é uma das páginas cubanas mais lidas no exterior, disse em seu discurso que “já é hora de pular o muro do controle”.
Outros participantes do espetáculo de domingo pediram, por exemplo, que a liberdade de expressão em Cuba “não seja apenas uma performance”. (via g1.globo.com)
Saiba mais (g1.globo.com).
Alguns países como Cuba, China entre outros, precisam sair da Idade da Pedra e começar a viver a realidade.
A vida e Status de Fidel e dos familiares e amigos militares e dos que usufruem do poder nunca deixaram Cuba ser livre, pois enquanto estiverem lá deixaram qualquer tipo de iniciativa destruir suas beneces
A vida e Status de Fidel e dos familiares e amigos militares e dos que usufruem do poder nunca deixaram Cuba ser livre, pois enquanto estiverem lá NÃO deixaram qualquer iniciativa deste tipo destruir suas beneces
O fidel e o irmão do fidel já perderam a graça faz tempo….
Só para terminar, seria trágico se não fosse cômico. Cuba com o barbudo maluco de lá e nóis com o barbudo maluco de cá…
Vamos ser sinceros: aguentar o Stallman com suas rabugices também nao é fácil…
Se juntássemos os dois, imagino o nível do papo…
Viva a revolução cubana, longa vida a Fidel. Viva Chavez e Evo Morales, vamos libertar a america. Podemos começar deixando de acessar a internet e tomar coca-cola.
Um grande erro dos regimes centralizadores é o medo que tem da liberdade de opinião e o acesso à informação. Isto não é socialismo.
É considerar o povo uma massa de manobra que não pensa, não analisa.
mas aposto que o Stallman é fã do Fidel
É por esse tipo de comportamento que eu tenho medo do Chavez. O cara é um doente. Eu achei que aquele pensamento de: “Falou mal de mim tem que morrer” tinha morrido com a queda do muro de Berlim, e só os que sobreviveram àquela época é que pensavam assim. Ledo engano…
A Yoani falou sobre o evento em seu blog. Não houve nada de “tomou os microfones”, foi um evento com pódium aberto, qualquer um poderia subir e falar -o que é MUITO raro em cuba. O vídeo está disponível neste link do YouTube.
Lembrando que Yoani usa Internet de favor ou quando consegue entrar nas lanhouses, que são reservadas para estrangeiros e cupinchas do governo cubano. Ela aceita doações. Eu mesmo colaborei com 10 Euros.
stallman certamente não é fã do fidel. ele acredita na liberdade de expressão e no livre acesso ao conhecimento, coisa que os comunistas de cuba abominam
e aliás, os comunistas DAQUI abominam também. lembro de ter visto em fotos de uma passeata da epoca da diretas já: “liberdade de imprensa é liberdade de empresa”