Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Convênio confirma que o FISL continua em Porto Alegre

O Diretor-Presidente da Procempa, André Kulczynski, e o Coordenador-Geral do 10° Fórum Internacional Software Livre – fisl10, Marcelo Branco, assinaram neste sábado, convênio entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Associação Software Livre.Org. O documento garante a realização do fisl11 na capital gaúcha, com o apoio da administração municipal.

(…) O Embaixador da Associação Software Livre, Sady Jacques, manifesta satisfação com a concretização da parceria. Porém, é cauteloso ao referir o local de realização das atividades do ano que vem. “Ainda serão avaliadas as condições para o estabelecimento do evento no Cais do Porto. Questões como infraestrutura e acesso devem ser estudadas”, pondera. (via fisl.softwarelivre.org)

E já saíram os números do FISL deste ano – ou ao menos os que se referem ao aspecto demográfico.

Saiba mais (fisl.softwarelivre.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Alguém saberia informar quando serão publicados os gastos do evento e a origem dos fundos arrecadados?

    Pablo (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 11:42 am

    É uma pena… SP seria um lugar ideal pra todos

    Grouxo Marx (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 11:52 am

    Eu vi o pinguim do FISL comendo uma nota de R$ 100,00. Será que isso quer dizer algo????

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 12:02 pm

    Fico triste com isso. Eu preferia que a cada ano o Fisl estivesse num estado diferente. Seria mais trabalhoso na parte da logística, mas daria uma visibilidade maior ao evento e aumentaria a área de influência do SL no território brasileiro.

    Gustavo Loyola (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 12:35 pm

    @Leonardo Menezes Vaz,

    Sinceramente… Ainda essa história? Te associa lá por míseros 80 pila por ano e vc tem acesso as contas. Depois pega e publica pra todo mundo ver se vc quiser. Agora para com essa trollagem sem sentido.

    Impressionante que, com tudo o que aconteceu no FISL10, ainda tem gente que só tem tempo pra trollagem. Vah catar coquinho na descida!

    Joe Doe (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 1:24 pm

    Qual o problema em publicar as contas ?
    Sem stress, coloca no site e pronto.

    A qualidade do evento cai a cada nova edicao, mas a arrecadacao aumenta… Basta ver o nr. de inscricoes das edicoes.

    Seria interessante ver o fisl no Parana. Curitiba tem uma estrutura excelente e um historico invejavel na promocao e utilizacao do SL.

    Por que nao ?

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 1:34 pm

    @Pablo

    Consultou todo mundo para afirmar que SP seria melhor para todos.

    Eu já acho que seria melhor no PR ou Nordeste.

    Chega de centralizar todos eventos em SP. Já tem o Campus Party em SP. Acampamento Indoor, típico…

    @Gustavo Loyola

    Sim, ainda nessa mesma história e sempre nela até que os organizadores abram publicamente as contas de um evento que é patrocinado predominantemente por estatais, e consequentemente com dinheiro público.

    O que tu chamas “trollagem” nada mais é que exigir transparência de pessoas que se intitulam membros da comunidade. Se lutar pelo acesso ao código é certo, por que lutar pela transparência não é?

    À propósito: conversei com um membro da ASL no evento, e questionei-o sobre isso. Ele disse que sabe dos valores, entretanto estes não são divulgados por decisão da própria Associação, portanto não adianta pagar os R$ 80,00 que mesmo tendo conhecimento dos valores os mesmos não poderão ser divulgados devido o regulamento interno.

    Com relação as coisas que “rolaram no FISL”, o que eu ví foi o lobby político de sempre e uma campanha política disfarçada de visita que custou caro à muitos patrocinadores que estavam no evento para negócios.

    Com relação ao teu último comentário, recomendo que cresças e aprenda como levar uma discussão como homem.

    anonymous (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 2:08 pm

    Acho que o FISL se tornou patrimônio Brasileiro e como tal não pode ter controle apenas dos gauchos.
    Software livre não é democrático ? Então precisamos demonstrar isto também em nossas ações e não ficar com interesses pessoais.
    Sorry Gauchos, mas acho que este bairrismo não faz bem para ninguém !!!

    João Avelino (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 2:25 pm

    @Gustavo Loyola

    Pelo que eu saiba, não é necessário se associar a ASL para obter a Prestação de Contas. Lendo o Estatuto, que é um documento oficial registrado em cartório, podemos constatar que a Associação tem a obrigação de divulgar os dados, inclusive colocando-os a disposição de QUALQUER CIDADÃO BRASILEIRO.

    Por favor, leia:
    “II.A publicidade, por qualquer meio eficaz, no encerramento do exercício fiscal, ao relatório de atividades e das demonstrações financeiras da entidade, incluindo certidões negativas de débitos junto ao INSS e ao FGTS, colocando- os a disposição para o exame de qualquer cidadão;”

    Retirado do Estatuto da ASL (Associação de Software Livre), “Capítulo VI – DA PRESTAÇÃO DE CONTAS”, “Artigo 26″, ítem “I”, localizado na página 8 e 9 do documento.

    Origem: http://associacao.softwarelivre.org/sites/associacao.softwarelivre.org/files/estatuto.pdf

    Se o Leonardo Vaz é um cidadão brasileiro, ele tem direito ao acesso as informações de prestação de contas do FISL.

    Fabiano (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 2:43 pm

    Acho que o FISL tem uma identidade com o Rio Grande do Sul. Assim como temos o Latinoware aqui no Paraná em Foz. E por aí vai.

    Grouxo Marx (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 2:52 pm

    O que eu gosto de ver é a finesse com que alguns se tratam… E tem o peito de chamar os outros de troll.

    Quanto ao local, acho natural e legítimo que este seja escolhido por quem se encarrega de organizar e executar. Se o público, os expositores, os palestrantes e os voluntários aparecerem lá, a escolha estará sendo aprovada.

    Não sei se Porto Alegre é a melhor escolha, mas esperar que a ASL, cujas raízes estão fortemente fincadas lá, voluntariamente organize em outra região, sem um forte estímulo que a leve a isso, me parece irreal. E nada impede que outras regiões organizem seus próprios eventos internacionais, claro. Lembro do exemplo do CONISLI, que mesmo sendo em SP, aparentemente não teve o mesmo ímpeto.

    Quanto à transparência ampla e voluntária, essa questão estatutária já foi apresentada inúmeras vezes, mas me parece que até o momento ninguém confirmou que as contas do FISL são, de fato e de direito, integrantes das contas da ASL. Eu imagino que sejam separadas, e que o evento em si seja realizado com captação por intermédio de inúmeras fontes, e até mesmo com patrocinadores pagando direto a fornecedores – o que pode não ser tão transparente (e possivelmente nem tão recomendado, também), mas ao menos é usual.

    Este questionamento do faw sintetiza as dúvidas que há a respeito, e que aparentemente ninguém que saiba a resposta quis esclarecer – a resposta da ASL à época certamente deixou de tratar destes aspectos.

    Aliás, a thread inteira (é de 2007, mas há exemplos similares em outros anos) é interessante pelas perguntas e afirmações que ficaram sem resposta. Este e-mail da Fabs, por exemplo, me chamou bastante a atenção.

    Gustavo Loyola (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 7:21 pm

    @Leonardo Menezes Vaz,

    Sim. Você é um troll. Você exige a abertura das contas do FISL, mas você mesmo não abre as contas do Tchelinux. Quantas camisetas vocês venderam? Qual foi o lucro? De onde veio a receita?

    Nem você nem nenhum grupo de usuários o faz. Não critique o FISL que, com certeza, tem uma estrutura bem mais complexa do que isso. A resposta do Mário Teza é bastante esclarecedora. E com trolls como você, qualquer coisa que fosse divulgado abertamente seria, com certeza, utilizado para atacar a ASL e o FISL.

    As contas estão abertas para os sócios. A porção pública é auditada pelos Tribunais apropriados. A porção privada, por auditoria contratada. Se você acha que é diferente, por que não investe aqueles 80 pila e olhe por você mesmo? Nós dois sabemos por que, não é? Porque, depois disso, sobre o que você iria trollar?

    Macunaína (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 9:26 pm

    @Gustavo Loyola

    Bom, vamos as respostas:

    Esse é o site da prestação de contas: http://tchelinux.org/blog/?page_id=42

    Como você pode ver, e se for esperto, nós colocamos dinheiro do próprio bolso muitas vezes para que os eventos aconteçam. Nosso objetivo é transmitir conhecimento ao maior número de pessoas possível, não as bloqueando por questões financeiras e outros problemas diversos. Se você for esperto, olha o site http://www.tchelinux.org e observe o calendário de eventos – vários estudantes frequentaram os eventos com o custo de 2KG de alimentos não perecíveis e eu garanto que muita gente teve comida no prato por causa disso.

    Pedir as contas nada mais é do que ver a situação de uma forma transparente. Nào pode realizar o evento em POA porquê é caro? Quais os ganhos com patrocinadores? Quais as receitas e as despesas? Se for provado claramente que o número de despesas é maior que o número de receitas, dá para tranquilamente chamar a comunidade e pedir um auxílio. Agora sem essa transparência, as coisas ficam bem difíceis.

    Existem irregularidades? Não se sabe. Talvez seja tendencioso demais afirmar algo que não se saiba, mas na minha terra existe um bom ditado: “Quem não deve não teme”.

    Honre-se e leve a discussão em um nível decente, sendo um adulto, não uma criança(se fores uma criança, vou direto pro Juizado ou whatever fazer uma denúncia de trabalho infantil).

    @Gustavo Loyola

    Cansei de pedir prestação de contas do FISL, principalmente do arrecadado através de empresas e órgãos públicos. É dinheiro meu, seu, nosso e a responsabilidade de informar o que está sendo feito dele não cabe unicamente à quem o distribui, mas também à quem o recebe. Já ouvi todo o tipo de desculpa esfarrapada para não divulgação das contas do FISL.

    Enquanto considerarmos “trollagem” a publicidade de informações sobre como é gasto dinheiro público no país, continuaremos a ir de mal a pior, vendo nosso dinheiro escorrer pelo ralo nos intermináveis escandalos que pipocam a toda hora nos jornais.

    Suspeito que a resposta do Mário Teza deva ser um modelo. Já a recebi, com pequenas variações, todas as vezes que fiz esse questionamento à respeito da prestação de contas do FISL.

    Quanto ao Tchelinux, participe de nossos eventos e arregace as mangas à nosso lado e verás a clareza com que são realizados.

    Grouxo Marx (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 8:52 am

    1) Não posso deixar de gostar quando alguém quer ser o dono da verdade sem ter argumento e ser exposto por isso.

    2) Outra coisa é acompanhar por anos o mesmo povo que critica os gastos de partidos como o PSDB e PMDB, e que cobra transparência achar que o que se pede é incorreto.
    Eu, particularmente, já perdi a esperança de que algum dia esses números venham a aparecer. Talvez em uma remota possibilidade de haver alguma auditoria demandada pelo MP ou TCU.
    Não creio também que isso venha a acontecer, pois não duvido da correção no uso da verba pela ASL.
    O que chateia é pregar o Software Livre e tentar trazer mais boas pessoas para a comunidade e ouvir: “Ah, o FISL é ligado ao governo e só pode ter roubalheira. Não vou entrar nesta.”.
    Fazer o que, senão calar, já que o consciente coletivo nos fala mais alto?

    Filipe (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 10:03 pm

    @Gustavo Loyola
    Porque será que a ASL não divulga os valores? Tem alguém ganhando por fora? Tem alguém embolsando grana que não lhe pertence? Porque o medo de abrir as contas? Várias perguntas sem resposta…

Este post é antigo (2009-06-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.